Brownie Vegano com Nozes

Brownie é uma solução rápida para sobremesa de última hora. Muito fácil de fazer, com ingredientes simples que geralmente a gente tem em casa.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


INGREDIENTES

  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo 
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó (químico)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó (ou alfarroba)
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de chá de leite vegetal (eu usei amêndoas)
  • 5 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 150g de chocolate meio amargo derretido
  • 1/4 xícara de nozes picadas


PREPARO 


➤ Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte uma assadeira retangular média com óleo vegetal e forre com papel manteiga. Corte o chocolate em pequenos pedaços e derreta em banho maria.  Eu não tenho microondas (não uso há muitos anos), portanto coloquei o chocolate em um pirex de vidro fundo e coloquei dentro de uma frigideira funda com água fervente e deixei derreter mexendo sempre para controlar a textura do chocolate. Se você quiser derreter o chocolate no microondas e souber como fazer, pode fazer que o resultado é o mesmo. 

➤ Em uma vasilha grande coloque a farinha, o cacau, o açúcar e o sal. Misture bem. Adicione o leite de amêndoas alternando com o óleo mexendo sempre. Coloque a baunilha e o chocolate derretido. Misture até conseguir uma massa homogênea e acrescente o fermento misturando delicadamente. Coloque na forma e distribua por igual com uma espátula. Por último distribua as nozes picadas em pedacinhos em cima da massa. Leve para assar no forno pré-aquecido por mais ou menos 35 minutos. Se quiser pode fazer o teste do palito para ver se está bem assadinho.

➤ Espere esfriar pelo menos 10 minutos e corte em quadradinhos. Sirva com frutas frescas e nozes. Se quiser pode servir com uma bola de sorvete vegano.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Já fiz e postei a foto com o teu link. Ficou muito bom e lindo! Usei farinha sem glúten e açúcar mascavo. Além das nozes, coloquei amêndoas laminadas por cima também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste. Adoraria ver a foto do teu brownies, se puder me dar o link do teu blog ou de onde postaste, eu vou visitar e agradecer pela postagem. Deve ter ficado maravilhoso com as modificações que fizeste. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. rende mais ou menos quantos brownies? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola, tudo bem?

      Eu cortei em quadradinhos pequenos e rendeu 12 fatias. Depende do tamanho que quiseres cortar, pode render 9 de tamanho médio ou 6 grandes. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou, vou adorar saber! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá. Amei a receita. Você pode me dizer qual a medida da forma q vc usou? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana, tudo bem?

    Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu usei uma forma quadrada de tamanho pequeno, com 20cm. Para esta quantidade de ingredientes este é o tamanho ideal porque como o brownie não cresce, se fizeres em uma forma maior vai ficar muito fininho. Espero ter ajudado, um grande abraço!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis