Pão Integral de Frigideira

Esse pão é presença constante aqui em casa, pelo menos uma vez por semana eu preparo um destes para nós. Um dos nossos preferidos é o de farinha integral e semente de linhaça. Rapidinho você prepara um delicioso pão sem ter muito trabalho. Siga as quantidades indicadas na receita e use o tipo de farinha que preferir, adicionando sementes e oleaginosas a seu gosto. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 pão médio
Tempo de forno: 30minutos
Temperatura do forno: 180C
Preparação: 45 minutos



INGREDIENTES 

  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça
  • 1 colher de sopa de linhaça triturada 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (para bolo)
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 e 1/2 xícaras de água 
  • Óleo para untar a frigideira


PREPARO

👉 Ligue o forno para pré-aquecer a uma temperatura de 180C enquanto prepara a massa do pão. Eu costumo assar este pão em uma frigideira de ferro que cabe direitinho no meu forno e eu acho que  fica mais delicioso e crocante.

👉 Unte a frigideira viu forma que for utilizar e reserve.

👉 Em um prato grande misture a farinha integral, a linhaça triturada, o sal  e o fermento em pó.  Coloque a água aos poucos, alternando com o óleo. Eu costumo misturar a água e o óleo em um recipiente de vidro para facilitar o meu trabalho adicionando os dois ao mesmo tempo.

👉 A seguir acrescente as sementes de linhaça e gergelim, ou o que mais for utilizar de sementes e oleaginosas, e misture sem bater.  Se achar necessário acrescente mais água até conseguir a consistência ideal. A massa fica firme e maleável. Não se preocupe se a sua massa ficar mais mole, o resultado vai ser o mesmo.


👉 Coloque a massa na frigideira de ferro previamente untada e espalhe com a espátula ajeitando os cantos para preencher o espaço de maneira igual. Leve a frigideira ao forno pré-aquecido a 180C.


👉 Deixe assar por 25 a 30 minutos ou até que esteja dourado na superfície. Depois de assado, eu gosto de pincelar um pouco de óleo de coco sem sabor em cima do pão e deixar por 5 minutos a mais no forno para que a casca fique mais crocante. Fica ao seu critério adicionar o óleo de coco no final,  ou não. Eu gosto muito, acho que a casca fica deliciosa e bem mais crocante quando eu faço isto.


👉 O pão está pronto para ser saboreado. Eu adoro comer este pão com a manteiga de óleo de coco que eu preparo rapidamente enquanto o pão assa. Eu misturo o óleo de coco sem sabor com sal, uma pitada de açafrão em pó, pimenta do reino e pimenta calabresa.

 👉 Se sobrar, guarde na geladeira e na hora de servir, aqueça no forno ou torradeira.  Esse pão com a manteiguinha de óleo de coco e uma xícara de café preto, basta para me fazer muito feliz!

ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis