sexta-feira, 13 de maio de 2016

Almôndegas de Banana-da-terra

Como é que alguém pode não amar bananas-da-terra? A gente faz tudo com elas! Estas almôndegas ficaram maravilhosas, e são muito fáceis de fazer. Se desejar, sirva com molho de tomates, ou outro de sua preferência, e servir acompanhado de macarrão ou arroz. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

INGREDIENTES

  • 3 bananas-da-terra verdes
  • 1 pedaço de mandioca pequeno, do tamanho de uma batata OU uma batata 
  • ½ cebola roxa, picadinha
  • ¼ de xícara de folhas de menta, picadinhas
  • Sal, a gosto
  • 1 colher de chá de pimenta chili ou calabresa em pó
  • 1 colher de sopa de farinha de teff ou de arroz


COMO FAZER:

1. Em uma panela pequena leve 2 ½ xícaras de água à fervura. Em seguida, adicione sal e a banana-da-terra e a mandioca (cortadas na metade, mas com casca). Tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 12 minutos. Desligue então o fogo e deixe tampado por mais 5 minutos.

2. Escorra a água e enxágue a banana e a mandioca em água corrente fria. Agora, será fácil de remover a casca de ambas. Descasque-as.

3. Rale a banana e a mandioca e coloque em uma tigela grande. Se estiverem um pouco cruas não tem problema, elas serão cozidas novamente até o final da receita.

4. Adicione à tigela: a cebola roxa, as folhas de menta, o chili em pó e o sal, misturando bem. A massa deverá ficar bem espessa. Se estiver aguada, adicione a farinha de teff/arroz (o que ajuda a deixar mais crocante também).

5. Pré-aqueça o forno a 180°C. Enrole a massa em formato de almôndegas pequenas e asse por 40 minutos, virando-as após 20 minutos. Você também pode fritá-las em óleo, mas isso é menos saudável.

Receita original em inglês do site "Yes I’m Vegan" (mas que parece que foi bloqueado logo após a postagem): Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite Barbarelismus clicando aqui e curta a Fan page do blog no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". 
SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários:

  1. Tenho biomassa de banana da terra. Posso substituir a banana pela biomassa? Já testou algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Eu acredito que tu podes fazer as almôndegas com a biomassa de banana verde que tem sabor neutro e dá consistência também. Eu nunca testei, mas como conheço a biomassa, acredito que deve ficar muito bom. Tu podes controlar a consistência das almôndegas, acrescentando mais farinha, se for necessário. Se fizeres, volta para me contar como ficou. Espero que gostes!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Lori, muito obrigada por compartilhar receitas testadas e traduzidas para o português do BARBARELISMUS. Deus te abençoe;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, amiga querida!

      Que bom receber a tua visita aqui! Muito obrigada por escrever este recadinho tão carinhoso. Vou transmitir para a Bárbara, do Barbarelismus, e tenho certeza de que ela vai ficar muito feliz, assim como eu fiquei!
      Um grande abraço, venha mais vezes nos visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis