Pasta/Manteiga de Amêndoas Caseira

Veja como preparar uma deliciosa, saudável e nutritiva manteiga de amêndoas em casa. Para fazer uma pasta de amêndoa (ou de oleaginosas em geral), você precisa de muita paciência e de um bom processador. Levei cerca de uma hora para fazer no meu mini processador e tive que ir parando de tempos em tempos para ajudar com a espátula e para descansar o motor, senão ele queima. A pasta caseira sai mais barata, mas só se você realmente não for destruir o seu equipamento... Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

NOTA: NÃO use amêndoas úmidas. Se você for deixá-las de molho, lembre-se de desidratá-las primeiro antes de começar a fazer a manteiga/pasta. Algumas pessoas adicionam óleos ou água para facilitar o processamento; eu não faço isso porque além de reduzir a validade do alimento, elas geram resultados diferentes. As próprias sementes depois de um tempo de processamento começam a soltar seus óleos naturais, e aí então é que a pasta começa a se formar. Cerca de 100g de amêndoas cruas rendem aproximadamente 3 a 4 colheres de sopa de pasta.




INGREDIENTES

  • 3 xícaras de amêndoas (com ou sem casca)


COMO FAZER:

1 - Coloque as amêndoas em um processador com lâmina "S". Processe por no mínimo 30 minutos, parando sempre para descansar o motor e raspar as laterais com uma espátula.

2 - A pasta estará pronta quando os óleos naturais começarem a ser liberados e finalmente os grânulos triturados começarem a se transformar em pasta cremosa. Pode ser que leve bem mais tempo que isso (eu levei uma hora, como eu disse).

3 - Transfira a pasta pronta para um pote de vidro hermeticamente fechado. Se não for usar imediatamente ou na mesma semana, guarde na geladeira para aumentar sua validade.

Receita original em inglês do site Detoxinista: Veja aqui.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis