Macarrão de Abobrinhas com Pesto de Salsinha

Parece espaguete, mas não é. É um delicioso macarrão feito com abobrinhas. Pode ser servido com diferentes temperos, ervas frescas, molhos e cremes crudívoros de sua preferencia. Caso você não tenha o cortador em espiral, pode fazer a mão que também da certo. A abobrinha é bem macia e fácil de cortar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Serve uma pessoa  



PARA O MOLHO PESTO DE SALSINHA
  • 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal e pimenta a seu gosto
  • cascas da abobrinha que foi usada para fazer o macarrão
  • um punhado de salsinha fresca


PREPARO


Comece preparando o molho tipo pesto de salsinha. As castanhas de caju que servem de base para esta receita devem ficar de molho por pelo menos duas horas antes de serem utilizadas. O ideal seria deixar de molho durante a noite. Mas caso você decida fazer esta receita de ultima hora, não tem problema, pode deixar duas horas que vai ser suficiente. Caso preferir você pode fazer o molho pesto tradicional com manjericão que fica maravilhoso também. Eu não tinha manjericão fresco quando fiz esta receita e resolvi experimentar com salsinha e aproveitar as cascas da abobrinha para fazer o molho. Ficou muito bom!
Lave bem e escorra as castanhas de caju. Coloque de molho em água filtrada em um recipiente de vidro que possa ser tampado. Caso o seu recipiente de vidro não tiver tampa, cubra com um filme plástico e conserve na geladeira por pelo menos 2 horas.
Depois disto escorra muito bem as castanhas. Leve ao processador e adicione o alho, o sal e pimenta. Processe um pouco até conseguir agregar bem os ingredientes. Coloque então as cascas da abobrinha que sobraram do macarrão, o azeite e a salsinha. Processe até conseguir uma pasta consistente. Se for necessário desligue o processador e com o auxilio de uma espátula empurre os ingredientes para baixo e processe novamente. Você vai obter um creme consistente e muito gostoso. Agora e só preparar o "macarrão" de abobrinhas e montar o seu prato.



PARA O MACARRÃO DE ABOBRINHAS
Este é o Spiroli, p maravilhoso cortador de legumes em espiral com o qual eu fiz esta receita. Para quem não tem um Spiroli ou outro cortador de legumes em espiral, não deixe de fazer esta receita. É muito simples de cortar a mão mesmo. Pegue uma abobrinha verde, lave bem e seque. Remova a casca e corte em fatias finas no sentido do comprimento.

Reserve as cascas das abobrinhas para fazer o molho pesto. De preferencia use abobrinha orgânica para poder utilizar a casca também.
Disponha estas fatias em uma superfície plana e corte em tiras também no sentido do comprimento. Neste caso você terá um macarrão que mais se parece com o talharim porque as tirinhas vão ser achatadas e não redondas como as da foto. Não tem problema, no final o resultado é o mesmo. É bem fácil de cortar e você vai poder se deliciar com esta receita tão especial.


Pronto, uma abobrinha pequena foi o suficiente para fazer um prato de macarrão que serve uma pessoa. Infelizmente não tive tempo de cortar a abobrinha a mão, mas garanto a vocês que já fiz e da super certo.


Depois de cortado o macarrão, acrescente o molho pesto de salsinha aos poucos misturando delicadamente para agregar bem.


Repare na consistência do molho cremoso de salsinha. Tem que ser firme porque a abobrinha depois de cortada solta muita água. Se você fizer um molho mais aguado não vai ficar muito bom. Este é um prato que deve ser servido imediatamente após preparado. Não faça mais quantidade do que vai consumir porque se sobrar não fica bom. O ideal sempre e consumir alimentos frescos e recém preparados, especialmente quando a receita é crudívora.


Está pronto, e você pode servir apenas com este molho cremoso se desejar. Eu fiz um molho de tomates para dar uma cor e sabor especial no final da receita.


Se quiser aproveitar o processador que está em uso e o restinho de molho de salsinha que sobrou no próprio processador, acrescente um tomate bem maduro e um ramo de salsinha ou outra erva fresca de sua preferencia. Processe rapidamente de maneira que os pedaços se mantenham como mostra a foto abaixo. Tempere com sal e pimenta moída a seu gosto. Isto é opcional, mas fica muito gostoso e dá um toque especial na montagem do prato. Este é um molho cremoso de tomates crudívoro. Agora é só montar o prato e servir.


Esta é uma receita crudívora e portanto todos os ingredientes utilizados são crus. Esta é uma forma de se obter o máximo proveito dos alimentos, pois as enzimas, proteínas e demais nutrientes são preservados. Se você preferir servir este prato levemente morno, pode amornar rapidamente em baixa temperatura, não maior do que 47C. Acima desta temperatura ocorre a destruição das enzimas e a desnaturalização das proteínas e a perda de nutrientes vitais em consequência do processo de cozimento.
SE VOCÊ TIVER INTERESSE EM CONHECER OU ADQUIRIR UM SPIROLI OU OUTRO CORTADOR DE LEGUMES EM ESPIRAL, VISITE A LOJA VEGANANA CLICANDO AQUI E CONHEÇA OS DIFERENTES MODELOS QUE TEMOS PARA PRONTA ENTREGA.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

11 comentários



  1. Oi Lori,

    Tudo bem? Aqui tudo tranquilo apesar do frio e da neve.
    Adorei esse macarrão de abobrinha. E' pena que não tenho esse aparelho que você mostra na foto.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina querida!!!!
    Tudo bem por aqui sim amiga!
    Tirando o frio e a neve tambem.... Ultimamente temos tido nevascas todos os finais de semana e isto nao e nem um pouco bom.
    O inverno aqui e muito longo, nao vejo a hora de acabar e nao precisar mais andar com tanta roupa pesada...

    Esta receita ficou muito deliciosa mesmo amiga! Vale a pena fazer.
    Tu podes fazer o falso macarrao sem o aparelho mesmo. Eu explico na receita como fazer.
    Neste fim de semana vou comprar abobrinhas e fazer a mesma receita de novo, mas vou cortar a mao para mostar a voces como e possivel!

    grande beijo amiga, obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. ola onde adquiro um processador de alimentos desse?

    ResponderExcluir

  4. Ola Douglas. Eu posso conseguir um para ti caso queiras. Por favor me mande um email ou entao va ate a minha pagina no facebook e me mande uma mensagem privada que eu te respondo. Depende de onde moras eu posso te enviar um sem problemas.

    Fico no aguardo da tua resposta!

    ResponderExcluir
  5. onde consigo está máquina mágica q transforma abobrinha em macarrão, ( sou pésima em habilidades para cortá-la), ótima forma para os netos aderirem. no aguardo grata
    arminda

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo(a)!
    Se tiveres interesse em adquirir uma destas maquinas eu posso conseguir para ti. Tenho uma disponivel em estoque.
    Me mande um email(nanablue819@gmail.com) ou entao escreva uma mensagem para a minha pagina no facebook e eu te passo mais informacoes.
    abracos

    ResponderExcluir
  7. Querida, sou fã de suas receitas e há tempos estou procurando um desses fatiadores espirais de legumes mas não encontro. Sabe me informar se existe alguma loja que vende on line ou alguma loja em São Paulo/ Rio de Janeiro?
    Beijos e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Lori, onde encontro esse aparelhinho para vender no Rio de Janeiro ou Sampa?

    ResponderExcluir
  9. Ola Natinha!
    Este aparelho nao esta a venda no Brasil. E um aparelho importado e eu nao sei de ninguem que venda ai.

    Caso quizeres falar comigo sobre isto, me escreve uma mensagem na pagina da Veganana que eu te dou maiores informacoes. Tenho como conseguir para ti.
    abracos

    ResponderExcluir
  10. Esse aparelho venda no Bairro da Liberdade. SP

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de adquirir uma máquina para fazer macarrão de legumes.
    marigerent@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis