Bruschettas de Berinjela e Pimentão

Bruscheta é um delicioso e tradicional antepasto feito à base de pão tostado na grelha com azeite e temperos. É uma entrada perfeita e pode também ser servida como lanche. Não tem como não gostar de um pão italiano quentinho acompanhado de um  delicioso refogado de berinjela. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Existem várias receitas de bruschetta, e uma das mais conhecidas é a de tomates com manjericão servido sobre fatias de pão tostado no azeite com alho. Para mim esta é a mais fácil e rápida de preparar. Recentemente postei esta receita, veja (aqui).

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES PARA A CAPONATA

  • 1 berinjela grande fatiada
  • 1 cebola grande fatiada
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
  • 1 pimentão verde cortado em tiras grossas
  • 1 tomate grande maduro picado
  • 3 dentes de alho grandes 
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo ou Tamari
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • azeite de oliva extra-virgem para finalizar
  • 1 colher de sopa de orégano seco 
  • pimenta do reino moída na hora
  • pimenta calabresa a gosto (opcional)
  • sal a gosto 


PREPARO

Comece preparando a berinjela. Lave bem e corte em fatias no sentido longitudinal. Depois fatie em tiras grossas. Coloque em uma peneira e salpique com sal. Coloque a peneira em uma bacia para escorrer o líquido.




Deixe as berinjelas descansar por mais ou menos 20 minutos ou até que comece a escorrer um liquido escuro que vai cair na bacia.este processo vai tirar o amargo da berinjela. Enquanto isto você prepara o restante dos legumes para a receita



Passado o tempo de pausa, descarte a água da bacia e lave bem as fatias de berinjela em água corrente. Escorra bem a água esprema um pouco para tirar o excesso de água. Use papel toalha ou um guardanapo de cozinha (pano de prato) para fazer isto. Retire o máximo de água das berinjelas que você conseguir.

Lave os pimentões e tire as sementes. Corte em fatias grossas no sentido longitudinal. Coloque em um prato e reserve. Descasque e esmague os dentes de alho e pique. Tire as sementes do tomate, corte em pequenos cubos. Corte a cebola em fatias grossas no sentido do comprimento.

Coloque todos os ingredientes em uma assadeira grande distribuindo bem para que não fique uma camada muito grossa. Tempere com sal, pimenta do reino, orégano e a pimenta calabresa, se for utilizar. Adicione o óleo vegetal, o vinagre balsâmico e o molho shoyo misturando bem para incorporar. Se quiser pode adicionar outros temperos secos de sua preferência. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos. Retire o papel, abaixe a temperatura do forno e deixe assar até secar a água que se formou, e os legumes começarem a dourar. Quando estiver bem dourado e sequinho, retire do forno e regue com azeite de oliva extra virgem. Ajuste o sal se necessário. Deixe esfriar. Coloque em um vidro que tenha tampa e leve a geladeira. O ideal é deixar de um dia para o outro na geladeira para pegar bem o sabor.



PARA AS BRUSCHETTAS


  • fatias de pão italiano na quantidade que desejar 
  • 1 dente de alho grande 
  • azeite de oliva 
  • caponata de berinjela (receita acima)

Eu usei pão italiano, que é mais encorpado com a casca bem crocante, e combinou perfeitamente com as berinjelas. Use o pão que você tiver disponível ou o que mais gostar, pode ser pão francês ou baguete. Corte o pão em fatias no sentido longitudinal com uma espessura de mais ou menos 2,5cm.
Descasque o dente de alho e esfregue em cada fatia para pegar sabor. Coloque um fio de azeite na frigideira, deixe aquecer e coloque as fatias em fogo baixo, para dourar dos dois lados. Eu usei uma frigideira grelha em cima do fogão. Use o que você quiser, uma frigideira normal faz um bom trabalho de tostar as fatias de pão. Repita o processo até terminar as fatias de pão que vai servir, e mantenha as mesmas aquecidas. Cubra com a caponata que foi preparada antes, e sirva enquanto o pão está quentinho. Se quiser pode colocar folhas de manjericão fresco na hora de servir.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Hummmm, vou fazer.
    Uma pequena observação: o corte das fatias da baguete é no sentido transversal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brito, tudo bem?

      Ah isto é verdade mesmo pelo que vejo nas imagens de receitas. Vou cuidar deste detalhe da próxima vez, obrigada pelo toque. Um grande abraço,e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá que receita maravilhosa ótima dica pra tira o amargo da berinjela deu água na boca 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Fico feliz que tenhas gostado da receita. Esta dica de tirar o amargo da berinjela realmente é muito boa e vale a pena fazer para que fica mais gostosa porque o amargo estraga qualquer receita. Se fizer volta para me contar como ficou.

      Abraços e muito obrigada pela visita,

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Quanto tempo pode conservar em geladeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      A caponata pode ser conservada na geladeira por até duas semanas se armazenada em recipiente de vidro bem limpo e fechado. Para conservar deve-se cobrir bem com azeite de oliva extra-virgem. Espero ter ajudado, se fizeres a receita me conta como ficou. Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog,

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis