Galette Vegana de Abobrinhas

Esta receita é tudo de bom e vale a pena experimentar. A massa é uma delícia, e o sabor delicado das abobrinhas complementa a receita resultando em uma torta rústica maravilhosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Esta torta fez o maior sucesso aqui em casa, e o meu marido que não gosta muito de abobrinhas, gostou tanto que pediu para que eu fizesse novamente. Da primeira vez que eu fiz, achei que a torta não ficou perfeita como eu imaginava, e resolvi não postar. Apesar de ter ficado super gostosa, não ficou com uma aparência muito boa e eu resolvi fazer novamente para compartilhar com vocês. Já estou pensando em fazer a mesma receita com recheios diferentes e imaginei palmitos, cogumelos. imagina a delícia que vai ficar!






Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora e 15 minutos 



INGREDIENTES

  • 1 e 1/4 xícara (chá) de farinha
  • 100g de manteiga vegana gelada
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de água gelada
  • 2 abobrinhas pequenas fatiadas


PARA TEMPERAR 

  • 1 dente de alho picadinho
  • 8 folhas de manjericão picadas
  • 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
  • sal do himalaia ou marinho a gosto
  • pimenta do reino a gosto



PREPARO 

Comece preparando as abobrinhas. Se tiver um mandolim ou fatiador, corte as fatias bem finas. Eu coloquei as rodelas em uma caixa e fiz várias camadas separadas por papel toalha.




Disponha as rodelas de abobrinha em um recipiente forrado com papel toalha, salpique sal e deixe e cubra com uma camada de papel toalha pressionando levemente. Deixe descansar por 30 minutos.



Enquanto as abobrinhas descansam prepare a massa. Eu usei a maravilhosa manteiga vegana da Miyoko. Use qualquer manteiga vegana ou creme vegetal. Se quiser pode fazer com óleo de coco sem sabor, que fica uma delícia também, porém a massa fica um pouco mais quebradiça.







Em um pirex fundo grande, coloque a farinha de trigo, o sal,e a manteiga gelada.









Acrescente o sumo de limão.





Com o auxílio de um garfo (eu usei meu cortador de massa), quebre a manteiga com a farinha até formar uma espécie de farofa grossa. Acrescente 1 colher de sopa de água gelada para ajudar a misturar.



Acrescente mais uma colher de sopa de água gelada e com as mãos termine de trabalhar a massa até conseguir o ponto.






Não sove, procure manusear apenas o necessário para conseguir formar uma bolinha lisa e uniforme.





Coloque a bolinha em uma tigela, cubra com um filme plástico e leve a geladeira para descansar por 30 minutos.








Verifique as abobrinhas e se precisar troque o papel que está cobrindo as mesmas. As abobrinhas tem muita água, e o sal ajuda a liberar esta água que vai toda para o papel toalha.






Agora você pode preparar o tempero. Use folhas de manjericão fresco e um dente de alho grande.








Eu usei o socador para esmagar bem o alho e as folhas de manjericão com o sal do himalaia.















Transfira esta mistura para uma tigela pequena, adicione o azeite,  misture e reserve.








Em uma base com papel manteiga (ou vegetal)coloque a massa e abra com o rolo, em formato redondo.





Disponha rodelas de abobrinha no centro da massa para formar a primeira camada.







Adicione o temperinho espelhando sobre as rodelas de abobrinha. Se quiser pode colocar um pouco de pimenta do reino moída na hora em cima do tempero em cada uma das camadas.





Cubra a primeira camada com outra camada de abobrinhas aumentando o tamanho da camada e a quantidade de abobrinhas utilizadas.





Cubra esta segunda camada com o temperinho e prepare uma última camada repetindo os ingredientes.





Dobre a massa para dentro  com cuidado para fechar as laterais. Se for necessário use o papel manteiga para ajudar a formar a torta com segurança. A massa é bem delicada, mas bem fácil de modelar.





Pincele a superfície da torta com um pouco de azeite. Se quiser misture um pouco de cúrcuma ao azeite para dar uma cor mais dourada na torta. Eu somente usei uma camada bem fina de azeite.





Leve ao forno pré-aquecido a 180C por 15 minutos. Passados estes primeiros 15 minutos, aumente a temperatura para 200C e deixe assar por mais 15 minutos até dourar.




Receita adaptada ao veganismo inspirada na original do blog Receitas e Temperos.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Eu amei essa receita e eu nem gosto de abobrinha, mas ficou muito saborosa. Fiz também com recheio de shimeji, shitake e brocolis e também ficou uma delícia.

    Parabéns pelo blog!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mabel, tudo bem?

      Seja bem vinda, fico muito feliz que gostaste da receita. Imagino que a tua galette deve ter ficado maravilhosa com cogumelos e brócolis. Quero experimentar outros recheios, adoro esta massa, e acho muito simples de fazer. Obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Lori, fiz esta receita e simplesmente amei! Só não coloquei limão na massa, e no molhinho, acrescentei mostarda e pimenta do reino. Ficou delicioso. Obrigado pelas receitas maravilhosas, seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angus, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fico muito feliz em saber e agradeço por escrever comentando. Olha que ideia maravilhosa colocar mostarda no molhinho, deve ter ficado uma delícia! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Posso fazer com óleo ao invés de manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode usar óleo sim, vai ficar muito bom. A massa pode ficar um pouco mais quebradiça, mas o sabor vai ficar ótimo. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis