Bolo de Chocolate com Recheio e Cobertura de Ganache

O que posso falar sobre este bolo? A imagem fala por si mesmo! Fofinho, delicioso e vegano. Se você quiser pode adicionar morangos, nozes ou  o que desejar para decorar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


INGREDIENTES  PARA O BOLO

  • 3 xícaras de farinha de sua preferência (sem glúten, se desejar)
  • 2/3 de xícara de cacau em pó puro
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 3/4 de colher de chá de sal
  • 2 xícara de leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 e 3/4 xícaras de açúcar de coco
  • 2/3 de xícara de óleo de coco, líquido
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha



PARA O RECHEIO

  • 1 xícara de purê de abóbora puro
  • 1/4 de xícara de cacau em pó puro
  • 1/4 de xícara de maple syrup (ou melado)
  • 3 colheres de sopa de pasta/manteiga de amêndoa ou de castanha-de-caju


PARA A COBERTURA
  • 170 g de chocolate vegano amargo, picadinho
  • 120 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de maple syrup (ou melado)



COMO FAZER

1. Pré-aqueça o forno a 175°C. Unte duas fôrmas redondas de 20 ou 23 cm com óleo de coco.

2. Para fazer o bolo, misture bem em uma tigela a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal.

3. Em uma tigela média, bata bem o leite e o vinagre até que forme uma espuma. Adicione então o açúcar, o óleo e a baunilha. Adicione metade desse líquido na mistura da farinha e misture usando uma espátula. Repita novamente em mais duas regadas de líquido e mexendo entre elas para que a massa fique homogênea. Despeje então a massa nas duas fôrmas preparadas.

4. Asse por 25 minutos ou até que um palito inserido no bolo saia seco. Remova do forno e deixe os bolos em suas fôrmas até que esfriem TOTALMENTE.

5. Para fazer o recheio, bata todos os ingredientes em um processador.

6. Para fazer a cobertura, coloque o chocolate em uma panela ou tigela à prova de calor. Reserve. Em uma outra panela pequena, aqueça o leite de coco e o maple syrup sobre fogo médio-baixo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que comece a borbulhar. Despeje sobre o chocolate e mexa até que derreta e vire um liquido liso. Deixe esfriar um pouco em temperatura ambiente.

7. Para montar o bolo, remova as camadas (resfriadas!) das fôrmas. Coloque uma camada em um prato de bolo e espalhe o recheio por cima. Coloque a outra camada de bolo por cima. Despeje então a cobertura por cima deixando escorrer pelos lados. Coloque na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

8. Conserve na geladeira coberto por até 4 dias.

Receita original em inglês do site Healthy Happy Life.com:  Veja aqui.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Respostas
    1. Olá Dj sane, tudo bem?

      Sim, este bolo não utiliza o fermento tradicional. A combinação do bicarbonato com o vinagre de maçã vai fazer o bolo crescer e ficar bem macio e fofinho. O fermento em pó químico é feito a partir de um composto alcalino (bicarbonato de sódio) e um ácido (cremor tártaro) além de farinha de milho ou farinha de arroz para absorver a umidade. Já o bicarbonato necessita de um ácido para ser ativado, e no caso desta receita, o agente ácido seria o vinagre de maçã.

      Se quiser, pode substituir o bicarbonato de sódio pelo fermento em pó, mas neste caso é necessário usar 1 colher de sopa para esta receita. Espero ter esclarecido a tua dúvida, se fizer a receita me conta como ficou.

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Já utilizou alguma farinha sem gluten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nivea, tudo bem?

      Tu pode fazer a mesma receita com um mix de farinhas sem glúten. Pode usar farinha de arroz misturada com outras sem glúten da tua preferencia. Pode ser farinha de grão de bico, farinha de aveia sem glúten, ou o que mais tu encontrar. Eu moro nos EUA e aqui as farinhas sem glúten são diferentes e eu não estou muito atualizada no que tem disponível no Brasil, mas sei que tem muitas opções. Eu só não aconselho a usar somente a farinha de arroz porque fica muito seco. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis