Scones Veganos de Pera e Gengibre

Scone é uma espécie de pãozinho doce com textura de biscoito em formato de triângulo. É um doce tradicional e muito apreciado aqui nos Eua. Geralmente é feito com frutas frescas, especiarias e pouco açúcar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Eu nunca me interessei em provar os famosos scones que todo mundo aqui gosta tanto. Pela aparência sempre achei que eram muito doces, além do que nunca encontrei uma versão vegana. Fizemos uma viagem no mês de agosto, fomos ao interior do estado do Maine em uma cidadezinha chamada Bethel. Fiquei muito surpresa porque encontramos uma cafeteria vegetariana, o que não é uma coisa muito comum de se encontrar especialmente em cidades pequenas. Foi esta viagem que despertou o meu interesse pelos scones. Veja abaixo a imagem do local onde fomos.

Picture from Hilary Nangle of  "Maine Travel Mangel"

Quando chegamos ao Cafe Dicocoa, a primeira coisa que o meu marido viu foi um scone de pera com gengibre, e disse que queria experimentar, pois achou que era uma combinação muito boa, e ficou curioso para provar. Como tinha fila no caixa, quando chegou a nossa hora de fazer o pedido, não tinha mais os scones que ele queria, e ele acabou comprando um bolo de banana.  Ele ficou falando nos scones que não conseguiu comprar, e na vontade que ficou de provar. Pois então eu decidi que ia fazer em casa para nós, exatamente esta mesma combinação que ele não conseguiu provar lá. Gente eu amei os tal dos scones! Fiquei muito surpresa e adorei porque eles são feitos com frutas e não são tão doces como eu imaginava, além do que achei super fácil de fazer. Fiquei super fã deles, e depois desta primeira vez que fiz estas fotos, já repeti a receita várias vezes com outras frutas. Uma das versões que eu fiz foi de mirtilos, que ficou muito bom também. mas o preferido aqui em casa ainda é o de pera com gengibre. Se você preferir pode fazer com a metade de farinha integral. 


Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 8 unidades grandes 
Preparação: 30 minutos 


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 e 1/2 colher de chá de gengibre ralado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3/4 xícara de pera madura cortada em cubinhos
  • 5 colheres de sopa de manteiga vegana ou creme vegetal
  • 1/2 xícara de leite de coco*
  • 1/2 xícara de creme de coco firme*
  • sumo de meio limão 



PARA A COBERTURA 

  • 2 colheres de sopa de creme vegetal
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar 


* Eu usei creme de coco firme e aproveitei a parte líquida para usar como leite conforme a receita pede. Fiz isto porque era o que eu tinha em casa. Se você quiser pode usar apenas o leite de coco cremoso, neste caso use 1 xícara. 


PREPARO







Em um prato grande coloque a farinha de trigo e misture o açúcar e o sal. 









Adicione o fermento e em seguida rale o gengibre. Misture tudo.






Descasque e corte a pera em cubinhos.







Esprema o limão sobre os cubinhos de pera para evitar que escureçam. 








Adicione em seguida os cubinhos de pera à mistura da farinha.





Com uma espátula misture bem os ingredientes cobrindo os pedacinhos de pera com a farinha.






Coloque em seguida a manteiga ou creme vegetal  vegano.



Eu usei um quebrador de manteiga que não sei como chamar em português. Quebre a manteiga misturando ao restante dos ingredientes.



Use um garfo grande ou corte com uma faca se preferir. Esmague a manteiga contra a farinha até conseguir formar uma espécie de farofa grossa. Ligue o forno para pré-aquecer a 180C.





Adicione o leite vegetal e o creme de coco. Como falei acima, se você quiser pode apenas usar 1 xícara de coco cremoso firme. Eu usei um coco super firme que tinha soro no fundo, que eu acabei usando como leite.

Trabalhe a massa com as mãos dentro do prato, até conseguir uma massa lisa e uniforme. Não sove, evite trabalhar muito a massa, assim que conseguir modelar, está pronta. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de farinha.O segredo desta massa é trabalhar rápida e delicadamente. Forme um círculo grande com uma espessura de mais ou menos 2cm.





Observe que a massa não é totalmente lisa na superfície. Não se preocupe porque é assim mesmo.
Corte o círculo em 8 pedaços iguais.






Em uma tigela pequena coloque o creme vegetal, o açúcar e a canela misturando bem. Coloque os scones em uma assadeira sem untar . 



Distribua a cobertura na superfície dos scones. Pode usar a colher mesmo, ou se quiser, use uma espátula pequena.




Leve os scones ao forno pré-aquecido e deixe assar por 12 a 15 minutos. Se quiser mais douradinhos, deixe uns 5 minutos a mais no forno.





Retire os scones do forno e coloque inicialmente em uma grade para esfriar. Prepare um chá e chame o pessoal para provar esta delícia! 





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

7 comentários

  1. Muito Bom

    Fiz a sua receita e saiu-me bem! Apenas penso que poderia aumentar um bocadinho a quantidade de pêra e gengibre!

    Mas muito bom!
    Obrigado pelo blog. Tenho seguido há imenso tempo!

    NM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá NM, tudo bem?

      Que bom que fizeste a receita e foi aprovada. Fico feliz e agradeço pelo comentário. Sim, tu podes aumentar a quantidade da pera e gengibre a teu gosto. Eu fiz com mais quantidade e ficou realmente muito bom. Da primeira vez que fiz eu segui a receita original e quando repeti coloquei uma pera inteira e mais gengibre. Muito obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Lori, você tem alguma receita de pão vegano sem gluten que de fato fique fofinho e com cara mesmo de pão? Conheço os "falsos pães de queijO", mas queria pão de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Eu nunca fiz pão sem glúten como estás falando, imagino que seria tipo pão de forma, bem fofinho. Para que se consiga uma boa textura nos pães sem glúten, é necessário que se utilize estabilizante, goma xantana. Eu não tenho muita experiência com este tipo de ingrediente. Tenho algumas receitas de pão sem glúten no blog, mas são de frigideira ou pãezinhos com polvilho. Quando eu tiver tempo vou testar algumas receitas de pão sem glúten e postar. Já tentei algumas vezes e não consegui um bom resultado para compartilhar com vocês. Talvez se pesquisares no Google em blogs veganos de receitas sem glúten, pode ser que consigas encontrar algo também. Espero ter ajudado, muito obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Adorei essa receita e gostaria de experimentar. Nao sei se vou encontrar o creme vegetal aqui na cidade onde moro ( Italia ), entao, te pergunto...o creme vegetal pode ser substituido por algum outro ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Tu podes usar o óleo de coco sem sabor, se conseguires encontrar. O ideal mesmo é o creme vegetal ou manteiga vegana que deixa uma consistência melhor. Eu já fiz com óleo de coco e ficou muito gostoso, a única diferença é que fica meio quebradiço.
      Outra alternativa seria usar óleo vegetal, aquele que tu usa para cozinhar.
      Amo a Italia, deve ser muito legal morar aí. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi Tatiana, tudo bem?

    Seja bem vinda, adorei saber que testaste a receita. Acho que se usares creme vegetal vai ficar melhor, experimenta de novo. Quanto ao fato de ter ficado meio cru por dentro, pode ser problema do forno, da temperatura ou do tempo de forno. Eles crescem bastante e o normal não é que fiquem com pontos crus no meio. Da próxima vez que fizer, observe bem o forno. Ligue antes para pré-aquecer e deixe assando até que fiquem douradinhos. Espero que dê certo e que tu fique bem feliz com a receita. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis