Queijo Tipo Frescal Vegano

Este queijinho deu o que falar aqui em casa. Ficou simplesmente maravilhoso e eu toda  feliz em ter descoberto esta receita e resolvido experimentar. Uma variação do queijo tradicional que eu sempre faço com castanhas de caju e agar-agar. Super aprovada, vale a pena fazer. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Se você quiser pode acrescentar ervas secas ao queijo, eu resolvi não colocar ervas e temperos porque queria testar o sabor do queijo ao natural. Na realidade queria comer com geleia e melado. Pensa em uma fatia de pão caseiro com este queijinho e uma geleia em cima. Ficou bom demais! Da próxima vez que eu fizer vou adicionar temperos e ervas para variar a receita. O processo de preparo é um pouco mais demorado do que os outros queijos que costumo fazer, mas mesmo assim ainda vale a pena porque o resultado é um queijo de sabor muito delicado. A receita original é do blog VegetariAmo.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 1 queijo médio
Preparação: 40 minutos





INGREDIENTES
  • 1 xícara de chá de castanha de caju sem torrar e sem sal
  • 1 e 1/2 xícara de chá de água filtrada
  • 1 limão espremido
  • 1 colher de chá de sal do himalaia ou marinho
  • 1 colher de sopa de gelatina agar-agar (branca) *
  • 1 e 1/2 colher de sopa de polvilho azedo
  • ervas aromáticas (opcional) 



PREPARO

Você vai precisar de castanhas de caju cruas, ou seja, sem torrar e sem sal para que o queijo fique bem branquinho e com um sabor suave. Enxague as castanhas em água corrente antes de colocar de molho, escorra bem a água e coloque as castanhas em um recipiente de vidro para demolhar.
* Não use agar-agar em flocos para esta receita. Tem que ser o agar-agar em pó que não tem sabor. O de flocos vai alterar o sabor do queijo porque tem um gosto forte de algas.






Deixe as castanhas demolhar por 8 horas na geladeira em recipiente de preferência de vidro tampado. Passado o tempo de demolhar, escorra a água.



As castanhas vão estar bem macias e hidratadas após este período de molho. Use uma peneirinha para escorrer bem a água do molho.





Coloque as castanhas escorridas no liquidificador, adicione a água filtrada e bata até ficar cremoso e toda castanha triturada.










Adicione a água filtrada.






Bata até obter uma mistura cremosa e homogênea. desligue o liquidificador um pouco e com uma espátula empurre as partes sólidas de castanha que possam grudar nas laterais do copo do liquidificador. Bata novamente.






Adicione o polvilho, o sal, o suco de um limão e o agar-agar e bata novamente. Você vai obter uma espécie de leite cremoso de castanhas





Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa com uma colher de pau.









Mantenha a panela em fogo baixo e continue mexendo sempre.










Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar e se desprender do fundo da panela.









Veja como a mistura engrossa e fica firme.





Quando soltar do fundo da panela, sempre mexendo, conte mais dois minutos e  desligue a panela.







Use um pirex no formato que preferir para modelar o seu queijinho. Unte com azeite de oliva ou óleo vegetal. Não use recipientes de plásticos porque a mistura está quente e em contato com o plástico libera substâncias tóxicas.





Despeje a mistura no pirex e ajeite os cantinhos como auxilio de uma espátula para evitar que fique espaços vazios. Ajuste a superfície para ficar bem lisinha com o auxilio da espátula. Faça isto enquanto a mistura ainda está quente. Tampe o recipiente e leve a geladeira por pelo menos 3 horas antes de desenformar.


Desenforme em um prato para servir. O que sobrar devolva ao prato de vidro com tampa para colocar de volta na geladeira. O queijo se mantém fresco por até 10 dias na geladeira.





Se quiser acrescentar ervas aromáticas, faça depois de desligar a panela. Se quiser pode forrar o prato onde vai modelar com ervas e temperos de sua preferencia. O queijo fica lindo depois de desenformado com o colorido das ervas.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. pode ser feito com castanha do pará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susi, tudo bem?

      Eu nunca fiz esta receita com castanhas do pará, mas acredito que pode sim. A única coisa que deve ficar um pouquinho mais escuro, mas com certeza vai ficar uma delícia também. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Adorei a receita do queijo frescal vegano. Embora não seja vegana, nem mesmo vegetariana, procuro sempre opções saudáveis para minha alimentação. Neiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neiva, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever. Fico feliz que tenhas gostado da receita. É muito deliciosa e vale a pena experimentar. Que bom que tu procuras uma alimentação saudável, e eu eu acho maravilhoso poder inspirar as pessoas com as minhas receitas. Muito obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar, vou adorar te ver novamente aqui!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. oi, voce adicionou o agar em pó cru no liquidificador? não teria que ferve-lo em um pouco de água antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, tudo bem?

      Não tem necessidade de ferver antes porque a mistura vai ao fogo depois que for liquidificada e então o agar-agar vai ser cozido juntamente com os outros ingredientes. É um processo diferente de preparo, mas o resultado é ótimo. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Será que com amendoim fica bom também?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Este queijo com amendoim deve ficar maravilhoso. Eu nunca experimentei, mas fiquei com vontade de fazer depois que li a tua mensagem. Se fizeres me conta como ficou. Quando eu tiver oportunidade quero fazer também e vou postar aqui para vocês. Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Oi! Eu fiz o queijo, ele ficou durinho o suficiente para desenformar, mas ao cortar ele é bem cremoso e desmancha. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem?

      Que legal, agora que eu vi que tu escreveu novamente depois de ter feito a receita. Sim, ele fica cremoso e fica ótimo para servir com torradinhas ou crackers. O queijo fica firme o suficiente para ser fatiado. Espero que tenhas gostado do sabor e agradeço por voltares aqui para comentar a tua experiência com a receita.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi, daria pra usar o polvilho doce? Aqui nos EUA é meio difícil encontrar o azedo, mas parece tão gostoso isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Pode usar o polvilho doce sim, sem problemas. Eu também moro nos EUA e sei como é difícil encontrar polvilho azedo. Eu comprei um polvilho azedo no Amazon, e por isto consegui fazer esta receita. Comprei especialmente para fazer este queijo, porque geralmente eu uso os polvilhos daqui mesmo e dá super certo.
      Se quiser comprar pelo Amazon, este é o link.
      https://www.amazon.com/s?k=polvilho+azedo&crid=3CB5Q0Y8IQKJC&sprefix=polvilho%2Caps%2C138&ref=nb_sb_ss_i_1_8

      Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis