Biscuits Veganos

Biscuit é uma espécie de pãozinho de minuto tradicional dos Eua. Uma delícia que fica pronto em mais ou menos 30 minutos, e pode-se servir no café da manhã, ou preparar deliciosos sanduíches para um lanche ou almoço. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Eu nunca tinha feito em casa, e fiquei muito feliz que a minha versão vegana foi aprovada pelo marido que como um bom americano adora biscuits. Já repeti várias vezes esta receita, aliás, fiz versões diferentes, testei possibilidades muito boas. Uma delas foi o pãozinho temperado com ervas, e a outra foi o biscuit com farinha integral e sementes. Ambos ficaram maravilhosos e foram aprovados pelo meu controle de qualidade aqui de casa, o marido.


Como esta foi a primeira vez que eu fiz, usei somente a farinha branca para testar a receita e ter certeza de que ia ficar boa. Depois desta primeira vez, fiquei expert, já fiz muitas outras vezes, e aprimorei a minha técnica. Como fiz as fotos apenas na primeira tentativa, nem me preocupei em fazer mais fotos das outras vezes que fiz, mas os meus biscuits agora estão mais bonitinhos do que os destas fotos. Fiquei tão empolgada que comprei um cortador especial para biscuits, e um objeto que não sei como dizer em português, que serve para quebrar a manteiga na farinha. Mas isto não é necessário, porque eu fiz da primeira vez com garfo, e deu super certo. Cortei com a boca de um copo e ficou ótimo. Por isto nem me preocupei em fotografar com os novos equipamentos, porque são desnecessários.


Eu usei manteiga vegana da Miyoko para esta receita. Sei que esta manteiga não existe no Brasil, mas também sei que existem outras possibilidades de creme vegetal vegano que podem ser utilizados para receitas como esta. Eu tentei fazer com óleo de coco sem sabor, e ficou bem diferente. Na realidade ficou ótimo, o sabor ficou perfeito, mas o pão fica bem quebradiço, como se fosse massa podre, aquela que se usa para empadas. Não gostei muito porque fica muito difícil passar qualquer coisa que se queira como manteiga vegana ou geleia em cima, porque se quebra com muita facilidade, apesar de ser uma delícia. Esta manteiga da Miyoko é um verdadeito hit aqui em casa. Foi com ela que eu tirei o meu marido da manteiga tradicional, coisa que era muito difícil para ele abandonar. Hoje ele nem lembra de outro tipo de manteiga de tanto que gosta desta. Ela é feita com castanhas de caju e óleo de coco. Não tem como explicar a delícia desta manteiguinha, e os biscuits ficam perfeitos com ela. Se você quiser experimentar esta receita, use o creme vegano que você conseguir, vale a pena fazer, fica realmente muito gostoso. Este pãozinho fica bom no outro dia também. Basta reaquecer ou tostar que fica ótimo, não fica duro. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 unidades (médio)
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de farinha de trigo 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolos)
  • 1 colher de chá de açúcar (não use refinado)
  • 6 colheres de sopa de manteiga ou creme vegetal vegano
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de leite vegetal 


PREPARO

Ligue o forno para aquecer a uma temperatura de 180C. Reúna todos os ingredientes que vai precisar e prepare uma assadeira para colocar os biscuits para assar. Não é necessário untar a forma







Em um prato grande coloque todos os ingredientes secos, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento em pó.



Coloque a manteiga ou creme vegano que for utilizar e com o auxílio de um garfo esmague a manteiga contra a farinha até formar uma espécie de farofa grossa, e os pedacinhos de manteiga desaparecerem na farinha.





Despeje o leite vegetal aos poucos e misture com uma espátula ou colher.




A massa fica aerada e mole e pegajosa depois que se coloca o leite vegetal. Este é o ponto certo.




Coloque um pouco de farinha em uma superfície e despeje a massa. Forme uma espécie de bolinha e sove a massa 15 vezes virando de um lado para o outro até que a mesma fique lisinha e uniforme.



Agora é só abrir a massa com um rolo. Eu usei o meu rolo novo (velho) que comprei em um antiquário. Este rolo é de porcelana e tem pelo menos mais de 20 anos. Estava mesmo querendo fazer uma receita que precisasse de rolo para poder experimentar.




Abra a massa em um círculo grosso. A espessura da massa vai determinar o tamanho do pão. Eu achei que o pão mais gordinho fica mais gostoso, e agora quando faço deixo a massa mais grossa.




Corte rodelinhas do tamanho que você desejar para fazer os pãezinhos. Eu usei a abertura de um copo médio.




Siga cortando as rodelinhas até que termine a massa.






Misture novamente as bordas de massa que sobrarem e repita o processo abrindo em um pequeno círculo para cortar mais pãezinhos. 





Eu fiz 8 pequenos pãezinhos com esta quantidade de massa. Se você preferir pode fazer maiores, ou então bem pequenos. Se quiser também pode dobrar a receita e fazer mais quantidade.






Leve ao forno pré-aquecido a 180C e deixe assar por mais ou menos 15 minutos ou até que estejam douradinhos. 


Sirva quente acompanhado de chá ou café, e com a manteiga vegetal que você tiver em casa. Fica uma delícia para preparar sanduíches com legumes grelhados ou mini hambúrgueres com o seu hambúrguer vegetal preferido. Espero que gostem da receita, Bom apetite! 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Olá. Quero tentar a receita mas não entendi "Forme uma espécie de bolinha e sove a massa 15 vezes virando de um lado para o outro até que a mesma fique lisinha e uniforme.", sou meio principiante na cozinha. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Yasmim, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pela visita. Que bom que gostaste da receita e quer experimentar. É simples, exatamente como eu falei. Depois que tu misturar os ingredientes, polvilhe um pouco de farinha na superfície que vai trabalhar e despeje a massa em cima. Forme uma espécie de bolinha e sove a massa 15 vezes para ativar o glúten. É bem isto mesmo. Ao sovar a massa vais notar que a mesma vai ficando mais uniforme e elástica. Não precisa bater ou sovar muito. Conte as 15 vezes e movimente a massa de um lado para o outro (isto é sovar). Depois abra com um rolo e corte os pãezinhos. Não se preocupe se não ficar perfeito da primeira vez, experimenta fazer e tu vai ver como é fácil. Depois que fizeres me conta como ficou. Espero ter ajudado a esclarecer a tua dúvida, e espero que gostes da receita. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. ola...eu gostaria de saber quais as oitras receitas q vc testou com farinha integral com sementes e a iutra com ervas... pois estou no momento consumindo quase nada de farinha branca...obrigada desde ja... e a proposito.... esse blog e maravilhoso...parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mikaele, tudo bem?

      Seja bem vinda, e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita. Eu testei várias possibilidades misturando farinhas diferentes. Fiz meio a meio com farinha integral, meio a meio com farinha de aveia e também usei farinha de espelta. Tu podes acrescentar gergelim, sementes de chia, sementes de linhaça, de girassol ou de abóboras. Tudo o que quiser, pode fazer uma combinação de acordo com o teu gosto pessoal. Pode também acrescentar passas de uva, baunilha e canela em pó se desejar dar um sabor meio adocicado. Me conta como ficou quando fizeres. espero ter ajudado, e espero que gostes da receita. Aqui em casa eu faço com bastante frequência. Outra sugestão é fazer com temperos, tipo salgado colocando cebola, cebolinha e ervas secas ou frescas. Fica maravilhoso!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá!
    Gostaria de saber se posso misturar a manteiga com a farinha em um processador.
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca fiz esta receita no processador. Acho muito mais simples fazer a mão mesmo, mas acredito que pode ser feito sim. A massa deve ser processada com a mão e sovada conforme as instruções acima, e se fizer no processador, basta controlar a consistência da massa. Se fizer, me conta como ficou. Quero experimentar esta possibilidade, e quando o fizer eu posto aqui na receita o resultado. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se posso colocar óleo no lugar da manteiga ou margarina vegetal.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zelia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Pode usar óleo para esta receita. A diferença é que pode ficar um pouco mais quebradiço, mas fica uma delícia também. use o óleo que costumas usar para cozinhar, na mesma quantidade de manteiga vegana indicada na receita.
      Este pão é um achado, fica pronto rapidinho e fica muito delicioso. Me conta como ficou quando fizeres.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis