Muffin Integral de Abobrinha e Nozes

Nunca imaginei que abobrinhas pudessem fazer muffins tão deliciosos como estes. Fiquei impressionada como a abobrinha é versátil e pode ser utilizada para preparar pães, muffins e bolos maravilhosos. 100% aprovada e deixa um cheirinho maravilhoso na cozinha, que me lembrou o Natal. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

Esta é mais uma deliciosa receita do Veganana, sem dúvidas o meu blog de receitas  de receitas veganas favorito.  A única coisa que fiz diferente foi usar farinha sem glúten à base de trigo sarraceno e fécula de tapioca (a consistência fica mais densa)

"Sem nenhuma adição de gordura na massa, somente ingredientes integrais orgânicos, uma mistura de sabores que realmente vale a pena experimentar. Eu fiquei impressionada com o resultado. Nunca tinha experimentado fazer bolo ou muffin com abobrinha verde ralada , e adorei. Realmente a abobrinha faz uma grande diferença na textura da massa. Já estou aqui pensando em outras receitas que vou experimentar usando abobrinha ralada.A massa ficou leve, macia e muito deliciosa contrastando com a parte de cima que ficou com uma textura crocante. Já fiz varias vezes esta receita, e somente agora estou dividindo com vocês, porque tenho certeza do resultado. A mesma massa pode ser usada para fazer bolo. Eu já fiz e ficou uma delicia! (Veganana)
(Rende 14 muffins)


INGREDIENTES

  • 3 xícaras de farinha (eu usei farinha sem glúten) 
  • 1 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de abobrinha verde ralada
  • 1 banana grande bem madura
  • 2 xícaras de água em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de noz moscada em pó
  • 1 colher de sopa de cravo em pó
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


PREPARO

Comece ralando a abobrinha. Você vai precisar de uma xícara de abobrinha ralada. Eu usei uma abobrinha de tamanho médio, e deu bem certinho uma xícara. Use o ralo médio. Se você usar abobrinhas orgânicas, rale com a casca, caso contrario, remova as cascas e rale a polpa. Reserve.Em um prato grande grande coloque a farinha, o açúcar mascavo e o sal. Misture bem. Adicione a canela, a noz moscada e o cravo em pó. Misture novamente.

Coloque a água aos poucos e continue misturando para agregar bem os ingredientes e conseguir uma mistura homogênea.Adicione a abobrinha ralada e o gengibre. Misture novamente. Como a abobrinha libera líquidos, vai ajudar na consistência da massa. Se achar necessário coloque mais um pouquinho de água. Mas muito cuidado se o fizer. A consistência desta massa deve ser firme. 

Depois de misturar a abobrinha, adicione as nozes picadas e misture novamente. Esmague bem com o garfo uma banana grande bem madura. Esta banana que eu usei estava com a casca escura, bem no ponto que eu precisava. A banana madura nesta receita serve para adoçar e também substitui os ovos fazendo com que a massa fique bem fofinha. Esmague bem com o garfo e adicione a massa. Misture novamente.

A massa está pronta. Prepare as forminhas. Se você tiver uma forma de muffins, pode forrar com papel, ou apenas untar as cavidades com óleo. Caso você não tiver a forma de muffins, pode usar forminhas de empada, ou então somente as forminhas de papel em uma assadeira retangular. Ligue o forno para pré aquecer a uma temperatura de 180C.

Depois de todos os ingredientes adicionados, você vai ter uma massa firme, e por ultimo vai acrescentar o fermento em pó. Distribua a massa nas forminhas. Se você quiser pode colocar pedacinhos de nozes na massa antes de levar ao forno. Eu pensei em fazer, mas como estava fotografando o passo a passo acabei esquecendo e não quis deixar a massa muito tempo fora do forno para não perder a receita.

Leve para assar no forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que os muffins estejam dourados. Vejam na foto a delicia que ficou. Imagine o perfume na casa quando estes muffins estavam assando. Delicia!

Receita original do blog Veganana. Confira  aqui.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. olá!

    adoro seu blog, já fiz algumas receitas que deram super certo. :)
    queria te perguntar se, caso eu não queira colocar o cravo e a noz moscada, tem muito problema no sabor? não gosto de nenhum dos dois, mas quero muito tentar fazer um muffin de abobrinha. Há algum ingrediente que possa substituir esses dois?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Se não usares o cravo e a noz moscada não tem problema, vai ficar gostoso da mesma forma. Estes dois ingredientes podem ser opcionais, portanto não se preocupe com eles. Não precisa utilizar nada para substituir porque seria apenas pelo sabor mesmo. Se quiser pode usar baunilha, casca de limão ou laranja ralada, gengibre ralado ou nenhum destes se não gostares também. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis