Falafel Caseiro de Forno

Outra receita deliciosa e nutritiva que eu fiz para aproveitar o restante de grão-de-bico que cozinhei outro dia. Em vez de fazer na frigideira (como na receita original), eu assei e ficou uma delícia. Os temperos que usei são do meu gosto, tempere com o que você gostar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de grão-de-bico cru, deixa molho a noite toda (pelo menos 12 horas) e depois drena*
  • 1 xícara de coentro fresco picado (se quiser pode deixar pedaços de caule)
  • ½ cebola pequena, picadinha
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta chili/malagueta picadinha sem semente (ou menos, a gosto)
  • 1 colher de sopa de coentro em pó (usei 1 colher de chá porque achei muito)
  • 1 colher de sopa de cominho em pó (usei 1 colher de chá porque achei muito)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal (ou mais a gosto)
  • Farinha de sua preferência em pequena quantidade para modelar os falafel (eu usei sem glúten)
  • Óleo vegetal para fritar ou para pincelar (se for assar)


* ➨ Eu usei o resto de grão-de-bico cozido que tinha e funcionou mesmo assim. Na verdade acho até melhor porque ele fica bem menos amargo!



COMO FAZER:

1. Em um processador, bata o grão-de-bico com sal até que fique me consistência de areia grossa.

2. Adicione o restante dos ingredientes usando a função “Pulsar” para processar e raspando as laterais do copo com uma espátula sempre que precisar. Quando formar uma massa verde granulada, está pronto. Não bata demais para que não perca a textura. Coloque na geladeira por pelo menos 20 minutos.

3. Role a massa em pequenas bolas de golfe e achate levemente. Passe levemente na farinha que for utilizar. A quantidade de farinha é apenas o necessário para cobrir os falafel antes de assar ou fritar.

4. Escolha o modo de preparo: FRITOS: aqueça a frigideira com óleo e frite virando os bolinhos até que os dois lados fiquem marrons. Se os bolinhos estiverem grudando, polvilhe um pouco de farinha enquanto estiver fritando farinha. ASSADOS (como eu fiz): Pré-aqueça o forno a 200ºC, pincele os bolinhos com óleo dos dois lados e asse por cerca de 30 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo.

OBSERVAÇÕES: Como eu gosto de comida picante, usei pimenta malagueta. Você pode omitir se desejar e se não gostar de coentro pode substituir por salsinha fresca. Os temperos ficam por conta do gosto de cada um. 


Receita original em inglês do site Feasting at Home: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Olá, Lori!

    Seu blog é muito bom, parabéns!
    Qual farinha sem glúten você usa? Eu ainda estou iniciando na culinária saudável e só conheço a farinha de arroz integral. Quais as outras opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gardênia, tudo bem?

      Fico feliz que estás acompanhando o blog e agradeço pela visita e comentário. Pode usar qualquer tipo de farinha com ou sem glúten. A farinha é apenas para passar as bolinhas em uma fina camada entes de assar ou fritar. Não precisa muita quantidade. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Não entendi a parte da farinha ela vai na receita, qual a quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lilian, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. A farinha utilizada na receita é apenas o suficiente para passar os falafel antes de assar ou fritar. Modele as bolinhas e passe na farinha apenas para dar uma camadinha leve e deixar mais crocantes. Se fizer a receita me fala como ficou, e se tiver mais alguma dúvida estou à disposição.

      Abraços,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis