Como Congelar Bananas

Bananas congeladas são uma ótima opção para preparar deliciosas e nutritivas receitas como sorvetes e outras sobremesas. É muito bom ter sempre uma porção de bananas no freezer, para quando der aquela vontade de comer doce, preparar algo saudável. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Muitas pessoas escrevem perguntando como congelar as bananas. Eu fiz um tutorial mostrando como eu faço. As bananas devem estar bem maduras para congelar, porque com elas você pode preparar deliciosas sobremesas sem necessidade de adicionar açúcar. Quanto mais madura a banana, mais doce e mais nutrientes possui. Quanto mais pontinhos escuros na casca, mais antioxidantes.


Procure comprar bananas orgânicas, com certeza é a melhor opção. No Brasil tem uma infinidade de bananas deliciosas das quais eu tenho muita saudade. Aqui nos Eua não temos muitas opções de bananas, especialmente as orgânicas. Geralmente elas são grandes, muito grandes, e o sabor nem se compara ao das brasileiras como as nanicas e a banana maçã que eu adoro. Acho que quanto menor a banana, mais saborosa é.


DICA

Eu nunca congelei as bananas com casca, e acabei de receber uma mensagem de uma leitora com uma dica super legal que estou compartilhando com vocês. Vejam o que ela escreveu:

"Não descasque as bananas, Lori Ellis. Lave-as bem, faça um golpe longitudinal com uma faca na curva, iniciando na base do pé até ao nó da casca da banana sem destrui-lo. Com uma faca corte a banana em rodelinhas dentro da casca sem a remover de dentro. Coloque a banana inteira na caixa por cima do papel manteiga e continue o processo acima indicado."



COMO CONGELAR BANANAS

Você vai precisar de bananas bem maduras na quantidade que desejar armazenar no freezer. Lave as bananas antes de descascar. Por que eu faço isto? Porque eu acho que as bananas sempre devem ser lavadas antes de descascar, se você vai usar em receitas, para evitar que a parte interna contamine com a sujeira da casca. Sério gente, eu sou completamente neurótica com isto. As bananas vem de longe, sabe-se lá de onde, são armazenadas e manuseadas até chegarem a casa da gente. Eu jamais descasco uma banana sem lavar, especialmente quando vou congelar. Fica a dica, não quero deixar ninguém neurótico como eu sou por causa das cascas das bananas, mas é exatamente assim que eu faço. Claro que quando eu como uma banana na casca como todo mundo faz, não me preocupo em lavar, mas tomo muito cuidado para não tocar a parte interna com as mãos que tocaram a parte externa, (neurose minha, rsrsrs)


Eu uso caixinhas plásticas especiais para congelamento. Procuro usar sempre as quadradas ou retangulares para acomodar melhor no freezer e aproveitar o espaço. Outra coisa que eu faço, sempre forro as caixinhas com um pedaço de papel manteiga. Isto é porque eu não congelo em aberto, coloco as rodelinhas de banana dentro da caixinha forrada e assim fica mais fácil remover quando preciso utilizar. É bem simples, basta puxar o papel que as rodelinhas de banana saem fácil de dentro da caixa.


Acomodo as rodelinhas dentro da caixa, de preferencia lado a lado e se necessário aproveito o espaço colocando rodelinhas para preencher bem todos os espaços.


Depois de colocar as rodelinhas de banana e preencher o espaço da caixa, eu dobro o papel na parte de cima para cobrir as fatias de banana e coloco a tampa. O papel ajuda a proteger as bananas do contato direto com o plástico no processo de congelamento. 


As caixinhas estão cheias de deliciosas rodelinhas de banana. Leve ao freezer. Dura mais ou menos 3 a 4 meses congeladas. Quando você quiser usar basta remover a tampa e retirar o papel que sai inteirinho com as rodelinhas congeladas. Gosto muito de fazer assim, acho bem mais prático.


Para mais informações e técnicas diferentes de congelamento de bananas, clique aqui.

O TEXTO E FOTOS ACIMA PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A POSTAGEM ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

9 comentários

  1. Lori, coloque as cascas da banana por debaixo das rodelinhas, de forma que elas fiquem dentro do seu ambiente natural. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela excelente dica. Da próxima vez vou fazer assim como falaste. Fiquei feliz com esta informação e realmente faz sentido, valeu mesmo! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e colaborar com o teu conhecimento.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Não descasque as bananas, Lori Ellis. Lave-as bem, faça um golpe longitudinal com uma faca na curva, iniciando na base do pé até ao nó da casca da banana sem destrui-lo. Com uma faca corte a banana em rodelinhas dentro da casca sem a remover de dentro. Coloque a banana inteira na caixa por cima do papel manteiga e continue o processo acima indicado. Bj amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Adorei a dica, com certeza vou fazer assim da próxima vez. Vou até acrescentar esta informação na receita para ajudar as outras pessoas que queiram fazer. Um grande abraço e muito obrigada por colaborar com esta dica maravilhosa! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Gostaria de saber se posso congelar a casca da banana, e se sim, como aproveitá-la depois! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Gloria, tudo bem?

      Eu nunca congelei as bananas com casca, mas acabei de receber uma importante informação de uma leitora que me incisou como fazer. Veja a dica dela.. "Não descasque as bananas, lave-as bem, faça um golpe longitudinal com uma faca na curva, iniciando na base do pé até ao nó da casca da banana sem destrui-lo. Com uma faca corte a banana em rodelinhas dentro da casca sem a remover de dentro. Coloque a banana inteira na caixa por cima do papel manteiga e continue o processo acima indicado."

      Eu adorei a sugestão dela e com certeza vou experimentar fazer assim. Isto responde a tua pergunta. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Posso realizar o mesmo processo com a banana da terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      A banana da terra tem que ser consumida cozida, frita ou assada, nunca crua. Eu nunca congelei banana da terra, mas se quiseres congelar para utilizar em receitas onde a mesma vai sofrer algum processo de cozimento, eu acredito que não tem problema congelar. Só não pode nunca consumir ela crua. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Lori, eu congelei a uma banana pra teste neste fim de semana e um maçã inteira, depois de deixá-la de molho por alguns minutos no limão, ontem eu fiz o leite do meu bebê com banana e maçã, ficou parecendo sorvete claro rssss, não foi minha intenção, na hora ficou gostos, porém nem terminamos de comê-lo e o final que já estava descongelando, estava amargo, tem algo que posso fazer de diferente????? Meu filho ama tomar vitamina e faço geralmente 1 litro por dia e congelar a banana pra mim seria muito prático porque ela estraga com muita facilidade. Obrigada, Abraços.

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis