Queijo de Castanha de Caju com Ervas Aromáticas

Uma delicia de queijo que pode ser servido como aperitivo acompanhado de torradinhas ou crackers, recheio de sanduíches e muito mais. Use as ervas e temperos de sua preferência e faça um queijinho delicioso como este. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

As ervas e temperos listados abaixo são apenas sugestão e você pode usar o que for de sua preferencia aproveitando que tiver em casa, e a quantidade usada também pode variar de acordo com o seu gosto. Eu fiz uma crosta de ervas temperadas para cobrir o queijo. Faça como preferir. Pode misturar um pouco de ervas na massa do queijo e fazer uma cobertura com menor quantidade.


DICA IMPORTANTE: Reúna todos os ingredientes que serão utilizados para o preparo do queijo para quando necessitar. Esprema o sumo do limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar- ágar que endurece muito rapidamente. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.


ERVAS E TEMPEROS

  • 1 colher de chá de páprica defumada  em flocos 
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 colher de sobremesa de salsinha desidratada
  • 1 colher de chá de manjericão desidratado
  • 1 colher de chá de pimenta caiena (ou calabresa) em flocos 
  • pimenta preta moída a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva para untar o recipiente





PREPARO 


Comece preparando o recipiente que vai usar para modelar o queijo. De preferência use um prato ou pirex de vidro que tenha tampa para melhor conservar na geladeira.  Evite usar recipientes de plástico para modelar o queijo por causa do azeite que vai ser utilizado como base, e da mistura que vai ser colocada ainda quente no prato. Unte o pirex com azeite de oliva e espalhe bem. Coloque a mistura de ervas secas e temperos que vai utilizar no fundo do pirex untado movimentando levemente para que as ervas possam aderir nas laterais do prato também. Reserve enquanto prepara o queijo. . 



INGREDIENTES PARA O QUEIJO
  • 1/2 xícara de castanhas de caju demolhadas por pelo menos 30 minutos
  • 1 1/2 xícara de água fria 
  • 5 colheres de chá  de Ágar Ágar em pó (branquinho, não use flocos)
  • sumo (caldo, suco)  de limão a gosto
  • 1 dente de alho pequeno 
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal


PREPARO DO QUEIJO

Escorra as castanhas e leve ao liquidificador acrescentando o sal, o alho e o  Nutritional Yeast se for utilizar. Bata bem e reserve. Em uma panela pequena dissolva o  ágar-ágar na água fria e ferva por uns dois minutos mexendo sempre.

IMPORTANTE: Misture bem o  ágar-ágar na água  fria e depois leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Leve o ágar-ágar  fervido imediatamente ao liquidificador onde estão as castanhas previamente batidas. Bata bem (tem que ser rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece rapidamente). Continue batendo até conseguir uma mistura bem homogênea. Se for necessário desligue o liquidificador e com o auxilio de uma espátula empurre pra baixo o que ficou grudado nas laterais do copo do liquidificador e bata novamente até incorporar a mistura. Acrescente o azeite de oliva e o sumo de limão. A quantidade de limão é a seu gosto. Geralmente eu uso duas colheres de sopa.

Despeje esta mistura imediatamente no pirex que foi previamente preparado com as ervas. Tampe e leve a geladeira para firmar. Sirva gelado. É muito gostoso para ser degustado com torradinhas, crackers, com legumes crus cortados ou para preparar sanduíches e wraps. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Simplesmente amo esse blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada por escrever este recadinho tão carinhoso, adorei e fico muito agradecida por acompanhares o blog.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Boa noite Lori,hoje na procura de receitas veganas diferentes encontrei esse cantinho maravilhoso,estou encantada com tudo que estou vendo aqui,parabéns pelo capricho e organização!
    Esse queijo vegetal pode ser consumido assim ou só derretido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aldinete,tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga, fiquei feliz que encontraste o blog e estás curtindo as receitas. Muito bom tê-la aqui, sinta-se em casa!
      Este queijo pode ser utilizado para várias receitas. Eu já coloquei em pizzas, risoto e macarrão. Derrete sim, fica uma delícia, pode experimentar. Se quiser fazer para utilizar em outras receitas, pode fazer o queijo sem as ervas ou diminuindo a quantidade das mesmas. Se fizer, me conta como ficou. espero que gostes. Um grande abraço, adorei a tua visita e espero vê-la novamente aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá Lori, eu fiz essa receita e ficou maravilhosa! obrigada por compartilhar tantas delícias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stella, tudo bem?

      Muito obrigada pelo retorno sobre a receita. Fiquei feliz em saber que gostaste. Agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha sempre, adorei te receber aqui! Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Fiz a Receita e ficou muito boa! Amei! Gostaria de saber quanto tempo dura na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau, tudo bem?

      Seja bem vinda, e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste, e agradeço muito pelo retorno. Para este tipo de queijo se manter fresco e delicioso na geladeira, eu sempre deixo no máximo 5 dias. Como os queijinhos não são muito grandes, aqui em casa nem chega a durar 5 dias, comemos tudo antes. Pode até durar um pouco mais, mas eu acho que 5 dias é o tempo seguro de se armazenar.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Obrigada pela receita! Fiz e ficou uma delícia! Sucesso total!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sabrina, tudo bem?

      Muito obrigada pelo carinho da tua visita e comentário. Fico feliz em saber que a receita foi aprovada e agradeço pelo retorno. Um grande abraço, venha sempre me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis