quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Batatas Douradas com Molho de Mostarda

Batatas são sempre muito bem vindas aqui em casa e não tem quem não goste. A ideia desta receita é bem simples, porém os temperos e o molho é que tornam tudo muito especial. Eu servi as batatas como entrada acompanhadas de um delicioso molho de mostarda. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Grau de dificuldade: Médio 
Rendimento: 5 porções
Tempo de forno: 10 minutos
Temperatura do forno: 180C
Preparação: 1 hora




PARA O MOLHO DE MOSTARDA

  • 1 colher de sopa de mostarda em pó (ou em creme)
  • 3 colheres de sopa de maionese vegana 
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 4 colheres de sopa de água a temperatura ambiente 
  • Cebolinha verde picada para decorar 
  • Sal e pimenta do reino a gosto



PREPARO DO MOLHO

🍃 Comece preparando o molho. Misture a mostarda e a maionese vegana em uma vasilha, adicione  a água e o azeite aos poucos até obter um creme lisinho. Esprema um pouco de limão e ajuste o tempero acrescentando sal e a pimenta do reino, se for utilizar. 

🍃 Deixe para adicionar a cebolinha ou qualquer outro tipo de erva fresca que for utilizar na hora de servir, para evitar que murchem. Leve a geladeira enquanto prepara as batatas.





PARA AS BATATAS


  • 1 kg de batatas com a casca (se possível, orgânicas)
  • 1/4  xícara de cebolinha verde picada 
  • 1 colher de sopa de páprica em pó (eu usei a defumada) 
  • 1 colher de sopa de alho em pó   
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • Pimenta do reino moída 
  • sal a gosto



PREPARO DAS BATATAS 

🍃 Lave bem as batatas com uma escovinha. Corte ao meio e leve para cozinhar em água e sal colocando um fiozinho de óleo na água do cozimento.

🍃Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. É muito importante não cozinhar muito as batatas para evitar que desmanchem na frigideira.

🍃 Escorra as batatas e reserve deixando esfriar enquanto prepara os outros ingredientes.

🍃 Pique a cebolinha verde e reserve.

🍃 Quando as batatas estiverem frias o suficiente para manusear, corte as mesmas em fatias grossas e disponha em um prato raso grande. 

🍃 Misture os temperos em pó que for utilizar e tempere as fatias de batata espalhando com cuidado para evitar que se quebrem. Use temperos e ervas secas a seu gosto, e se for utilizar pimenta do reino, adicione um pouco junto com os outros temperos secos.

🍃Unte um refratário ou assadeira retangular grande para colocar as batatas depois de prontas e manter aquecidas até que você termine de dourar todas as fatias.  

🍃Adicione  2 colheres de óleo na frigideira e deixe aquecer em fogo médio. 

🍃 Leve as fatias de batata à frigideira em pequenas quantidades de cada vez, e deixe dourar no óleo aquecido. Abaixe o fogo e mexa as batatas de vez em quando com muito cuidado para que as mesmas não se quebrem. Acrescente mais de óleo quando achar necessário. 

🍃 Vire as batatas delicadamente para dourar dos dois lados e acrescente mais óleo para evitar que as batatas grudem. Mantenha o fogo baixo. A medida que você dourar as batatas, leve as mesmas ao prato refratário e mantenha aquecido.

🍃 Continue fazendo isto até terminar de dourar todas as batatas.

🍃 Leve as batatas ao forno a 180C por uns 10 minutos, apenas para aquecer rapidamente e incorporar os sabores dos temperos. 

 🍃 Adicione a cebolinha verde na hora de servir e decore a seu gosto. Se desejar, regue as batatas com um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir.

🍃 Sirva as batatas quentes acompanhadas do molho de mostarda.


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis