Batatas Amassadas

Mais uma delícia inspirada em uma receita do blog Barbarelismus que eu postei recentemente aqui. Adorei a ideia e fiz a minha versão. A Bárbara tem razão quando descreve o quanto gostou desta receita. É a melhor batata assada que eu já comi, tão simples de fazer, tão deliciosa! Obrigada amiga por testar estas delícias e compartilhar conosco. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Eu acrescentei cebolas douradas sobre a batata na hora de servir, e fiz o mesmo molho de abacate que a Bárbara fez, porém servi separado. Se quiser uma refeição mais leve, sirva com salada de folhas verdes e legumes. Também fica delicioso servir no pão, como hambúrguer. Neste caso, adicione rodelas de tomate, queijo vegano, se tiver. Eu amei estas batatas, e achei muito fácil de preparar. Como foi a primeira vez que fiz, e me perdi na quantidade. Cozinhei mais batatas do que caberiam na minha assadeira. Quando as batatas são amassadas depois de cozidas, aumentam muito de tamanho. Eu cozinhei 6 batatas grandes, e  acabei assando apenas 4, porque achei que ia ficar muita coisa. Guardei as outras duas para fazer uma salada no outro dia. Agora já sei que as batatas ficam muito grandes, e da próxima vez vou fazer menos quantidade. Tanto a cebola quanto o molho são opcionais nesta receita.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES 

  • 4 batatas grandes 
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite ou óleo 
  • alho em pó (opcional)
  • salsinha fresca 
  • sal e pimenta do reino à gosto

PREPARO 

    Lave bem as batatas com casca e coloque-as em uma panela grande, cobrindo com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar. Quando a água começar a ferver, reduza o fogo para médio e deixe cozinhando sem tampar a panela por 20 a 25 minutos, ou até que seja possível espetar com um garfo.





    Próximo dos últimos 10 minutos do cozimento, ligue o forno para pré-aquecê-lo a 230°C. Quando as batatas estiverem prontas, drene a água e deixe-as escorrendo em uma peneira por cerca de 5 minutos.








    Coloque as batatas em uma assadeira  untada (se quiser, evite o papel manteiga pois, nesse caso, a bandeja em contato direto vai deixar as batatas mais crocantes).



    Usando o fundo de uma caneca grande, amasse as batatas até que fiquem achatadas, parecendo um hambúrguer. Algumas podem quebrar um pouco, mas não tem problema. Quando eu amassei, vi que elas ficaram muito grandes, e parei de amassar com 4, porque achei que seria suficiente para nós.
    As batatas se quebram muito quando amassadas, mas depois de assadas ficam com uma cor uniforme e muito crocantes. Regue-as com um pouquinho de azeite e salpique uma quantidade generosa de sal, pimenta e alho em pó a gosto.Cuidado com o sal, se usar alho em pó que contenha sal. É melhor acrescentar mais sal depois, se for necessário, do que salgar demais, o que além de tudo não é saudável.


    Asse as batatas no forno por 25 a 35 minutos ou até ficarem crocantes e douradas por fora. Fique de olho, pois o tempo de cozimento pode variar dependendo do tamanho das batatas e de como o seu forno funciona. Enquanto elas assam, prepare o molho de abacate com alho, e se for fazer, prepare a cebola dourada. 



    PARA O MOLHO DE ABACATE (Opcional) 

    • 1 abacate grande
    • 1 dente de alho grande
    • ½ colher de sopa de suco de limão
    • ¼ de xícara de maionese vegana
    • sal e pimenta, a gosto



    PREPARO

    Coloque o alho no processador e bata até ele ficar picadinho. Adicione o restante dos ingredientes e bata até obter uma pasta lisa, usando uma espátula para raspar as paredes se precisar parar. Conserve na geladeira até a hora de servir as batatas. 



    PARA AS CEBOLAS DOURADAS 


    • 1 cebola média fatiada
    • 3 colheres de sopa de óleo 
    • sal a gosto 

    PREPARO 

    Fatie a cebola em rodelas bem finas. Aqueça bem o óleo e frite as rodelas de cebola até dourar. Tempere com sal a seu gosto. 



    FINALIZAÇÃO DO PRATO 

    Remova as batatas do forno e espalhe a cebola frita sobre elas. Adicione uma porção do molho de abacate, e decore a seu gosto. Se quiser, pode espalhar o molho sobre as batatas, e adicionar salsinha fresca picada. Sirva imediatamente, acompanhadas de salada, ou como preferir.


    ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

    9 comentários

    1. Vou ter q fazer essa! Parece MUITO bom :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Francine, tudo bem?

        Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que gostaste da receita, vale a pena fazer, tu vais te surpreender com o resultado. É uma delícia! Me conta depois como ficou!
        Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
        Lori ellis

        Excluir
    2. só não ficou tãão crocante em cima como as suas, e usei cebola roxa ao invés da branca, mas foi a melhor batata que já fiz. coloquei um pouco de azeite de oliva "de alecrim" por cima na hora de servir.
      agradeço pela receita :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Fabíola, tudo bem?

        Que delícia, adorei saber que gostaste da receita! Eu gosto muito da cebola roxa, e imagino como deve ter ficado deliciosa. Perfeita a combinação do azeite de oliva e do alecrim. Eu disse a mesma coisa quando experimentei pela primeira vez esta batata, foi a melhor batata que já fiz! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei! Volte sempre!

        Lori Ellis

        Excluir
    3. Olá Loro! Fiz as batatas aqui em casa e foram sucesso! Bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Talita, tudo bem?

        Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico muito feliz que gostaste. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
        Venha sempre me visitar!

        Lori Ellis

        Excluir
    4. Simplesmente divino...fiz hoje no almoço...Para deixar elas mais crocantes virei elas com cuidado o q fez às dourar dos dois lados!!!
      Nas cebolas coloquei um pouquinho de açúcar mascavo e no final uma pitada de sal do himalaia...ficou ótimo. E no molho de abacate não coloquei a maionese fiz tipo um guacamole e ficou perfeito.
      Decorei com pimenta biquinho e cebolinha cortadinhas.
      Ameii!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Patrícia, tudo bem?

        Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz que gostaste e pela tua descrição deve ter ficado uma maravilha! Eu fiquei impressionada com esta receita. Não imaginava que ficasse tão gostosa, e realmente foi uma das melhores receitas com batata que eu já fiz. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

        Lori Ellis

        Excluir

    Olá,
    Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
    Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

    Lori Ellis