Cenouras Assadas com Cebola e Sálvia

Eu gosto muito de cenouras assadas, já comi várias vezes em restaurantes, mas nunca tinha feito em casa. Inspirada em uma receita do blog Barbarelismus que postei aqui, resolvi tentar. Modifiquei a receita, acrescentei iscas de cebola e sálvia fresca. Ficou uma delícia! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 40 minutos




INGREDIENTES 

  • 2 cenouras grandes, cortadas em palito
  • 1 cebola pequena fatiada
  • sumo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • folhas de sálvia ou outra erva fresca 


PREPARO  

Pré-aqueça o forno a 180°C. Reúna todos os ingredientes que vai utilizar. Use e abuse de ervas secas e frescas que você gosta para temperar as cenouras. 






Corte as cenouras em palitos grandes. Não é necessário descascar ou raspar a cenoura. Eu apenas lavei e sequei bem para cortar, deixando a casca.





Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha os palitos de cenoura. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Se quiser pode acrescentar ervas secas ou outros temperos que gostar. Esprema a metade de um limão pequeno e misture as cenouras para pegar o sabor do limão.





Por último acrescente o azeite ou outro óleo de cozinha que você quiser utilizar, e misture para pegar bem nos palitos de cenoura.






Corte a cebola em pequenas iscas e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque um fiozinho de azeite nas cebolas e misture bem.


Despeje as iscas de cebola temperadas sobre os palitos de cenoura e misture, espalhando bem na assadeira. Use a quantidade de cebola que você quiser. Eu usei uma pequena, mas depois que ficou pronto achei tão deliciosa que pensei que poderia ter colocado um pouco mais.


Eu coloquei umas folhas de sálvia fresca porque adoro o sabor da sálvia em assados. Combinou muito bem com a cenoura, e depois de assadas as folhas da sálvia ficaram crocantes e deliciosas. Misture tudo muito bem antes de levar ao forno para pegar bem os temperos.



Leve ao forno pré-aquecido a 180C para assar por 20 a 30 minutos virando os palitos na metade do tempo para que fiquem assados e crocantes por igual. O tempo de forno vai depender do tamanho e espessura dos palitos, e do resultado que você espera.


Sirva os palitos de cenoura quentinhos como acompanhamento ou como snack. Se sobrar, você pode fazer uma deliciosa sopa com estas cenouras assadas, batendo no liquidificador e acrescentando temperos e ervas frescas para incrementar o sabor.


Outra ideia para sobras, se você fizer uma quantidade maior, é processar e fazer uma pastinha de cenoura, misturando com uma oleaginosa, como a castanha de caju. Já fiquei aqui imaginando mil coisas para fazer com as cenouras assadas. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Polvilhe gergelim, fica sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, tudo bem?

      Que ideia genial, adorei e vou fazer da próxima vez. Além de ficar delicioso, acrescenta muito no valor nutricional da receita. Valeu pela dica! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis