segunda-feira, 18 de julho de 2016

Salada de Batata Doce com Maionese Vegana e Tomilho

Gostamos muito de salada de batata doce, e eu  faço com muita frequência aqui em casa, variando o sabor, acrescentando temperos e ervas diferentes. Use a batata doce que você conseguir, e combine ervas aromáticas de sua preferência para preparar esta salada. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A batata doce é rica em vitaminas e fibras, sendo uma alternativa saudável e saborosa que vale a pena incluir nas suas refeições. Use a batata doce que você encontrar para fazer esta receita. Eu usei a batata doce alaranjada que é a mais comum aqui nos Eua onde moro. Eu amo a batata doce branca do Brasil, especialmente assada. Você pode inventar muitas e deliciosas combinações de aromas diferentes utilizando ervas secas ou frescas para temperar a salada de batata doce. Nenhum dos temperos que eu usei é obrigatório nesta receita. Tempero é algo muito pessoal e você com certeza vai encontrar a combinação que mais lhe agrada para preparar uma saladinha bem ao seu gosto.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES

  • 2 unidades de batata doce grandes
  • 3 colheres de cebolinha verde picadas 
  • 1 colher de salsinha picada
  • 1 colher de cebola picada bem miudinha 
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco
  • 3 colheres de sopa de maionese vegana (receita aqui)
  • pimenta do reino moída na hora (opcional) 
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • caldo de meio limão
  • sal a gosto


PREPARO 

Lave e descasque as batatas. Corte em quadradinhos médios e leve a uma panela com água o suficiente para cobrir os mesmos. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando levantar fervura conte 5 minutos e desligue o fogo. Verifique se as batatas estão cozidas. Não deixe cozinhar muito, o ideal é que as mesmas estejam cozidas al dente, cozidas, porém firmes. Retire as batatas da panela e deixe esfriar um pouco no escorredor. Deixe esfriar enquanto prepara o restante da receita. Corte a cebola em quadradinhos bem pequenos, pique a cebolinha verde e prepare o tomilho. Coloque os quadradinhos de batata em uma saladeira, adicione a cebola picada, a cebolinha, tempere com sal e pimenta e esprema o limão, e adicione o azeite de oliva. Coloque as folhinhas de tomilho se for utilizar. Leve a salada à geladeira por uns 10 minutos para esfriar um pouco antes de misturar a maionese. Se você tiver maionese pronta, fica mais fácil. Se não tiver, e quiser preparar uma maionese rapidinho, veja a receita (aqui). Se não tiver maionese, pode temperar as batatas apenas com ervas frescas e secas a seu gosto, e aumentar um pouco a quantidade de azeite de oliva. Eu gosto muito de fazer a maionese em casa, mas quando não tenho muito tempo, compro maionese vegana pronta. Para finalizar a salada acrescente a maionese vegana misturando delicadamente. Verifique o sal e ajuste se for necessário. Decore com cebolinha picada e um galho de tomilho, ou a seu gosto, e sirva como acompanhamento de um prato leve.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis