Batatas Douradas com Alho e Páprica

Esta receita é simples e rápida de fazer e acompanha muito bem qualquer prato principal, ou pode também ser servida como prato principal acompanhado de salada. Não tem quem não goste de batatas douradas, e a combinação de páprica e a mostarda ficou muito boa além de dar uma cor linda às batatas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES

  • 1 kg de batatas de preferencia orgânicas (com casca)
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sobremesa de mostarda em pó 
  • 1 colher de chá de páprica em pó (eu usei a doce)
  • 1 colher de chá de alho em pó 
  • 4 dentes de alho amassados 
  • 1/4 xícara de cebolinha verde 
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • pimenta do reino moída
  • sal a gosto


PREPARO


Se você conseguir batatas orgânicas, mantenha a casca. Caso contrario, descasque as batatas antes de cozinhar. Lave bem as batatas com a casca com uma escovinha. Corte ao meio e leve para cozinhar em água e sal colocando um fiozinho de óleo na água do cozimento. Marque 10 minutos após começar a levantar fervura. Muito importante cozinhar as batatas "al dente" (cozida, porém firme) para que não desmanchem quando levadas á frigideira com os temperos.

Escorra as batatas e reserve deixando esfriar um pouco enquanto prepara os outros ingredientes.Pique a cebolinha verde e reserve. Esmague os dentes de alho. 

Quando as batatas estiverem em uma temperatura que você possa manusear, corte as mesmas em fatias grossas e disponha em um prato grande. Leve este prato perto do fogão para facilitar o seu trabalho. Salpique as fatias de batata com a páprica, a mostarda e o alho em pó, espalhando o melhor que conseguir, com cuidado para não quebrar as fatias de batata. Se for utilizar pimenta do reino, adicione um pouco junto com os outros temperos. 

Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres de óleo e doure rapidamente o alho esmagado em fogo baixo. Retire os pedaços de alho da frigideira, coloque em um pratinho, e reserve. Adicione mais 2 colheres de óleo na frigideira e deixe aquecer bem. Leve as fatias de batata à frigideira, em pequenas quantidades de cada vez e deixe dourar no óleo aquecido. Abaixe o fogo e deixe dourar mexendo de vez em quando com cuidado para manter as fatias inteiras. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de óleo. 

Vire as fatias delicadamente para dourar dos dois lados. Este processo deve ser feito em fogo baixo. A medida que você dourar as fatias de batata, devolva as mesmas ao prato refratário e mantenha aquecido. Continue fazendo isto até dourar todas as batatas. Quando todas as batatas passaram pela frigideira e estão douradinhas, já no prato refratário, adicione a cebolinha verde e o alho que foi frito no começo da receita.

Leve ao forno em temperatura média de 180C por uns 10 minutos mais ou menos, apenas para dourar rapidamente e incorporar os sabores dos temperos. Acrescente o restante da cebolinha verde na hora de servir. Decore como preferir. Sirva quente, como prato principal acompanhado de salada, ou como acompanhamento de outro prato principal.  Na hora de servir, você também pode colocar outros temperos frescos picados para complementar, e regar com um fiozinho de azeite de oliva extra virgem.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Ola Lori! MUito boa a receita! Que tal uma versao de forno? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Seja bem vinda, e muito obrigada por acompanhar o blog. Esta mesma receita pode ser feita no forno, sem usar a frigideira. Basta colocar as batatas pré cozidas na assadeira untada, adicionar temperos e ervas, regar com o óleo de sua preferência e levar para assar até que estejam douradas.

      Eu tenho várias receitas de batatas ao forno, e tu podes dar uma conferida nas sugestões nos links abaixo. Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      http://blog.veganana.com.br/2016/02/batatas-rusticas-assadas-com-salvia-e.html

      http://blog.veganana.com.br/2015/11/batatas-crocantes-em-meia-lua-assadas.html

      http://blog.veganana.com.br/2015/10/batata-assada-em-palitos-com-molho-de.html

      http://blog.veganana.com.br/2015/02/batata-assada-em-rodelas.html

      http://blog.veganana.com.br/2014/06/batata-assada-com-molho-de-tomates.html

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis