segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Purê de Batatas com Alho e Ervas Frescas

O purê de batatas é um prato que permite inúmeras variações de sabor através da adição de temperos que transformam o purê básico em um acompanhamento muito especial. Experimente combinar ervas e temperos diferentes para criar deliciosas receitas que com certeza a sua família vai apreciar.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Tempo de cozimento: 20 minutos
Preparação: 40 minutos




INGREDIENTES PARA O PURÊ 

  • 1 kg de batatas
  • 1 colher de chá de sal 
  • 2 colheres de sopa de limão espremido na hora
  • Agua do cozimento da batata (o necessário)


INGREDIENTES PARA O TEMPERO 

  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • 3 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • Folhas de manjericão fresco picadas (a gosto)
  • 1 colher de chá de tomilho fresco 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem 
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto 


PREPARO


🍃 Lave bem e descasque as batatas, corte em pedaços e leve ao fogo para cozinhar em uma panela grande com água e  sal. Tampe a panela e deixe ferver. Enquanto as batatas cozinham prepare os ingredientes para o tempero. 

🍃  Pique a salsa, a cebolinha e as folhas de manjericão do tamanho que desejar. Disponha em uma tijela, junte as folhinhas de tomilho, tempere com uma pitadinha de sal,  adicione o azeite de oliva e reserve para agregar os sabores.

🍃  Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de óleo e frite o alho picado até dourar tendo o cuidado de não deixar queimar. Tempere com uma pitadinha de sal, desligue o fogo e reserve.

🍃 Quando as batatas estiverem cozidas, desligue o fogo e escorra a água reservando um pouco para dar o ponto do purê. A água do purê é importante nesta receita porque eu não utilizei leite vegetal, manteiga ou creme para dar o ponto, usei a água e o resultado foi ótimo. 


🍃 Mantenha as batatas dentro da panela depois de escorrer a água e deixe a panela em cima do fogão em fogo mínimo para que o purê não esfrie. 

🍃 Esmague as batatas enquanto ainda estiverem quentes. Se você tem um espremedor de batatas, pode usar para facilitar, ou então um esmagador como o que eu usei, ou se não tiver nenhum dos dois, use o garfo. 

🍃 A medida que vai esmagando adicione a agua do cozimento das batatas e o caldo do limão. Se for necessário use mais água do cozimento das batatas. Se quiser, pode usar um pouco de creme vegetal ou manteiga vegana para deixar o purê mais cremoso. Eu não usei porque não achei necessário por já estar usando óleo para fritar o alho, e azeite para marinar as ervas. 


🍃 Adicione o alho frito e misture ao purê.


🍃 Por fim, coloque as ervas frescas que ficaram marinando no azeite de oliva, misturando tudo. Finalize com a pimenta do reino moída na hora, e se quiser, regue com um pouco mais de azeite. Decore a seu gosto com folhinhas de ervas frescas e sirva imediatamente. 


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis