Confit de Tomates

Fazia muito tempo que eu queria experimentar esta receita. Esperei para fazer com os tomates da nossa hortinha orgânica e finalmente saiu a tão sonhada conservinha de tomates. Se você ainda não experimentou, vale a pena fazer, eu adorei! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Confit de tomates ou tomates em conserva é uma delícia que pode ser servida com torradas ou para complementar o recheio de sanduíches, ou misturar em saladas, risotos ou macarrão, para preparar pizzas, molhos ou o que mais você imaginar. Confit é uma palavra de origem francesa e significa cristalizado. Confitar é uma maneira de preparar um alimento cozinhando e concentrando o sabor, armazenando o mesmo imerso em azeite de forma a conservar por um período prolongado de tempo. É uma técnica que exige um pouco de paciência e tempo porque o alimento deve ser cozido de forma lenta, mas por outro lado acaba tornando mais rápido e fácil o processo final de preparo de certos pratos nos quais se pode utilizar estes alimentos.


O ideal é conservar os tomatinhos em um recipiente com tampa hermética para que dure mais tempo na geladeira. Pode ser feito com qualquer tipo de tomate pequeno como o cereja, o tomate uva, e outros. Eu usei um mix de tomates que colhemos na hortinha e coloquei inclusive tomates verdes. Ficou simplesmente delicioso. Fiquei tão encantada com o resultado desta receita que já vou fazer de novo. Estou juntando os últimos tomatinhos da horta e assim que conseguir a quantidade ideal eu vou fazer um novo vidro de confit. Tenho usado bastante e este da foto já está quase no fim. O confit se bem armazenado pode durar semanas na geladeira, o difícil é isto acontecer, porque é tão gostoso que não dura muito tempo.




INGREDIENTES 

  • 500g de tomate cereja ou uva 
  • 1 colher de sopa de açúcar 
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • galhos de alecrim fresco 
  • 8 dentes de alho
  • sal marinho ou do Himalaia 


PREPARO

Os meus tomates eram de tamanhos diferentes, e eu resolvi deixar inteiros para assar. Se você quiser pode cortar na metade. Achei que iam ficar mais bonitinhos assados inteiros. Eu usei apenas uma colher de sopa de açúcar, embora a receita original use mais quantidade.




Lave bem os tomates e o alecrim descasque os dentes de alho. Eu usei tomates de cores diferentes porque era o que eu tinha na horta. Geralmente quando compramos os tomates cereja, são todos vermelhinhos.




Ligue o forno para pré-aquecer a 180C. Forre uma assadeira grande com papel vegetal (papel manteiga) e distribua os tomatinhos. Corte os dentes de alho em 4 fatias e distribua entre os tomates. Adicione o açúcar, misturando bem, tempere com sal e pimenta do reino.



Espalhe folhas de alecrim fresco ou outra erva fresca que desejar. Fica uma delícia com tomilho e louro também. Regue tudo com o azeite misturando bem. Se quiser pode usar pimenta calabresa ou outro tipo de pimenta.



Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 1 hora. Mexa de vez em quando para que os tomatinhos assem por igual.




Os tomatinhos estarão prontos quando começarem a enrugar. Como eu coloquei azeite apenas o suficiente para assar, os meus tomates não ficaram mergulhados em azeite. Achei melhor acrescentar mais azeite no vidro para conservar. Quando estiver pronto, desligue o forno e deixe esfriar pelo mesmo tempo que ficaram no forno.


Depois que os tomates estiverem frios, coloque em um vidro com tampa hermética e cubra com azeite de oliva extra-virgem. O ideal é esterilizar o vidro. Eu escaldei o meu vidro com água fervendo e deixei esfriar antes de colocar os tomates. Conserve na geladeira. Deixe marinar por pelo menos 6 horas antes de consumir.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. ola,bom dia! delicia de receitas parabens!!!!!!! adoro tomates e esse confit veio a calhar. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fico muito feliz que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou, vou adorar saber. Eu adoro tomates de qualquer maneira, e usei este confit para fazer risoto, molhos, coloquei na pizza e fiz sanduíche também. Valeu super a pena fazer, vou repetir com certeza! Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Amo tomates!! Adorei a receita.... vou experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria te ver por aqui, amei receber a tua mensagem querida irmãzinha!!!
      Fico feliz que gostaste da receita e um elogio vindo de ti vale o dobro porque eu sei que tu fazer conservinhas deliciosas com legumes. Nunca esqueci as que comi na tua casa, berinjela, tomates, pimentões .... simplesmente adoro e tenho feito com frequência aqui em casa.
      Obrigada por vir me visitar e deixar um recadinho. Se fizer a receita faz uma foto e me manda, vou adorar ver! Um grande beijo amada, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis