Legumes da Horta ao Forno

Foi com muita alegria que eu fiz esta receita utilizando berinjela, pimentão e tomates da nossa hortinha orgânica. Esta foi a primeira berinjela que eu colhi este ano. Uma cor linda, um formato diferente e muito deliciosa. Usei tomatinhos vermelhos e amarelos e pimentão verde. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Esta receita é muito simples, eu fiz com o que tinha em casa, utilizando a minha linda primeira berinjela da horta, tomatinhos e pimentão. Você pode assar desta maneira qualquer tipo de legume e temperar como preferir. Eu servi estes legumes com macarrão e salada de folhas verdes, e o que sobrou, coloquei em um vidro e adicionei azeite de oliva extra-virgem. Gente ficou um maravilhoso antepasto para servir com torradinhas, crackers e pão fresco, ou então rechear sanduíches. Vale a pena fazer uma boa quantidade e armazenar na geladeira com azeite de oliva. Se fizer isto, utilize um recipiente de vidro com tampa, e se tiver com fechamento à vácuo, melhor ainda.


Este ano tivemos muito sucesso na nossa hortinha orgânica. O calor do verão aqui está sendo intenso e as plantinhas gostam de sol, especialmente os tomates. Foi incrível ver como eles cresceram lindos. A pedido de muitos leitores, vou fazer um post com fotos de todas as fases da nossa horta, desde o começo dando dicas de como fizemos para inspirar a todos os que tiverem vontade de plantar também. Apesar de morarmos em uma casa perto do mato, a área útil para plantar no nosso pátio não é muito grande, e este ano resolvemos improvisar plantando em vasos grandes que colocamos nas escadas nos fundos de casa, e caixas de madeira. Foi ótimo porque este lugar pega bastante sol, e fica bem protegido. Deu super certo, foi mais simples do que imaginávamos, e aprendemos muito para fazer melhor no próximo ano. Veja as imagens dos tomatinhos e da linda berinjela que eu usei para esta receita.






Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES
  • 1 berinjela média
  • 1 abobrinha verde
  • 1 abobrinha amarela
  • 1 cebola média
  • tomates pequenos (cereja ou outro)
  • pimentão verde 
  • sal do himalaia ou marinho
  • pimenta do reino moída na hora
  • azeite de oliva
  • ervas frescas ou secas a seu gosto


PREPARO

Lave bem a berinjela e corte em cubinhos. Coloque em um escorredor, salpique um pouco de sal, coloque uma bacia embaixo do escorredor e reserve enquanto prepara os outros ingredientes. 






Lave e seque as abobrinhas que for utilizar. Corte em cubinhos e reserve.

Corte os tomatinhos e o pimentão em pequenos pedaços. use a quantidade que você quiser. Eu usei pimentão verde porque era o que tinha colhido na hortinha. Abuse das cores, use os legumes que você tiver em casa. Eu coloquei cebola picada, mas não sei como não fiz fotos delas.


Enxague a berinjela e seque com papel toalha. Misture todos os ingredientes em um prato grande, adicione a cebola picada se for utilizar. Tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser pode acrescentar ervas frescas como manjericão, manjerona ou orégano.





Por último acrescente o azeite de oliva e misture bem. Deixe descansar por uns 5 minutos para pegar bem o tempero. Ligue o forno a 180C para pré-aquecer.





Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua os legumes. Se for utilizar algum tipo de erva fresca, coloque agora.




Leve a assadeira ao forno e deixe assando por 40 minutos. Na metade do tempo vire os legumes usando uma escumadeira grande, para que assem por igual. 






Pronto, os legumes estão assados, deliciosos e prontos para servir. 







Sirva quentinho acompanhando macarrão, arroz ou batatas. Se quiser pode servir com pão fresquinho. Não esqueça de fazer uma salada de folhas verdes para acompanhar. 




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Vou fazer tenho todos esses legumes na minha horta deve ser uma delícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Filomena, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar! Que bom que gostaste da receita, e vais fazer. O melhor de tudo é que vais fazer a receita com os legumes da tua horta. Eu sou simplesmente apaixonada pela minha hortinha orgânica, e aproveito o máximo que posso nesta época do ano quando podemos plantar tantas coisas deliciosas. A alegria de poder colher algo que plantamos é indescritível, não é mesmo?
      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Pena que n tenho horta :/ vai ser do mercado mesmo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, tudo bem?

      Seja bem vinda! Pois é, pena mesmo que não tens uma horta, mas ainda bem que tem supermercados e feiras livres que vendem delícias que podem ser usadas para preparar um prato como este, super simples e delicioso. Use os legumes que encontrar, combinando de acordo com o teu gosto. Se fizer, me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por vir me visitar, adorei, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis