Farofa de Banana-da-Terra

A cada receita diferente que eu faço com banana-da-terra, mais me encanto com esta maravilhosa fruta. É incrível como a banana-da-terra é versátil, e com ela podemos fazer deliciosas receitas doces ou salgadas como esta farofa que eu trouxe para vocês hoje. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 35 minutos




INGREDIENTES

  • 2 bananas-da-terra maduras
  • 1 cebola média picada
  • 1/2 pimentão vermelho
  • pimenta picante (opcional)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 xícara de farinha de mandioca crua
  • 2 colheres de sopa de óleo para fritar
  • 1 colher de chá de azeite de dendê (opcional)
  • 1/2 colher de chá de fumaça líquida (opcional) 
  • sal marinho ou do himalaia a gosto
  • pimenta do reino moída na hora (opcional)



PREPARO

Reúna todos os ingredientes que vai precisar para a farofa. Tempere a seu gosto usando ervas ou temperos que você tem em casa. Eu usei as bananas-da-terra bem maduras, e adorei o contraste do sabor do docinho da banana com os temperos.



Eu usei dois ingredientes que são totalmente opcionais para esta receita, o azeite de dendê e a fumaça líquida. Portanto não se preocupe se você não tiver, pois ambos são opcionais. Temperos básicos como alho, cebola e temperinhos verdes são suficientes para preparar uma deliciosa farofa.






Fiquei tão feliz em poder comprar o azeite de dendê nos Eua, que resolvi usar para a farofa. Comprei para fazer a moqueca de banana-da-terra e adorei o sabor, realmente faz uma grande diferença na moqueca.





Lave as bananas-da-terra, descasque e corte em cubinhos. Pique a cebola, o pimentão, e a salsa e cebolinha. Reserve.







Esprema meio limão sobre as bananas e misture.





Em uma frigideira grande coloque o óleo e o azeite de dendê  para aquecer.







Frite as bananas picadas até que fiquem bem douradas.





Quando as bananas estiverem fritas, douradinhas, desligue o fogo e retire as mesmas colocando em um recipiente.




Coloque mais óleo na mesma frigideira, cerca de 2 colheres de sopa e aqueça novamente para fritar os temperos.






Quando o óleo estiver aquecido, coloque a cebola para fritar e tempere com uma pitadinha de sal.





Deixe a cebola fritar até que esteja transparente, dourada. Cuide para não queimar.




Adicione o pimentão picado, e se for usar a pimenta picante adicione em pequena quantidade também. Deixe refogar por alguns minutos mexendo sempre e em seguida adicione a salsa e cebolinha picados.






Adicione as bananas fritas e misture ao refogado.



Abaixe o fogo e despeje a farinha de mandioca mexendo para misturar bem. Verifique o sal e adicione mais a seu gosto. Se for utilizar pimenta do reino, deixe para moer quando a farofa estiver quase pronta. Depois de adicionar a farinha, continue mexendo e deixe a farofa cozinhar por mais ou menos 3 minutos até que fique homogênea.






Sirva a farofa em temperatura ambiente como acompanhamento. Eu adorei esta farofa, ficou deliciosa até mesmo fria.







SAIBA MAIS SOBRE A BANANA DA TERRA

Ricas em potássio, fibras e vitaminas B e C, as bananas em geral são uma fonte grande fonte de energia. A banana-da-terra tem mais vitaminas do que as outras bananas, embora tenha um valor nutricional semelhante. São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter o comprimento de 30 cm. Devem ser consumidas cozidas, fritas, assadas ou grelhadas. Clique aqui para saber mais informações.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Olá! Acabei de fazer, mas acho que a banana não estava muito madura e piquei muito grande.. Não coloquei a farinha toda. Será que esses detalhes fazem diferença?
    Obrigada. Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por escrever comentando sobre a receita. Eu piquei a banana em pequenos cubos e fritei bem como podes ver nas imagens. A banana que usei estava madura, e a farofa ficou com um gosto docinho delicioso em contraste com os temperos. Quanto a farinha, não acredito que tenha problema, e a quantidade pode ser de acordo com o teu gosto. O que pode acontecer é de ter que ajustar os temperos se colocar mais quantidade de farinha. Mesmo que a banana não esteja bem madura, a farofa fica gostosa, mas é importante que seja bem frita antes de se colocar os temperos e a farinha. Não sei como ficou a tua farofa porque não comentaste sobre o resultado, mas pela tua descrição acho que não ficou como imaginavas. Eu acho que o detalhe do tamanho dos pedaços de banana fazem muita diferença no resultado final. Se fizeres novamente corte em pedacinhos pequenos como eu fiz, e me conta como ficou. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi Lori

    Achei a receita muito interessante e quero experimentar.Não achei quando e como adicionar a fumaça líquida (deve dar um sabor defumado muito bom).Por favor pode me dizer?
    Grata Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Que bom que gostou e quer experimentar. Eu adicionei a fumaça líquida quando estava fritando a cebola antes de adicionar os outros temperos do refogado. Fazendo assim os temperos pegam bem o sabor da fumaça líquida e a farofa fica com um delicioso sabor defumado. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oi Lori

    Gratidão pela resposta.Quando eu fizer, volto para comentar.
    Um abraço
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lori

      Fiz 1/2 receita este fim de semana e troquei o pimentão por cenoura,a farinha de mandioca por Panko (não tinha farinha)e usei a fumaça.Ficou deliciosa. Gratidão
      Vivi

      Excluir
    2. Oi Vivi, tudo bem?

      Que bom, vou ficar esperando o teu comentário sobre o resultado. Espero que gostes, um grande abraço e obrigada por voltar a me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
    3. Oi Vivi, que bom saber que fizeste e ficou boa. A farinha panko também é ótima para farofas, e deve ter ficado uma delícia, bem crocante. Fico feliz em saber que aprovaste a receita e agradeço muito pelo retorno.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis