Scroll down for English version
Uma pequena inspiração vegana. Delicia de receita de simples e rápido preparo. Em poucos minutos você monta estes hambúrgueres e pode servir simplesmente com uma salada, ou no pão como o hambúrguer tradicional com alface, fatias de tomate, cebola, pepino, maionese, ketchup, abacate e muito mais. As possibilidades de variação de sabores são muitas. Use a sua imaginação e invente a vontade.
Rende 8 hambúrgueres médios
INGREDIENTES
- 1 xícara de lentilhas cozidas e escorridas
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena picada bem miudinha ou se preferir, ralada
- salsa e cebolinha a gosto
- 2 colheres de sopa de alho poro picado
- 1/4 xícara de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
- 1/4 xícara de polvilho ou farinha de tapioca
- 1 colher de sopa de farinha de milho (fubá)
- 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 1 pitada de páprica defumada em flocos (opcional)
- sal e pimenta a gosto
PREPARO
Escorra bem o caldo da lentilha e coloque em uma vasilha grande. Esmague um pouco com o garfo ate conseguir tipo uma pasta. Não esmague muito, deixe algumas lentilhas inteiras. Acrescente a cebola, o alho, o alho poro, a salsa e cebolinha picadas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Adicione a páprica defumada e o Nutritional Yeast se for utilizar. Acrescente a farinha de grão de bico e o polvilho. Misture bem até agregar os ingredientes. Coloque a farinha de milho e comece a modelar. O ponto desta massa é de não grudar nas mãos. Se estiver grudando ainda, acrescente mais um pouco de farinha de milho. Lembre-se de não perder o tempero. Se acrescentar mais farinha, verifique se não é necessário adicionar mais temperos. Modele os hambúrgueres do tamanho que preferir e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse até dourar.
Espere esfriar um pouco para retirar os hambúrgueres da forma para evitar que se quebrem. Ficam deliciosos servidos imediatamente, mas também são ótimos a temperatura ambiente. Sirva com salada acompanhada de uma pastinha deliciosa, e você terá uma refeição completa.
Eu servi com arroz e salada. Ficou uma delicia. Coloquei um pouco de molho de tomate em cima dos hambúrgueres e polvilhei salsinha fresca picada.
Se você quiser fazer o dobro da receita e congelar, embale separadamente e coloque no freezer separados com folhas de papel vegetal. Dura ate um mês congelado. Esta é uma ótima alternativa para sempre ter uma refeição rápida de preparar quando da aquela vontade de comer algo especial. Retire do freezer e coloque na frigideira com um pouco de óleo quente e deixe dourar em fogo baixo virando para dourar dos dois lados. Muito fácil e rápido de fazer.
O bom de dobrar a receita e congelar é que com um pouquinho a mais de trabalho você tem um pequeno estoque de comida para quando não tiver muito tempo de preparar algo mais especial.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
Gluten-free Lentil
Burger
A little vegan inspiration. Easy, tasty and delicious. In a few minutes you’ll make these burgers that can be
served with salad or like a traditional hamburger with buns, lettuce, sliced tomatoes, avocado, mayo, onions, pickles, ketchup and much more. The possibilities for flavor combinations are endless.
Let your imagination run.
INGREDIENTS
- 1 cup cooked lentils, drained
- 2 garlic cloves, crushed
- 1 small onion, finely chopped or grated
- parsley and chives, to taste
- 2 TBS leek, chopped
- 1/4 cup chickpea flour or any other gluten-free flour
- 1/4 cup tapioca flour
- 1 TBS cornmeal
- 2 TBS Nutritional Yeast (optional)
- 1 tsp smoked paprika, flakes (optional)
- salt and pepper, to taste
DIRECTIONS
Drain well the lentils and put them in a mixing bowl.
With a fork mash them together. Combine
onion, garlic, leek, parsley and chives. Mix well and adjust salt and pepper as per your taste. Add smoked paprika and Nutritional Yeast, if
using.
Add
chickpea, tapioca flour and cornmeal and mix to combine. Mix well until mixture easily comes together. The final ideal consistency is when the mixture doesn’t
stick to your hands anymore. If it’s still sticking, add a little more cornmeal. Taste and adjust salt and spices. Do not make it too dry or the burguers will fall apart in the oven. Shape into thick burguer patties by hand in any size you want. The patties can be made ahead and kept refrigerated or shaped and frozen. Line a baking sheet with parchment paper and place the burguers.
Bake them at
preheated oven for 15 minutes. Flip and bake for 12 to 15 more minutes, until nicely browned. Don't take them off the parchment paper until they have cooled for a few minutes. They may break apart. They taste great served immediately but they're also excellent at room temperature. Serve these delicious burguers with a side salad and a dipping sauce and you have one delicious wholesome meal.
If you want to make a double batch and freeze them, simply individually wrap and place in freezer. They sould keep frozen for about a month, and when you get that craving for burguers you just throw it on a nonstick skillet with a little bit of oil. Can't be easier..
If you want to make a double batch and freeze them, simply individually wrap and place in freezer. They sould keep frozen for about a month, and when you get that craving for burguers you just throw it on a nonstick skillet with a little bit of oil. Can't be easier..
The best part is doubling the recipe takes hardly any extra time and then you have a stocked fridge for quick meals and lunches. You can also freeze the leftovers.
All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana Blog when you share or publish the recipes.
Adorei seu blog! Esta receita de hamburquer de lentilhas me deu água na boca... Vou fazer! Bjo e parabéns pela vida Vegana. Um dia chego lá...
ResponderExcluirOla Ingrid!
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita e pela mensagem tao carinhosa!
Fiquei feliz em saber que gostas do blog e que vais fazer esta receita de hamburguer.
Quando fizeres volta aqui para nos contar como ficou!
um otimo final de semana para ti!
beijos e volte sempre!
Olá,
ResponderExcluirÓtima receita, uma pergunta.
Posso substituir o polvilho ou farinha de tapioca por algum outro ingrediente?
Obrigado pela partilha, abraço.
este Nutritional Yeast pode ser substituido por algum outro ingrediente?
ResponderExcluirOla Marcaos.
ResponderExcluirPode fazer s substituicao sim. Qualquer farinha sem gluten que tu tiver em casa pode ser usada. Pode ser farinha de arroz se ficar mais facil para ti.
Tambem caso nao tenhas problema com o gluten pode usar farinha de trigo integral ou nao.
Obrigada pela visita e volte sempre! Se tiver mais alguma duvida escreva aqui ou na pagina do facebook.
abracos
Ola Suzana!
ResponderExcluirO Nutritional Yeast e opcional nesta receita. Nao se preocupe que nao faz falta nenhuma.
E apenas para dar um gostinho especial porque ele tem um sabor que lembra o queijo parmesao.
Mas alem disto nao faz nenhuma diferenca na receita.
Obrigada pela participacao, se tiver mais alguma duvida e so escrever aqui ou la no Facebook.
abracos
paprica defumada nao encontro em lugar nenhum somente a paprica doce e a normal, pode usar umas das duas?
ResponderExcluirOla Claudio,
ExcluirNão tem problema se não encontrares a páprica defumada. Use o que tiveres de temperos em casa amigo. Fica bom da mesma forma. O importante e a inspiração, a ideia inicial. O toque final fica a teu gosto. Use a páprica doce sim, fica boa demais.
Para mim, o importante são o alho, a cebola e os temperos verdes que são os temperos básicos que dão um sabor especial para a receita.
Os outros temperos secos, são opcionais e podem ser substituídos sem problema.
abraços e muito obrigada por seguir Veganana!
olá!
ResponderExcluirpode congelar, se sim, antes ou depois de assado?
Ola Boça,
ExcluirPode congelar sim. Eu acho que fica muito melhor congelar antes de assado para que tu tenhas um hambúrguer fresco quando assar depois.
Ate pode congelar assado, mas o risco e de que fique um pouco seco.
Mas de qualquer maneira, e possível congelar tanto antes como depois de assado.
abraços e muito obrigada pela tua participação.
Volte sempre!
Polvilho, tanto faz o doce ou o azedo?
ResponderExcluirOla Simone,
ExcluirDe preferencia o azedo amiga, mas o doce também fica bom.
Muitas pessoas já fizeram e escreveram comentando que ficou muito bom tanto com um como com outro polvilho.
Também podes optar por fazer com qualquer outra farinha sem gluten que tiveres disponível em casa.
Se fizeres me escreve contando como ficou.
abraços e muito obrigada pela visita e participação.
Oi Lori,
ResponderExcluirFiz hoje. Eu tinha todos os ingredientes e quis aproveitar para tentar algo novo.
Como meu polvilho é o doce, fiz com ele mesmo.
Ao invés de amassar, eu passe no processador mas sem bater muito, com a salsa, cebolinha, cebola e alho. Fora do aparato, misturei as farinhas e ficou ótimo já de cara.
Ao invés de assar, eu fritei em um pouquinho de azeite. Ficou excelente. Sobrou e ainda vou levar para o trabalho para almoçar. Como estou com alface e rúcula e tomate, montarei uma rica salada e vou comer com o arroz de lentilhas que preparei. 90% produtos bio.
Minha próxima empreitada será a maionese da castanha.
Sou amiga da Fernanda (Fefa Pimenta) e agradeço muito pela indicação do seu blog, que é muito bom mesmo.
abço
Adorei. Vou fazer. Bjos Celinha
ResponderExcluirOi Celinha,
ExcluirUm grande beijo para ti também, obrigada por escrever. Caso fizeres a receita, escreve me contando como ficou.
abraços
Lori Ellis
Ola Simone,
ResponderExcluirQue legal, adorei o teu recadinho, obrigada pelo carinho de me escrever contando como fizeste a receita. Fiquei super feliz que gostaste e que deu certo.
Realmente dar uma fritadinha rápida na frigideira e muito mais gostoso. Eu já fiz assim também. fica douradinho e com aquele sabor maravilhoso.
Me conta depois se fizeres a maionese e como ficou.
Obrigada por seguir Veganana, pela visita e pelo recadinho tao simpático.
Eu também agradeço a Fefa por te trazer aqui.
Beijão pra vocês duas, venha sempre me visitar.
Olá Lori,
ResponderExcluirsou portuguesa, mas vivo em londres, descobri o seu blog quando fazia pesquisas de receitas sem glúten, achei interessante os hambúrgueres de lentilhas e fui fazer.
Segui a receita tal e qual, aliás como faço sempre quando experimento pela primeira vez qualquer receita. Então acontece que os meus hambúrgueres ficaram muito secos, mesmo quando estava a moldá-los, achei a massa muito seca!
Os hambúrgueres da foto, acho-os húmidos e com boa aparência ao contrário dos meus, não ficaram assim :(
O que será que deu errado?
Será que me pode ajudar? Gostava muito de voltar a fazê-los, apesar de terem ficado secos eu gostei do sabor!
Obrigada
Beijos :)
Bom dia Virita,
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada por escrever contando a tua experiência com a receita. Sinto muito que os teus hambúrgueres não ficaram bons, ou melhor que ficaram secos demais. Não consigo imaginar o que pode ter causado isto porque como podes ver nas fotos os que eu faço ficam bem mais úmidos e a massa fica fácil de modelar.
A única coisa que posso te dizer é que da próxima vez que fizeres tu vais ter que controlar a consistência da massa e se for necessário acrescentar um pouquinho do caldo das lentilhas cozidas para melhorar a consistência da massa e os hambúrgueres ficarem mais macios.
Talvez a lentilha que usaste estava muito seca, não sei, estou apenas aqui tentando imaginar o que pode ter acontecido.
Das duas uma, ou tu adiciona um pouco do caldo da lentilha ou diminui a quantidade de farinha utilizada, e com certeza vai ficar muito bom. Se fizeres novamente me escreve contando como ficou, espero que da próxima vez fique bom, e que tu gostes.
Um grande abraço, adorei a tua visitam volte sempre!
Lori Ellis