terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Sopa Cremosa de Aspargos Frescos

Essa sopa ficou com um gostinho de quero mais, e eu vou ter que fazer novamente. Na realidade eu  não tinha  pensado em postar no blog, mas como sempre, não resisti e acabei fotografando tudo para transformar em receita. Por este motivo eu não tive a oportunidade de saborear a sopa como gostaria, mas fiquei muito feliz em ter a oportunidade de trazer esta receita deliciosa para vocês.
Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Eu fiz esta sopa especialmente para a minha filha, que havia feito um pequeno procedimento cirúrgico em um dente e não podia mastigar nada. A oportunidade foi perfeita para utilizar os aspargos que eu tinha comprado no dia anterior. A sopa é muito simples, rápida de fazer e fica um espetáculo de boa.

A sopa rendeu apenas três porções e uma delas, que seria a minha parte, eu separei para fotografar antes de comer. Eu servi a sopa para a minha filha e enquanto ela almoçava, eu fiz mais de 200 fotos só para a imagem de chamada da receita. Quando terminei a longa sessão de fotos, a minha porção já estava fria e eu nem tinha mais vontade de comer. Acabei guardando na geladeira para depois, porque de tanto fotografar eu perdi completamente o meu desejo pela sopa.

Mesmo depois de requentada, a sopa ficou maravilhosa e como eu falei antes, ficou um gostinho de quero mais e da próxima vez que eu fizer vou comer quentinha feita na hora, porque com certeza deve ser muito mais saborosa. Vida de blogueiro de comida não é fácil porque a gente nunca come a comida que faz enquanto ainda está fresquinha. Tudo o que se quer é fazer a melhor foto para poder postar a receita, ainda mais quando a pessoa é super perfeccionista e crítica como eu sou.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 3 porções
Preparação: 30 minutos



INGREDIENTES PARA A SOPA 

  • 1 maço de aspargos frescos (o meu tinha 13 unidades)
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho grande
  • 2 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco sem sabor)
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de água
  • 1 xícara de chá de creme vegano (ver opões abaixo) *
  • Sal e pimenta a gosto



* Se você não tiver nenhum creme pronto em casa pode fazer a receita de creme de tofu, ou se preferir faça um creme com aveia conforme a descrição abaixo. Qualquer uma das duas opções a seguir podem ser utilizadas para preparar qualquer tipo de sopa cremosa de legumes. 



CREME DE AVEIA 

  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de água
  • Sal a gosto

Bata os ingredientes no liquidificador e controle a consistência acrescentando mais aveia ou agua até obter um creme firme.




CREME DE TOFU


  • 100g de tofu 
  • Agua para dar o ponto
  • Sal a gosto 

Coloque o tofu cortado em cubinhos no liquidificador e acrescente água apenas que cubra a quantidade de tofu. Bata bem até obter um creme consistente. A quantidade de água pode variar dependendo da consistência desejada. 




PREPARO DA SOPA 

Eu usei um maço inteiro de aspargos com13 unidades que rendeu 3 porções bem servidas de sopa. Aumente a quantidade de ingredientes dependendo do quanto de sopa você vai servir.


Lave e seque bem os aspargos. Descasque a cebola e o alho.


Corte as pontas dos aspargos e separe para utilizar depois. Corte a base dura e branca dos talos e despreze. Fatie a parte macia dos talos em rodelas de tamanho médio.


Pique a cebola e o alho.


Em uma panela grande aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue a cebola até dourar. A seguir acrescente o alho e tempere com o sal a seu gosto. Abaixe o fogo e deixe refogar por mais ou menos 1 minuto mexendo sempre.


Acrescente as rodelas de aspargos, misture com o refogado e deixe cozinhar por mais ou menos  3 minutos, e continue mexendo de vez em quando.


Adicione a água e misture bem todos os ingredientes.


Tampe a panela deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 8 a 10 minutos, ou até os aspargos ficarem bem macios.


Se você tiver um mixer pode bater na própria panela, sempre tomando muito cuidado para não se queimar. Pode usar o liquidificador, se preferir. Neste caso você também deve deve tomar as devidas precauções por conta da alta temperatura da sopa. O ideal é colocar um pano dobrado sobre a tampa e segurar firme quando for bater evitando assim que o vapor abra a tampa.


Bata bem até obter um creme bem lisinho. Se usar o liquidificador, devolva para a panela depois de pronta.


Acrescente o creme que for utilizar e misture bem à sopa. Acerte o tempero adicionando sal e pimenta a seu gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 1 minuto em fogo baixo.


Enquanto isto, aqueça um fiozinho de óleo em uma frigideira pequena e refogue rapidamente as pontas dos aspargos temperando com sal e pimenta a seu gosto.


Sirva a sopa imediatamente decorando com as pontas de aspargos refogadas. Se quiser, pode servir acompanhada de croutons, torradinhas ou fatias de pão francês quentinhas.



SUGESTÕES

👉 A mesma receita pode ser feita com brócolis, couve-flor, ervilhas, cenoura, milho ou outro legume que você tiver em casa.

👉 Além dos cremes de aveia e tofu sugeridos na descrição acima, você pode preparar um delicioso creme de castanhas de caju. Para tanto basta lavar bem as castanhas e deixar de molho por pelo menos 1 hora antes de utilizar. Depois disto, escorra a agua do molho e bata no liquidificador adicionando agua até formar um creme, e utilize na receita.

👉 A sopa ficou deliciosa apenas com os temperos que eu utilizei, mas se você quiser pode acrescentar ervas frescas ou secas para enriquecer o sabor da sua sopa.


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis