Sopa de Lentilhas com Cenoura

Ainda está bem frio por aqui, e nada melhor do que uma preparar uma sopa bem nutritiva para o jantar. Eu acho super prático fazer sopa a noite e adoro inventar receitinhas diferentes aproveitando os legumes e verduras que tenho em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

A base desta sopa foi uma porção de lentilhas pré-cozidas que eu tinha no freezer. Juntei tudo o que encontrei na geladeira e fiz uma sopa deliciosa em poucos minutos. Um dia antes de fazer as compras no supermercado a geladeira estava quase vazia, e eu não tinha muita opção, mas o que tinha foi o suficiente para rapidamente fazer esta sopa. Da última vez que cozinhei lentilha fiz uma porção grande e congelei pequenas porções sem temperar para situações como  esta.

➥ Se você não tiver lentilha cozida, programe a sua sopa com um pouco mais de antecedência para dar tempo de deixar a lentilha de molho por mais ou menos 30 minutos depois de ter lavado bem em água corrente. Enquanto a lentilha fica de molho você prepara o restante dos ingredientes para a sopa.
➥ Grau de dificuldade: Fácil
➥ Rendimento: 3 porçõe
➥ Preparação: 45 minutos 



INGREDIENTES
  • 2 xícaras de lentilhas cozidas
  • 1 cebola grande picada
  • 1 tomate grande picado 
  • 1 cenoura media cortada em cubinhos 
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada 
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate (opcional)
  • páprica defumada (opcional) 
  • salsinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de óleo
  • sal e pimenta do reino a gosto



PREPARO

Em uma panela grande aqueça o óleo e frite a cebola temperando com uma pitadinha de sal. Deixe refogar até que a cebola fique bem douradinha, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. 


Se for utilizar a páprica ou outro tempero em pó ou seco, adicione junto com a cebola para liberar o sabor nesta primeira fase de preparo da sopa. 


Quando a cebola estiver bem dourada acrescente o tomate picado e deixe refogar novamente. Se gostar, pode acrescentar pimentão picado, alho poró ou salsão ao refogado. Como eu não tinha moura coisa em casa, usei só cebola e tomate temperando com a páprica defumada.


Adicione a lentilha cozida e misture ao refogado colocando água o suficiente. Abaixe o fogo e deixe ferver. 


Se for utilizar o extrato de tomate adicione agora quando a sopa começar a ferver. Se preferir use mais tomates, o que com certeza vai deixar a sua sopa muito mais saborosa e saudável.  Eu usei o extrato de tomates porque só tinha um tomate em casa e queria uma sopa mais colorida. O resultado foi ótimo, tanto a cor como o sabor ficaram bem como eu queria.


Acrescente as ervas frescas que preferir. Eu usei cebolinha verde e salsinha picada. Diminua o fogo e deixe ferver. Verifique o sal e ajuste a seu gosto.


Tampe a panela e deixe a sopa ferver em fogo baixo tendo o cuidado de verificar se a quantidade de água adicionada é suficiente para que a sopa não pegue no fundo da panela. Como as lentilhas já estão cozidas, quando a sopa levantar fervura está pronta.


Depois de alguns minutos cozinhando, os ingredientes se agregam e a sopa fica bem cremosa e consistente como a imagem abaixo.


Eu adoro cenouras na sopa de lentilhas, mas gosto de acrescentar no final para que não cozinhem muito. Se você quiser pode acrescentar abobrinhas, brócolis, couve, espinafre ou qualquer outro legume ou verdura que você gostar. O ideal sempre é acrescentar estes legumes no final do cozimento para que fiquem cozidos "al dente". Adicione temperos frescos picados se quiser,  tampe a panela e desligue o fogo deixando de 3 a 5 minutos, e enquanto isto você pode preparar a mesa. 


Antes de servir eu adicionei um pouco de salsinha desidratada e pimenta do reino moída na hora.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO, OBRIGADA!

6 comentários

  1. Olá Lori,estou me iniciando no veganismo,e gostaria de saber se posso usar o tnt,para fazer mihas sacolas,ao inves das de plastico.Adoro suas receitas são faceis e economicas tbm.obg por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaiara, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que estás iniciando no veganismo, parabéns pelas tuas escolhas. Quanto a tua pergunta, eu acho ótimo que estejas procurando uma alternativa sustentável para substituir o plástico. Eu nunca fiz sacolas de TNT, e não saberia nem te dizer como fazer. Sinto não poder responder, mas foge totalmente do meu conhecimento. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Minha mãe fez a sopa e ficou excelente!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, tudo bem?

      Seja bem vinda! Que legal, fico muito feliz em saber que vocês gostaram da sopa. Obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita. Um grande abraço para ti e a tua mãe. Venha sempre me visitar, adorei te receber aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Acabei de botar a lentilha de molho. Depois te digo como ficou. Abraço vegano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo bem?

      Que legal, fico feliz que fizeste a sopa e espero que tenha ficado gostosa. Me conta como ficou quando puderes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis