Pão 100% Integral com Gergelim

Eu peguei jeito para fazer os meus próprios pães e agora praticamente só vivo deles. A vantagem de fazer em casa é saber exatamente o que ele contém e poder inclusive experimentar um 100% integral, algo que a gente não encontra nos mercados. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


INGREDIENTES

  • 500g de farinha de trigo integral
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de açúcar de coco (ou outro)
  • 1 ½ colher de chá de fermento biológico para pão 
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 300 ml de água morna
  • Gergelim para salpicar (opcional)



COMO FAZER:


1 - Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos. Reserve.

2 - Em uma tigela pequena, misture o óleo e a água. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e despeje lentamente a mistura do óleo no meio. Misture tudo então até que não esteja mais uma massa pegajosa.

3 - Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e trabalhe a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique elástica e lisa.

4 - Enrole a massa em um oval grande e deixe que cresça/descanse em uma bandeja levemente untada coberta por plástico filme. Deixe em algum lugar com temperatura ambiente mais aquecido e aguarde até que a massa dobre de tamanho.

5 - Pré-aqueça o forno a 230°C. Opcional: borrife um pouco de água em cima do pão e espalhe gergelim por cima.

6 - Asse por cerca de 30 minutos. Deixe o pão esfriar sobre um rack antes de fatiar.

Inspirada na receita Gemischtes Getreide Brot de um livreto chamado “Das große Buch vom Brot”, The Big Baking Collection 3.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

12 comentários

  1. esse fermento biológico seria seco ou fresco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola, tudo bem?

      O fermento biológico que foi utilizado para esta receita é o seco. Se quiser usar o fresco, pode ser também, e eu acredito que um tabletinho é suficiente. Não tenho muita experiência com fermento fresco porque onde moro (Usa) só encontro o seco. Se fizer a receita me. conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Lori, parabéns pelo blog!

    Sempre faço suas receitas e gosto muito. Gostaria de saber se nesse pão 100% integral é possível fazer o mesmo processo do pão de fermentação lenta?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?

      Muito obrigada pelo carinho das tuas palavras, seja bem vinda! Fico feliz em saber que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhares o blog. Pode fazer sim o pão de fermentação lenta com 100% de farinha integral. Fica muito bom, e sem dúvida mais saudável. Se quiser incrementar o valor nutricional pode acrescentar algum tipo de oleaginosa ou semente que vai deixar o pão delicioso e com um visual lindo. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Quanto tempo para a massa dobrar de tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Depende da temperatura ambiente, mas geralmente são uns 30 a 45 minutos. Quando eu faço sempre coloco a massa em um lugar protegido e cubro com plástico filme e depois coloco um pano de prato em cima. O que tu podes fazer é observar a massa para ver quando dobrar de volume e então passar para a fase seguinte. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  4. fiz o pão, ficou uma delicia,queria saber quanto tempo para dobrar de tamanho mais ou menos...quando você fala para enrolar a massa em oval grande..é um voal ??obrigado pela receita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Que bom que fizeste o pão e ficou gostoso. Fico feliz e agradeço pelo retorno. Já respondi acima a tua pergunta sobre o tempo necessário para a massa dobrar de volume. Como o pão foi assado em forma oval, foi isto que a Bárbara que fez esta receita falou quando se referiu a oval. Ela quis dizer em uma forma oval grande. Vou adicionar esta informação na receita para ficar mais claro. Mas não é voal, é realmente uma forma oval, o que é opcional, podes assar na forma e no formato que desejar. Eu já fiz esta receita, assei na forma retangular, e ficou uma delícia. Um grande abraço obrigada por retornar comentando sobre a receita. Venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Receitinha boa hein?
    Muito obrigada!
    Vou fazer!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, pode fazer que fica uma delícia. Me conta depois como ficou, espero que gostes assim como eu gostei! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, adorei, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Será que funciona na máquina de pão?!
    Ganhei uma máquina e estou querendo experimentar umas receitas de pão integral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo contato. Tu podes fazer este pão na maquina sim, embora eu nunca tenha feito, acredito que deve ficar muito bom. Use a função de pão integral se a tua maquina tiver, e acrescente todos os ingredientes na seguinte ordem: Agua, sal e açúcar. Depois acrescente a farinha e coloque o azeite em um cantinho da farinha deixando o centro seco. Acrescente por ultimo o fermento bem no meio da farinha tendo o cuidado de cobrir o fermento com a farinha e depois ligue a maquina.
      Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis