Queijo de Grão-de-Bico

Além de ser vegano, não ter nenhuma adição de óleo e nem oleaginosas alergênicas, é um queijo vegano gostoso e super-rápido de fazer, não tem desculpa para não experimentar. É perfeito para qualquer prato que pede um queijinho por cima. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Enquanto estava mexendo, achei que não ia ficar liso nunca, mas realmente desencaroça e vira uma pasta lisa, portanto não se preocupe que dá certo. 




INGREDIENTES


  • 3/4 de xícara de farinha de grão-de-bico
  • 1 xícara de água morna
  • 1 ½ colher de sopa de nutritional yeast
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/8 de colher de chá de cúrcuma
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã

Se quiser, acrescente outros temperos: jalapeño, manjericão, orégano, etc. (não usei)


COMO FAZER:

1. Comece misturando todos os ingredientes em uma tigela grande até que a farinha tenha dissolvido bem na água. Se estiver utilizando outras ervas, adicione nessa hora.

2. Prepare uma fôrma pequena forrando com papel manteiga e reserve.

3. Em seguida, despeje a mistura em uma panela média e coloque em fogo médio. Mexa constantemente para que o mix não queime no fundo. Em pouco tempo a mistura ficará encaroçada e logo após ficará lisa. Experimente para ver se o gosto da farinha foi dissipado. Se ainda estiver com gosto de farinha, cozinhe mais um pouco. Depois de ficar homogênea e engrossar, está pronta para colocar na fôrma.

4. Alise a mistura na fôrma, aguarde esfriar e coloque então na geladeira para firmar.

5. O queijo poderá ser removido da fôrma depois de três horas e então poderá ser fatiado ou ralado. Ele deve ser conservado em um pote hermeticamente fechado na geladeira.


Receita original em inglês do site Elephant Journal: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Wow! Suas receitas (e da Barbarelismus) são surpreendentes e maravilhosas. Muito obrigada, Lori!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam querida, que bom te ver aqui amiga!
      Seja muito bem vinda e obrigada pelo teu carinho em escrever. Fico muito feliz que gostas das receitas e agradeço pelos elogios em meu nome e da querida Bárbara do blog Barbarelismus. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o nosso trabalho e nos prestigiar com a tua visita, adorei!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá, Boa noite!

    Tenho duas perguntas: Esse queijo derrete e estica? O nutricional Yest pode ser substituído por levedo de cerveja?

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga(o), tudo bem?

      Este queijo pode ser utilizado em pizzas e sanduíches quentes, derrete mas fica muito mole como os queijos convencionais derretidos. Ele não tem muita elasticidade, mas pode ser ralado como podes ver na imagem.
      Quanto a utilizar a levedura de cerveja, se quiser, pode sim. A única coisa é que a levedura pode alterar o sabor do queijo, e se usares eu recomendo que use em pequena quantidade. Pode deixar o queijo meio amargo. Se quiser pode fazer o queijo sem o levedo de cerveja. Se fizer, me conta como ficou. Espero ter esclarecido as tuas dúvidas. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Oii, tudo bem? Gostaria de saber se posso substituir a levedura nutricional por levedura de cerveja! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, tudo bem?

      Se quiser pode utilizar a levedura de cerveja, porém eu recomendo que use em pequena quantidade. A levedura nutricional tem as mesmas propriedades nutricionais da levedura de cerveja, a diferença é o sabor. A levedura nutricional tem um sabor delicioso acastanhado que lembra o queijo, ao passo que o sabor da levedura de cerveja é bem forte e acentuado e pode deixar o queijo com um sabor amargo se utilizares muita quantidade. Espero ter ajudado, se fizer a receita, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oii Lori, tudo bem? Nossa, deve ser uma delícia este queijo, fiquei super curiosa. Nunca utilizei a farinha de grão de bico, sempre opto por utilizar o grão mesmo, que aí eu consigo deixar de molho por 48hs (trocando a água a cada 12hs), por causa dos fatores anti-nutricionais que me fazem muito mal, inviabilizando o consumo da leguminosa se não for desta forma. Acredito que utilizando a farinha de grão de bico pode me fazer mal. Você tentou ou viu alguma receita que usasse o grão cozido?
    Vou ver se me aventuro na cozinha em busca de uma adaptação desta receita.

    Outra pergunta, tens ideia de quantos dias pode deixar na geladeira sem que estrague?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Eu não saberia te dizer se fica bom o queijo com os grãos ao invés da farinha de grão de bico porque nunca experimentei. A farinha neste caso é o que vai dar a consistência ao queijo, e eu não acho que os grãos serão suficientes para se conseguir esta consistência. Teria que pesquisar e testar alguma receita para saber se dá certo. Pode ser que tu encontre alguma sugestão no Google, eu procurei e não encontrei nada que seja simples de fazer. Tudo o que eu vi são receitas que levam ingredientes mais complicados de se encontrar, e até queijo fermentado com os grãos de bico, e sem a farinha.
      Quanto ao fato de que a farinha de grão de bico te fazer mal, na dúvida eu acho melhor não arriscares porque eu não tenho certeza de como a farinha de grão de bico é feita. Embora a receita do queijo vá ao fogo, se o grão de bico é indigesto para ti, pode ser que não seja uma boa ideia. Espero ter ajudado, mesmo sem respostas muito definidas. Se fizer a receita ou encontrar alguma outra alternativa, me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, procurei no Google receitas de queijos com o grão, encontrei algumas...

    https://www.youtube.com/watch?v=xmVaBjQ3ISk
    https://www.youtube.com/watch?v=GdAGOznZRWY

    acabei deixando os grãos de molho por 48hs (trocando a água a cada 12). A consistência não ficou igual ao seu (como você previa hehe), ficou um pouco mais mole, mas até que parecia uma gelatina...
    Não sei se eu fiquei enjoada por ter cozinhado o "queijo", ou se por algum outro motivo não deu certo... mas infelizmente não gostei do resultado hahahaha e olha q eu adoro grão de bico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cristina, tudo bem?

      Obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. A receita original foi feita com a farinha de grão-de-bico, e eu acredito que pelo fato de teres feito com os grãos, não tenhas conseguido a mesma consistência. Uma pena que não podes usar a farinha de grão-de-bico, porque este queijo é realmente delicioso. Imagino que deves ter cansado mesmo de cozinhar o queijo. Não sei, mas talvez tivesse sido mais fácil fazer com os grãos já cozidos. Não tenho certeza porque nunca experimentei. Já coloquei na minha listinha de intenções, testar um queijo de grão de-bico cozido. Vamos ver, quando eu conseguir um bom resultado posto aqui para vocês.
      Um grande abraço, sinto muito que a tua experiência com a receita não tenha sido boa, mas infelizmente quando se muda o ingrediente principal da receita, o risco é grande de não se conseguir um bom resultado.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis