terça-feira, 26 de novembro de 2013

Muffin Semi-Integral de Abóbora e Coco

Com pouquíssimo açúcar, semi integral e sem nenhuma adição de gordura a não ser a gordura natural do coco, estes muffins são uma opção saudável e muito nutritiva. Eu coloquei pouco açúcar por opção. Caso você prefira mais doce basta aumentar a um pouco quantidade de açúcar. Sempre lembrando de não usar açúcar refinado. Na medida do possível utilize orgânicos para as suas receitas, e evite refinados.
Por Lori Ellis /Veganana
 
Rende 12 unidades



INGREDIENTES
  • 2 colheres de sopa de linhaça triturada
  • 6 colheres de sopa de água morna
  • xícara de farinha de trigo comum
  • 1  xícara de farinha de trigo integral
  • xícara de coco ralado
  • 1/2 xícara de açúcar cristal ou demerara
  • xícara de abobora crua ralada
  • xícara de água
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)
  • sementes de abobora ou girassol (opcional)
  • 1 pedacinho de gengibre ralado (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó


PREPARO


Comece preparando a linhaça. Em um pratinho coloque as duas colheres de linhaça triturada misturadas com as 6 colheres de água morna. 



Misture bem e reserve enquanto prepara o restante da receita. Este processo substitui os ovos na receita. Em poucos minutos esta mistura se transforma em uma espécie de gel.



Prepare a abobora no processador. Você pode processar mais ou menos na consistência da foto abaixo. Pode também ralar no ralo fino ou liquidificar no modo pulsar. Isto e uma questão de gosto. Eu quis deixar pedaços um pouco maiores, mas se você preferir pode liquidificar e o muffin vai ficar cor de laranja.


Adicione o coco ralado e misture bem. Adicione a baunilha, o gengibre, a canela e a linhaça que ficou de molho antes. Misture bem e acrescente as farinhas alternando com a água até  conseguir uma consistência como mostra a foto abaixo. Adicione o fermento por ultimo e mexa delicadamente. 



Se for utilizar as sementes de abobora ou girassol, adicione um punhadinho na massa para dar uma crocânciaMisture as sementes a massa mexendo delicadamente sem bater.



Prepare forminhas de muffin. Se você quiser usar as forminhas de papel para forrar a forma fica bem legal. Mas não e necessário. Você também pode usar forminhas de empada, se for mais conveniente. Unte as forminhas com óleo e coloque a massa as colheradas.



Depois de colocar a massa você pode colocar umas sementes de abobora ou girassol e dar uma leve pressionada sobre elas para que penetrem um pouco na massa e fiquem firmes ao assar. 


Leve ao forno pré-aquecido a 180C para assar por mais ou menos 20 minutos ou ate que estejam dourados.


Dedico esta receita para a minha querida amiga Jaqueline Lopes que me inspirou a criar a minha versão vegana a partir de uns lindos muffins que ela fez para a sua família. Obrigada amiga querida pela inspiração que me levou a fazer estes muffins que foram o maior sucesso aqui em casa!



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários:

  1. Olá, tenho uma dúvida. A abóbora é crua ou cozida?

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo (a)
    A abobora e crua. Ja coloquei na receita. Obrigada pela pergunta, me ajudou a esclarecer.
    abracos e obrigada pela visita. Se fizeres, volta para me dizer como ficou!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz, mas sei que deve ser uma delícia.
    Esse final de semana meu filho fará comigo.
    Obrigada pelas receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,

      Obrigada pela visita e comentario. Caso fizeres esta ou outra receita volta aqui para me contar como ficou.
      Um grande abraco, espero que teu filhinho goste se fizeres os muffins.

      Volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis