Macarrão Crudívoro de Pepino com Molho de Abacate

Esta receita é perfeita para os dias de calor que estamos vivendo agora no hemisfério norte. Eu servi como prato principal, e adicionei oleaginosas. Se preferir, você pode servir como salada ou acompanhamento. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A inspiração para esta receita veio de uma salada do blog Barbarelismus (veja aqui), que postei recentemente. Fiquei com água na boca, adorei a combinação de ingredientes, e como uso muito abacate nas saladas, resolvi experimentar. Fiz tipo macarrão crudívoro, e servi como prato principal. Ficou sensacional. Você pode usar qualquer tipo de erva fresca para temperar o macarrão, e se não tiver pepino, e quiser aproveitar a inspiração, faça com abobrinha que fica uma delícia também.

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 15 minutos




INGREDIENTES
  • 1 pepino grande
  • 1 abacate 
  • suco de ½ limão
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada
  • tomates cereja picados 
  • sal e pimenta do reino à gosto


PREPARO 

Lave bem o pepino, seque com papel toalha e fatie em tiras largas, porém finas. Se você tiver um cortador especial de legumes, tipo espirilizador, pode utilizar. Eu usei o descascador de batatas, e fatiei bem fininho. Se não tiver nenhum descascador, corte com a faca no sentido do comprimento. Fica bom igual. Se quiser, pode manter a casca, especialmente se estiver utilizando pepino orgânico.

Coloque o pepino em um coador e salpique sal. Aguarde mais ou menos uns 30 minutos para que ele solte a maior parte de sua água e seque-o com toalha de papel. Reserve.

Para fazer o molho, bata o abacate, o suco de limão, o dente de alho, o sal e a pimenta-do-reino no liquidificador até virar uma pasta cremosa. Se necessário, adicione 1 a 2 colheres de sopa de água para facilitar a mistura. Cubra os pepinos com o molho, acrescente ervas frescas a seu gosto, misture tomatinhos cereja picados, se for utilizar, decore como preferir, e sirva gelado.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Uauuu que delícia! Tenho todos os ingredientes! Vou fazer com certeza! Estou amando seu Blog! Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário, fico feliz que vais experimentar a receita. Me conta como ficou quando fizeres, espero que goste como eu gostei. Ficou realmente muito bom! Obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar! Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Bom Dia Loris!

    Se eu substituir o pepino pela abobrinha, vou precisar fazer esse processo de retirar a água com o sal?

    Seu blog é muito bom, continue nos inspirando com esses pratos maravilhosos!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lyw, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita, e agradeço muito pelos elogios ao meu trabalho. Muito simpático da tua parte escrever este recadinho.

      Eu nunca coloco sal na abobrinha antes, geralmente preparo e sirvo na hora. Tanto faz, se quiser, pode seguir as mesmas instruções de preparo do pepino, e vais ter um macarrão de abobrinha mais sequinho, mas fica bom também, se fizeres da maneira mais simples como eu faço. Eu corto a abobrinha, tempero e sirvo. Espero ter ajudado, se fizer a receita, me conta como ficou.
      Um grande abraço e muito obrigada pela visita, venha mais vezes me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi, Lori!
    Eu costumo fazer esse com abobrinha! o pepino é o caipira, né?
    No molho eu vinha fazendo um pesto de manjericão, mas usava abacate no lugar de azeite de oliva, uso um pouquinho de sal e um tantinho de pimenta preta, uso bastante manjericão, igual pesto comum. fica bem gostoso!
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o), tudo bem?

      Eu adoro o macarrão crudívoro com abobrinha também. Além de delicioso é muito nutritivo e saudável. Seguido faço aqui em casa com temperos variados. Adorei a tua dica de usar abacate ao invés de azeite de oliva, eu adoro abacate, e acho que combina maravilhosamente com este tipo de macarrão crudívoro, porque dá a cremosidade de um molho.
      Adorei a tua visita, comentário e dica. Muito obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar! Abraços,

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi Lori!

    É necessário mesmo retirar a água do pepino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Não é necessário, se não quiseres. A única coisa é que depois de temperado o pepino solta muito líquido, e o ideal é que a salada seja consumida na hora para evitar que fique muito aguada. Se fizer a receita, me conta como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Pode fatiar cenoura com o cortador de batata. Fica lindo! Ou mesmo fatiar a abobrinha como foi dito, ou mesmo ralar a abobrinha num ralador q fique parecendo espaguete fino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      Sim, os legumes ficam maravilhosos fatiados com o descascador, com o cortador de batata ou ralado como falaste. E se a pessoa não tiver nenhum deles, pode usar a faca e cortar no sentido do comprimento que também fica parecendo um macarrão. Muito obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Sempre acompanho as receitas do blog e são maravilhosas!
    Gosto muito de abacate, com certeza vou testar essa.
    Parabéns pelo trabalho, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatrice, tudo bem?

      Seja bem vinda! Fico muito feliz e agradecida por acompanhares o meu trabalho. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço, adorei a tua visita, voltem sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis