Esta é mais uma deliciosa opção de preparar lentilhas. Preparei a massa, fiz as bolinhas tipo almôndegas, assei rapidamente e depois cozinhei em molho de tomates caseiro. Não pode ser mais simples de fazer. Servi com espaguete e salada de verduras e legumes. Ficou uma delicia. Se você servir com um macarrão sem glúten, terá uma refeição completa sem glúten. Eu não tinha macarrão sem glúten em casa quando preparei este prato, e portanto servi com espaguete normal. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
PARA AS ALMÔNDEGAS
PREPARO
PARA O MOLHO DE TOMATES
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Serve duas pessoas
PARA AS ALMÔNDEGAS
- 1 xícara de lentilhas cozidas e escorridas
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena picada bem miudinha ou se preferir, ralada
- salsa e cebolinha a gosto
- 2 colheres de sopa de alho poro picado
- 1/4 xícara de farinha de grão de bico (ou outra de sua preferencia)
- 1/4 xícara de polvilho ou farinha de tapioca
- 2 colheres de sopa de farinha de milho (fubá)
- 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 1 pitada de páprica defumada em flocos (opcional)
- sal e pimenta a gosto
PREPARO
Escorra bem o caldo
da lentilha e coloque em uma vasilha grande. Esmague um pouco com o
garfo ate conseguir tipo uma pasta. Não esmague muito, deixe algumas
lentilhas inteiras. Acrescente a cebola, o alho, o alho poro, a salsa e cebolinha picadas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Adicione a páprica defumada e o Nutritional Yeast se for utilizar.
Acrescente a
farinha de grão de bico e o polvilho. Misture bem para agregar os ingredientes. Coloque a farinha de milho e comece a modelar. O ponto desta massa e de não grudar nas mãos. Se estiver grudando ainda, acrescente mais um pouco de farinha de milho. Tome cuidado para não perder o tempero ao acrescentar mais farinha. Se for o caso, verifique se não e necessário repor algum tempero.
Modele as almondegas do tamanho que preferir e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse até dourar. O importante é que as almôndegas fiquem firmes o suficiente porque você vai colocá-las no molho de tomates.
Enquanto as almôndegas estão no forno assando, prepare o molho de tomates caseiro.
Enquanto as almôndegas estão no forno assando, prepare o molho de tomates caseiro.
PARA O MOLHO DE TOMATES
- 1 cebola grande picada
- 1/2 xícara de salsa e cebolinha picados
- 4 tomates grandes bem maduros picados
- 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
- 1 colher de chá de mostarda em pó (opcional)
- sal e pimenta moída na hora a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
PREPARO
Aqueça o óleo em uma frigideira grande e funda, ou se preferir use uma panela. Eu adoro frigideiras, mas panela funciona legal também. Deixe o óleo aquecer bem e coloque a cebola picada. Abaixe o fogo.Tempere com sal e pimenta moída e acrescente a páprica defumada. Deixe a cebola dourar bem. Continue mexendo sempre.
Acrescente os tomates picados. (Se usar tomates orgânicos pode usar a pele, senão remova a pele, mas pode manter as sementes)
Deixe o tomate cozinhar e o molho se formar. Acrescente a mostarda em pó e continue mexendo mais um pouco. Se for necessário acrescente um pouco de água fervente tomando o cuidado de acertar o tempero de novo. Deixe o molho apurar em fogo baixo. Retire as almondegas do forno e coloque na frigideira ajeitando dentro do molho. Deixe as almondegas cozinhar mais um pouco em fogo baixo dentro do molho para que o sabor do molho possa impregnar nas mesmas. Tome cuidado para que as almondegas não peguem no fundo da frigideira.Vire quando necessário para que elas cozinhem por igual e peguem a corzinha do molho de tomates. Jogue a salsa e cebolinha sobre as almondegas no molho e misture delicadamente. Tampe a frigideira ou panela e deixe em fogo bem baixo enquanto prepara o restante da receita.
Cozinhe um macarrão de sua preferencia "al dente" e escorra bem. Se você quiser manter a receita totalmente sem glúten, use um macarrão que também não tenha glúten, como o de arroz ou quinoa. Se não tiver problemas com glúten você pode fazer a mesma receita das almondegas usando farinha de trigo integral. Fica maravilhoso.
Sirva estas deliciosas almôndegas sobre o macarrão como mostra a foto. Decore com cebolinhas verdes frescas picadas sobre o prato. Uma salada com legumes e verduras bem variadas completa esta refeição simples e muito saborosa.
Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui.
Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui.
Ah, Lori...que receita perfeita pra mim neste momento certinho. Tenho uma panela de lentilhas cozidas 'olhando' pra mim, e após ler seu blog tenho a resposta pra elas. Almondegas já! Bjus e obrigada!
ResponderExcluir
ResponderExcluirDebora querida!!!
Me conta como ficou!! Eu adorei esta receita! Foi um grande sucesso aqui em casa. Barbadinha de fazer!
Que bom que te inspirei amiga!
beijos e um otimo final de semana para voces!
Obrigada pela visita!
Olá gostaria de saber se é o polvilho doce ou o azedo? posso usar farinha de trigo no lugar? grata abraço clau sangiorgi
ResponderExcluirBoa noite Claudia,
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por escrever. Tu podes usar as farinhas que preferir para esta receita. Quanto ao polvilho, eu moro nos Eua e aqui só tem um tipo de polvilho, não é como no Brasil que tem azedo e doce. Eu acredito que o polvilho daqui está mais para doce do que para azedo... Mas também acredito que não vai fazer muita diferença o tipo de polvilho que vais utilizar para esta receita. basta manter as quantidades indicadas e o resultado vai ser o mesmo.
Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente.
abraços
Lori Ellis
Oi Lori!
ResponderExcluirEu fiz essa receita e ficou com um gosto q eu particularmente nao gostei, muito seco. 😓
Acho q tem muita farinha nessa receita.
Pra mim nao de certo, mas valeu a tentariva! 🤷🏻♀️
Olá Ptc18, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada por escrever comentando a tua experiência com esta receita. Sinto muito que não ficou do teu agrado. Sempre que eu faço almôndegas deixo as mesmas cozinhar no molho não apenas para pegar o sabor, mas para que as mesmas fiquem mais suculentas. A quantidade de farinha pode variar de acordo com a consistência, e se as lentilhas tiverem caldo vai precisar de mais farinha para poder modelar as almôndegas. Se fizeres novamente use as lentilhas mais sequinhas e com isto vai usar menos farinha e talvez o sabor fique melhor. E quanto ao gosto, vai depender dos temperos que utilizaste, use e abuse do que tu costuma usar para temperar, e quem sabe fica melhor da próxima vez. Espero ter ajudado, se fizeres novamente me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
Lori Ellis