Chips de Abobrinha ao Forno

Deliciosos e crocantes, estes chips são muito fáceis de fazer e podem ser servidos como petisco, utilizados como recheio de sanduíches, cobertura de pizza, ou ainda complementando pratos de entrada como macarrão, arroz ou batatas.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A abobrinha é um legume de baixo valor calórico e rica em vitaminas do complexo B, vitamina A, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de ser rica em niacina. Muito apreciada pela textura leve e sabor delicado. É um alimento de fácil digestão, além de ser uma excelente fonte de fibras por conter grandes quantidades de água em sua composição, e com ela você prepara verdadeiras maravilhas como esta receita tão simples de fazer, e tão deliciosa. Eu temperei estes chips com o básico sal, pimenta, e óleo. Se você quiser, acrescente temperos secos ou ervas frescas. Pode também preparar um delicioso empanado passando as rodelinhas em farinha de rosca ou panko. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Tempo de forno: 20 minutos 
Temperatura: 180C
Preparação total: 50 minutos



INGREDIENTES


  • 1 abobrinha média fatiada
  • sal marinho a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • óleo vegetal de sua preferência ou azeite


PREPARO

Lave e seque bem a abobrinha. Corte em fatias finas mantendo a casca. 
Prepare uma assadeira retangular de tamanho grande forrando com papel vegetal ou untando levemente com óleo e reserve. Em uma superfície grande coloque um pedaço de papel toalha e disponha as fatias de abobrinha lado a lado. Salpique um pouco de sal e cubra com papel toalha pressionando levemente para remover o excesso de líquido da abobrinha. Deixe descansar por uns 15 minutos para remover o máximo possível de líquido das abobrinhas. Antes de utilizar, remova o papel toalha que estava sobre as fatias (vai estar bem molhado), e coloque outro pedaço de papel seco pressionando levemente para retirar mais líquido e deixar os chips bem sequinhos. 


Ligue o forno para pré-aquecer a 180C. Forre a assadeira com papel vegetal e coloque as abobrinhas lado a lado. se for utilizar a pimenta do reino, moa agora e coloque o óleo que for utilizar para assar. Uma ideia boa é passar as abobrinhas uma na outra para espalhar o óleo sem ter que utilizar muita quantidade. Não é necessário colocar mais sal porque você já colocou antes. Se for necessário, depois de prontas você pode salpicar um pouquinho mais de sal e pimenta do reino, páprica ou outra erva seca que desejar.


Leve as abobrinhas ao forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 10 a 15  minutos. Retire a forma do forno e com cuidado vire as rodelas de abobrinha, devolvendo ao forno para assar por mais uns 10 minutos ou até que estejam douradas e sequinhas. Retire do forno e sirva como preferir. 


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS, OBRIGADA!

8 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Nuvem Vermelha, tudo bem?

      Puxa que pena que não deu certo para ti, aliás, que nunca dá certo. Sinto muito, e gostaria de poder te ajudar, mas infelizmente não deste nenhum detalhe do que acontece quando fazes este tipo de receita. É muito importante secar muito bem as abobrinhas, desidratar com sal como eu explico. Fica bom, basta fazer isto e vais conseguir um bom resultado. Se quiser escrever novamente me dando mais detalhes, talvez eu possa entender o que deu errado na tua receita. um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Pra mim também não dá certo...tentei fazer duas vezes, mas gruda tudo...vou tentar fazer de novo, mas usando talvez uma redinha ao invés de papel vegetal.

      Excluir
    3. Oi amiga, tudo bem?

      Pena que não deu certo pra ti também. Tenta novamente, segue as instruções de secar bem as rodelas de abobrinha e eu tenho certeza que vai dar certo. A abobrinha tem muita água, se não retirar, deixar secar como eu recomendo, não vai dar certo mesmo, vai ficar mole e grudenta. Me conta como ficou quando fizeres novamente. Espero que fique legal. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Nat, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Que bom que gostaste da receita, se fizeres me conta como ficou.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Amei a receita, vou fazer e tenho certeza que ficará deliciosa. Obrigada por receitas tão deliciosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes, vou adorar te ver por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis