Sunomono, Salada de Pepino Agridoce

Eu adoro esta salada, já comi em restaurantes mas nunca tinha experimentado fazer em casa. Estava no topo da minha lista de receitinhas a testar. Achei super fácil de fazer, e vou repetir a receita porque foi muito apreciada aqui em casa. A receita é simples, a técnica de preparo não tem muito mistério e o resultado é uma salada de sabor delicado e um visual muito apetitoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Esta é uma salada tradicional da culinária japonesa e muito apreciada no mundo todo. Sunomono significa alimentos avinagrados em conserva. Deliciosa e refrescante, esta é uma excelente maneira de preparar salada de pepino fugindo do convencional. O segredo desta salada está no molho que mistura vinagre e açúcar que resulta um delicioso sabor agridoce, e o toque final do gergelim completa o charme da salada.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minutos 



INGREDIENTES 

  • 1 pepino japonês grande cortado em fatias bem finas
  • 1 colher de sopa de sal marinho (ou outro) 
  • 3 colheres de sopa de vinagre de arroz (ou outro vinagre branco)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (se possível evite refinado) *
  • 2 colheres de sopa de gergelim branco e preto (tostado)
  • óleo de gergelim para finalizar (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto

* Eu não uso açúcar refinado, porém gostaria de esclarecer, que qualquer açúcar pode ser utilizado nesta receita. Eu costumo fazer com açúcar cristal (granulado) e já fiz com demerara. O açúcar vai derreter, portanto pode usar o que tiver em casa, sem problemas.


PREPARO 

Prepare todos os ingredientes que vai utilizar. Lave bem e seque o pepino.




Você vai precisar de um cortador tipo mandolim para fatiar os pepinos bem fininhos. Se você não tiver um, corte com a faca mesmo. Eu usei gergelim branco e preto para finalizar a salada. Use o que você preferir.







Se for utilizar o cortador, tome muito cuidado ao manusear para evitar acidentes. É sempre seguro usar um protetor caso o seu fatiador tiver.




Eu comecei tostando as sementes de gergelim rapidamente na frigideira para deixar esfriar até o momento de servir a salada. Tostar na frigideira é opcional. Eu gosto muito de fazer porque acho que acentua o sabor do gergelim.






Prepare o molho agridoce para que o mesmo esteja frio quando for utilizado para temperar os pepinos. Em uma panelinha pequena coloque o açúcar. 









Misture o vinagre e ligue o fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta com o calor do fogo e se misture ao vinagre.





O molho estará pronto quando todo o açúcar tiver dissolvido. Desligue o fogo e remova o molho da panela colocando em um recipiente aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita.







Corte os pepinos em lâminas bem finas em um prato fundo grande o suficiente para a quantidade de pepinos que você vai fazer.





Veja a espessura ideal das fatias de pepino na imagem ao lado.






Coloque o sal e misture bem aos pepinos. Os pepinos vão desidratar liberando muita água.




Disponha as fatias de pepino em um escorredor grande, coloque um prato embaixo para escorrer o líquido e  deixe descansar por 15 minutos.





Passado o tempo, enxague os pepinos em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema bem com as mãos para retirar todo o excesso de água que ainda sobrou. Seque com um papel toalha para deixar os pepinos mais sequinhos antes de colocar os temperos.





Coloque os pepinos em uma saladeira grande e funda, adicione o molho de vinagre e se desejar coloque umas gotinhas de óleo de gergelim. Isto é opcional, use se quiser. Finalize a salada com o gergelim que foi previamente tostado. Se quiser utilizar pimenta do reino, coloque no final. Sirva em seguida. 


ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA! 

173 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Liliane,

      Que bom que gostaste da receita, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Vou fazer parece ser muito boa huuuuuu

      Excluir
    3. Olá amigo(a), tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário, se fizer a receita, volta para me contar como ficou. Espero que gostes! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
    4. Ja e a segunda vez que faço...ficou maravilhoso e rende mt

      Excluir
    5. Essa salada de pepino é uma delicia.

      Excluir
    6. Oba!
      Vou fazer também! Estava mesmo querendo aprender a fazer algo diferente com pepino

      Excluir
    7. Fiz e ficou delicioso. Fiz com outro molho também.Mel e limão galego.Melhor ainda.

      Excluir
    8. Obrigada pela receira

      Excluir
    9. Olá Daniele, tudo bem?

      Obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    10. Boa noite Silene, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog. Volte sempre para me visitar, abraços,

      Lori Ellis

      Excluir
    11. Boa noite Eugênia, tudo bem?

      Quando fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
    12. Maravilhoso! Obrigada pela receita!

      Excluir
    13. Muito boa e fresca !
      Obrigada por partilhar.
      Nelly

      Excluir
    14. Oi Nelly, tudo bem?

      Fico muito feliz em saber que gostaste da receita e agradeço muito pela tua visita e comentário. Esta receita é a mais visitada de todo o blog. Todo mundo gosta e eu fico muito feliz em poder dividir e motivar as pessoas a experimentar também. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
    15. Oi Eugênia, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pelo recadinho. Fico feliz que gostaste da receita e vais experimentar. Me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Eu adoooro essa saladinha! Amei o passo a passo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora,

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Eu fiquei super feliz em fazer esta salada em casa. Ficou realmente uma delícia e foi muito mais fácil de fazer do que eu imaginei. Que bom que tu gostou do passo a passo.

      Um grande abraço, venha sempre me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Irei fazer hoje
      Adoro sunomomo
      Farei uma supresa para minha namorada

      Excluir
    3. Boa noite Ricguima, tudo bem?

      Que legal, vai ser uma surpresa maravilhosa! Obrigada por escrever comentando. Adorei saber, e espero que ela fique muito feliz com este carinho que vais fazer para ela. Me conta depois como ficou a tua salada e como foi a surpresa! Um grande abraço e felicidades para os dois!

      Lori Ellis

      Excluir
    4. Delicia,so que ficou um pouco salgada,errei um pouco

      Excluir
    5. Oi Lucia, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Que bom que gostaste da salada, pena que ficou um pouco salgada. Da próxima vez enxágua mais os pepinos para retirar melhor o sal e deixar um sabor mais agradável. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
    6. Oi Daniele, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, agradeço muito pela visita e comentário. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
    7. Adorei gosto muito de pepino muito bom

      Excluir
    8. Estou tentando fazer amo essa salada

      Excluir
  3. Olá!
    Grata por compartilhar a receita. Estava há tempos pensando em fazer isso em casa.
    Desculpe pelas perguntas tolas, mas...
    Quanto ao vinagre... precisa necessariamente ser de arroz? Não posso usar nada mais convencional, como o de maçã?
    E o açúcar? Quais podem ser usados?

    Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Fico feliz que gostaste da receita, e pode ter certeza que é muito simples de fazer. Eu gosto de fazer o passo a passo com fotos porque facilita muito. Todas as receitas que estou fazendo agora tem as fotos de todo o passo a passo. Somente as receitas mais antigas não tem porque eu não tinha uma máquina fotográfica boa para fazer as fotos à medida que preparo as receitas.
      A receita original usa vinagre de arroz, mas não vejo nenhum problema em usar vinagre de maçã. Eu usaria caso não tivesse mais vinagre de arroz em casa. Quando fiz esta receita tinha um pouco ainda e foi o que eu utilizei.
      Hoje quero repetir esta receita e não tenho mais vinagre de arroz. Vou fazer com vinagre de maçã, acho que vai ficar ótimo também.
      Quanto ao açúcar eu utilizei o demerara, aquele mais escuro. Não uso nada refinado, e acho que podes usar qualquer açúcar para esta receita, menos o açúcar mascavo que eu acredito que vai alterar o sabor final.
      Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço, Feliz Ano Novo!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi depois de pronta escore pra comer ou ela pode ser consumida aos pouco
      Meu zap 67 984720740 to em duvida

      Excluir
  4. Fantastico...estava louca atras dessa receita! Obrigada por publicar!,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Fico feliz, e espero que te inspire para fazer a receita. Eu fiz hoje para o nosso jantar de Ano Novo e ficou maravilhosa. Quanto mais eu faço esta salada, mais gosto, e sempre me surpreendo com o sabor tão maravilhoso desta saladinha tão simples e especial.
      Um grande abraço para ti, Feliz Ano Novo e muito obrigada pela visita!
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Nossa obrigada! Eu já comi, e não tinha idéia, de como fazer... Valeu!

      Excluir
    3. Parece muito boa e saudável esta salada vou fazer em casa pra familha

      Excluir
  5. Fiz a receita e adorei. A única coisa é que guardei de um dia para outro e aguou muito. Tem alguma forma de guardá-la para não juntar muita água? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, fico feliz em saber, e agradeço por escrever comentando. Esta salada não fica boa se guardar de um dia para o outro, o ideal é consumir no mesmo dia em que for feita para manter o frescor e a crocancia do pepino. Mas se quiseres experimentar guardar de um dia para o outro da próxima vez que fizeres, eu sugiro que coloques a salada sobre uma peneirinha de plástico e a peneira em cima de um pote onde possa escorrer a água que se formar. Cubra isto com um plástico filme e quem sabe dá certo... eu nunca fiz assim, até porque aqui em casa nunca sobrou esta salada, mas foi a única maneira que imaginei que possa dar certo.

      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita!
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Eu sempre fiz um monte pra sobrar. Coloco em um pote de vidro, de conservas e dura um tempão na geladeira.

      Excluir
    3. Eu sempre deixo 12h na geladeira antes de consumir pq senão fica muito ácido.

      Excluir
    4. Oi Bia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelas dicas. Eu fiz ontem e deixei no vidro tampado na geladeira para servir hoje. Aprendi com as dicas postadas aqui que fica mais gostoso no outro dia. Muito bom, adoro esta saladinha.
      Adorei a tua visita, obrigada por acompanhar o blog. Abraços,

      Lori Ellis

      Excluir
    5. Oi Omo Adê, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Que bom que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
    6. so nao entendi se e para botar 1 colher de sopa de acucar e sal juntos iria ficar muito salgado

      Excluir
    7. so nao entendi se e para botar 1 colher de sopa de acucar e sal juntos iria ficar muito salgado

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita e comentário!
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Nossa deu água na boca, eu não conhecia mais vou fazer pra experimentar, amo saladas agridoce e amo pepino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Que bom que gostaste da receita, se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Obrigada por acompanhar o blog, um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá, que maravilha sua receita ! Eu queria muito aprender pois aprecio demais essa saladinha deliciosa .Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, tudo bem?

      Fico muito feliz que gostaste da receita. É tão simples e deliciosa demais. Sou viciada nesta saladinha, para mim é a melhor salada de pepinos.
      Espero que faças também, e fico feliz em poder te inspirar a fazer em casa.
      Obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá. Acho que deve ter havido um engano nos ingredientes... uma colher de sopa de sal para apenas um pepino é muita coisa! Imagino que seja uma colher de café, não é? Eu costumo fazer com uma mistura de partes iguais de saquê, vinagre de arroz e água. Só com vinagre me parece ácido demais. Quanto ao óleo de gergelim, creio que seja obrigatório para dar aquele saborzinho típico. Só com as sementinhas a magia não acontece. Além disso, é preciso ressaltar que tem que ser o óleo de gergelim torrado. Outra dica útil: vale a pena ter o trabalho só uma vez e preparar logo uma tigela cheia, com 5 ou 6 pepinos. Isso porque essa conservinha resiste muito bem a pelo menos uma semana na geladeira, se mantida em frascos de vidro bem fechados. A adição de saquê à receita favorece essa ideia, pois promove uma discreta fermentação que deixa o pepininho muito melhor no dia seguinte do que na hora do preparo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada pela visita, comentário e dicas tão preciosas. Como descrevo na receita esta é a primeira vez que eu fiz, e simplesmente adorei. Já tinha experimentado em restaurantes, mas nunca fiz em casa. Para fazer esta receita eu fui em busca de informações, e li a respeito do saquê. Não usei porque não tinha e por isto nem mencionei na receita. Achei ótimo da maneira que eu fiz, não achei muito amargo não. Quanto ao sal eu realmente usei uma colher de sopa rasa para um pepino bem grande, e depois dei uma rápida enxaguada para remover o excesso. O óleo de gergelim que eu usei é torrado, e ficou uma delícia. Vou ver se compro saquê para experimentar da próxima vez que fizer, e vou colocar menos sal e ver como fica.
      Obrigada pela dica de conservar na geladeira, adorei e vou comprar muitos pepinos para fazer. Não sabia que era possível guardar. Bom demais saber, adoro esta salada e com certeza depois das tuas dicas vou aprimorar e quem sabe chegar mais próximo da original que eu sei que é maravilhosa.
      Obrigada pela visita, pelas dicas super valiosas que com certeza acrescentaram muito ao meu parco conhecimento sobre esta receita tão especial.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Anonimo.Obg pelas dicas. Qdo Vc mistura em partes iguais de saquê, vinagre de arroz e água, leva ao fogo com o acucar, no mesmo procedimento da receita da Lori???

      Excluir
    3. Alguém sabe qual açucar devo usar?

      Excluir
  10. Sunomono é maravilhoso ... deixando "curtir" de um dia para o outro fica ainda mais saboroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Atmah Manu,

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e deixar este recadinho. Adorei saber, valeu pela dica. Eu estou aprendendo e com certeza estas dicas de vocês são maravilhosas. Da próxima vez que eu fizer vou deixar curtindo sim. Deve ficar maravilhoso.
      Um grande abraço, adorei a visita e a dica!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Muito boa a receita, estava procurando... Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luckx3, tudo bem?

      Que legal, esta receita é ótima e muito simples de fazer, espero que gostes. Obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita. Fico feliz que gostaste.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Acabei de testar aqui!
    Aprovadíssimo! :)
    Obrigada pelo passo a passo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, tudo bem?

      Que legal, fico feliz que gostaste da receita! Muito obrigada pelo carinho de escrever comentando e por acompanhar o blog! Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Faz sim, fica maravilhosa. Depois me conta se gostaste. Muito obrigada pela visita e comentário, e também agradeço muito por acompanhares o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?

      Faz e depois me conta se gostaste. Eu sou literalmente viciada nesta saladinha deliciosa. Hoje mesmo vou fazer de novo. Bom demais!
      Um grande abraço, obrigada pela visita, venha mais vezes bater um papo comigo!

      Lori Ellis

      Excluir
  15. Olá, posso fazer essa salada usando nabos no lugar do pepino ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, tudo bem?

      Eu acredito que pode sim, deve ficar uma delícia. Já pensei em fazer com rabanetes também. Claro que se mudarmos o ingrediente principal já não é mais sunomono, mas pode ficar delicioso também. Tem uma saladinha japonesa tipo conserva com rabanetes que eu quero fazer em seguida.
      Se fizer com nabos volta para me contar como ficou, fiquei curiosa, achei uma ótima ideia, e acho que deve ficar muito boa.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e comentário.
      Lori Ellis

      Excluir
  16. Respostas
    1. Oi Mile, tudo bem?

      Que legal, fico feliz em ter te inspirado a fazer a receita. Espero que goste, e se puder volta aqui para me contar como ficou.
      Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Adoramoa está receita. Usando vinagre de arrozou saquê fica melhor ainda. Use açúcar demerara orgânico, fica mais saudável e não altera o sabor. Adoramos servir em churrascos tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nidia, tudo bem?

      Eu simplesmente amo esta receita, é tudo de bom. Ainda quero fazer com saquê, assim que encontrar um bom vou comprar. E quanto ao açúcar eu sempre uso o demerara orgânico. Alías, a grande maioria dos ingredientes que uso são orgânicos, o que eu considero super importante. Não uso nenhum produto refinado aqui em casa, especialmente o açúcar refinado que é uma péssima opção. Um grande abraço, obrigada pela visita, recadinho e dicas.

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Respostas
    1. Oi Gil, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! Que bom que gostaste da receita, fiquei muito feliz com o teu recadinho e agradeço por acompanhares o blog. Se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  19. Apesar de minha origem italiana, adoro comida japonesa e esse passo a passo do sunomono está fantástico. Obrigado por esse presente! Já fiz e vou fazer sempre a receita. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Blog Sabore",

      Muito obrigada pelo recadinho tão simpático. Fico muito feliz que gostaste da receita e vais fazer sempre. Eu adoro esta saladinha e sempre que posso faço aqui em casa. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  20. Respostas
    1. Olá amiga,

      Muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita, fiquei feliz em saber. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog. Venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  21. Respostas
    1. Olá amigo,

      Que bom que gostaste da receita, se fizeres me conta como ficou. Muito obrigada pela visita e comentário. abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  22. Nivaldo é isso meu nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nivaldo, tudo bem?

      Imagino que tu seja a pessoa do comentário anterior. Seja bem vindo e muito obrigada por acompanhar o blog. abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  23. hummmm!! vou faz esse fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara,

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Se fizeres me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço, obrigada pela visita e comentário!
      Lori Ellis

      Excluir
  24. Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Não saberia te informar se isto é possível porque eu não uso nenhum tipo de adoçante. Talvez fique bom, mas tem que experimentar para saber. Eu sempre faço da maneira tradicional. Em casa eu uso pouquíssimo açúcar, mas realmente eu não gosto de adoçante. Sei que tem uns adoçantes em pó de uso culinário que podem ser utilizados em bolos o outras receitas que vão ao fogo. Quem sabe tu experimentar fazer com um destes. Eu acredito que é a única opção. O açúcar nesta receita é para dar o sabor agridoce, que se consegue junto com o vinagre. Pode ser que fique bom. Se fizeres volta aqui para me contar como ficou, espero que dê certo e que gostes da receita.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  25. Respostas
    1. Oi Digi, tudo bem?

      Eu sempre uso açúcar granulado orgânico, daquele bem escuro. Nunca uso refinado. Como o açúcar ferve junto com o vinagre mesmo que seja mais grosso, granulado, não tem problema porque acaba derretendo na fervura. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog. Espero que goste da receita se fizer. Obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  26. Lori
    Adorei sua receita, super pratica.
    a minha receita tem mais ingredientes
    Parabéns pela receita
    Abraços

    Izabel Cristina

    ResponderExcluir
  27. Oi Izabel, tudo bem?

    Que bom que tu gostou da receita, é muito prática de fazer e deliciosa. Eu adoro esta saladinha. Me conta como é a tua versão, fiquei curiosa. Sei que tem algumas pessoas que colocam saquê na salada, mas eu nunca experimentei com saquê. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha mais vezes, vou adorar trocar ideias contigo!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  28. Olá, por quanto tempo posso guardar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu já deixei na geladeira no máximo por 5 dias e estava ótimo ainda. Eu não tenho muita certeza do prazo máximo que se pode guardar na geladeira, mas 5 dias eu posso te garantir que pode sim. Como é uma conservinha e o vinagre é fervido com o açúcar, isto ajuda a conservar por mais tempo. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  29. Qual o melhor açucar para utilizar nesta receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      Eu sempre uso açúcar granulado orgânico, daquele bem escuro. Nunca uso refinado. Como o açúcar ferve junto com o vinagre mesmo que seja mais grosso, granulado, não tem problema porque acaba derretendo na fervura. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog. Espero que goste da receita, e se fizer me conta como ficou!

      abraços e obrigada pela visita,
      Lori Ellis

      Excluir
  30. Olá, adorei a receita w o blog. Posso substituir o vinagre de arroz por vinagre de álcool ou balsâmico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Que bom que gostaste. Eu nunca usei vinagre balsâmico, não poderia te dizer se fica bom. Acho que o sabor acentuado do balsâmico pode alterar a receita, mas isto não significa que não vai ficar boa. Entre os dois vinagres, eu usaria o de álcool porque acredito que vai ficar mais parecido com o de arroz, e não vai alterar o sabor original da salada. Se fizer, me conta como ficou, espero que gostes! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  31. Obrigada por compartilhar. Costumo fazer esta salada com abobrinha(aquela italiana), só precisamos inventar um nome bem original para ela, experimente vc também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Adorei a tua sugestão, vou experimentar fazer com abobrinha italiana. Já fiz muitas vezes salada de abobrinha mas nunca preparei como o sunomono. Deve ficar uma delícia, obrigada pela dica. Um grande abraço, venha sempre me visitar e trocar ideias comigo, vou adorar te receber aqui novamente.

      Lori Ellis

      Excluir
  32. Eu sempre fiz com 3 pepinos, 2 colheres de acucar, 1 colher de sal e uma lata de cerveja. Deixo na geladeira e no outro dia espremo e coloco gergelim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga. Que legal esta dica de fazer com cerveja. Nunca experimentei. Deve ficar muito boa esta variação. Obrigada pela visita e sugestão, adorei e quando eu fizer faço uma postagem comentando. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  33. Adorei o seu toque pessoal colocando gergelim. Eu já a conhecia e faço regularmente com vinagre balsâmico; também fica muito bom. O meu toque pessoal: coloco cebola cortada hiperfina e junto ao pepino. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada pelo comentário. Eu adorei saber que fica bom com vinagre balsâmico. Uma leitora perguntou e eu acabei de responder que não sabia se ficava bom. Agora eu tenho a resposta, muito obrigada. A cebola como falas também deve ficar muito boa, valeu pelas dicas! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  34. Respostas
    1. Olá Vitor, tudo bem?

      Eu sempre uso açúcar granulado orgânico, daquele bem escuro. Nunca uso refinado. Como o açúcar ferve junto com o vinagre mesmo que seja mais grosso, granulado, não tem problema porque acaba derretendo na fervura. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  35. Não entendi a parte de dissolver o açúcar, misturando com o vinagre, levar ao fogo, e, depois agregar ao vinagre, de novo.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Eu quis dizer que quando o vinagre ferve com o açúcar, dissolve e agrega, se mistura. Modifiquei um pouco o texto para ficar mais fácil de entender. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  36. Olá
    Me ajudem eu ja fiz num restaurante japonês no qual fiz estagio, porém o molho eu nao preparava mas lembro de ver agua ajinomoto açúcar mas nao lembro o q mais.
    Teria uma outra receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinete, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu desconheço outra variação desta receita. Não usaria ajinomoto porque não acho que o glutamato monossódico seja uma opção saudável. Eu acho que o açúcar com o vinagre, e o sal, são suficientes para se conseguir um resultado excelente nesta receita.
      Pode ser que os restaurantes utilizem ajinomoto para acentuar o sabor. Mais um motivo para fazer em casa e usar apenas ingredientes naturais, sem ajinomoto. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  37. SALADA FICOU PERFEITA, ESSE SABOR AGRIDOCE EXPLODE NA BOCA,OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neide, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Fiquei muito feliz que gostaste e adorei o modo como descreves a salada, é bem isto mesmo, uma verdadeira explosão de sabor! um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  38. Olá, Lori. Poderia me tirar uma duvida? Vc mencionou 2 colh de sopa de gergelim branco e preto(tostado).Entao eu separo 1 colher do branco (do jeito que compra) e 1 colher eu tosto na frigideira,isso???pode explicar melhor.Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu usei uma colher de cada um deles, branco e preto, porque tinha em casa. Pode usar somente o branco ou o preto se preferir, e a quantidade é uma sugestão, se quiser pode aumentar um pouco que fica bom da mesma forma. Tu separas as duas colheres do gergelim que fores utilizar e coloca em uma frigideira para dar uma leve tostada sem utilizar nenhum tipo de óleo. Use fogo baixo e cuide para não queimar. É um processo bem rápido e assim que as sementes começarem a exalar o aroma característico do gergelim, estão prontas, pode desligar o fogo e remover as sementes da frigideira e colocar em um recipiente para utilizar na salada depois de pronta. Espero ter ajudado, se fizer a salada me conta como ficou. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  39. O sunomono ficou delicioso!! Adoro essa salada e te digo que ficou melhor e mais saboroso do que os que eu comi em restaurantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa, tudo bem?

      Que bom saber que gostaste da receita. Eu também achei a que fiz em casa muito mais gostosa do que as que provei em restaurantes. Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, fiquei feliz em saber da tua experiência com esta deliciosa saladinha tão simples e ao mesmo tempo tão especial.
      um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  40. Muito boa a receita. Fica perfeita, como nos restaurantes japoneses. :) Adorei, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga. Fico muito feliz em receber a tua visita, e mais ainda em saber que gostaste da receita. Muito obrigada por acompanhar o blog. Volte sempre me visitar!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  41. Sempre volto aqui pra conferir a receita do sunomomo...eu e meu marido amamos...obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga, tudo bem?

      Que alegria saber que vens sempre aqui. Muito obrigada por prestigiar o meu trabalho. Fico feliz que vocês gostaram da receita. Aqui em casa gostamos muito também, meu marido adora e eu faço com bastante frequência.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  42. Lori, fiz a sua receita de pepino e achei muito gostosa! Nem sempre as receitas nos surpreendem mas a sua ficou perfeita! Obrigada.
    Você tem alguma receita que funcione realmente de chips de abobrinha e de gengibre em conserva? Se tiver, gostaria de experimentá-las.
    Obrigada mais vez, Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga. Muito obrigada pela tua gentileza em escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz em saber que gostaste da receita e agradeço por acompanhares o blog.
      Eu nunca fiz conserva de gengibre, fiquei curiosa e vou pesquisar a respeito para experimentar. Quanto aos chips de abobrinha, eu tenho uma receita ótima e vou te dar o link. O segredo para preparar a abobrinha e não ficar mole e aguada, é cortar as rodelas e colocar em cima de papel toalha e salpicar um pouco de sal em cima. Cobrir com papel toalha e deixar por pelo menos 30 minutos. O sal vai ajudar a remover o excesso de água das abobrinhas. Veja no link abaixo como eu preparo as abobrinhas para fazer chips.

      http://blog.veganana.com.br/2016/09/chips-de-abobrinha-ao-forno.html

      Espero ter ajudado, se fizer os chips de abobrinha escreve me contando se deu certo. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  43. Olá,

    Já fiz essa receita duas vezes e deu super certo! Adorei!!! Eu troquei de água três vezes e não ficou salgado. O segredo é tirar todo o sal e ir provando, para ver se está bom antes de colocar o caldo de vinagre de arroz, pois essa receita tende mais ao doce, por isso os pepinos não podem estar salgados, senão não fica bom.
    Parabéns pelo blog! Sou vegetariana e adoro suas receitas. Essa aí já passei para outras amigas que também adoraram! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, e por compartilhar estas dicas e segredinhos maravilhosos sobre o sunomono. Adorei e da próxima vez que eu fizer vou experimentar fazer assim como falaste. Também agradeço muito por compartilhares o blog com as tuas amigas, muito fofo da tua parte!
      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  44. Eu fiz hoje, ficou ótima. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Que bom que gostaste. Agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar.

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
  45. Bom dia gostaria de saber se fazer com açúcar normal refinado e sal normal dá certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Krislaine, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Eu não uso nenhum tipo de alimento refinado, por não achar que seja uma opção saudável. Mas a receita com certeza vai dar certo se usares o sal e açúcar normais, refinados. Espero ter ajudado, se fizeres a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  46. Respostas
    1. Oi Haroldo, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, se fizer me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  47. 1 colher de sopa de sal, não é muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      A quantidade de sal usada no início da receita não é para temperar a salada, mas para fazer com que o pepino libere água e fique bem crocante no final. Depois que deixares o pepino no sal, tem que enxaguar para retirar o excesso de sal, e então colocar o molho de vinagre e açúcar. Espero ter esclarecido a tua dúvida, se fizeres a salada me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  48. Respostas
    1. Oi Tati, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever. Fico feliz que gostaste da receita e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
  49. Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Que bom que gostaste da receita. um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  50. Acabei de fazer e ficou uma delícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maysa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo retorno sobre a receita. Fico feliz que gostastes! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  51. Oi Lori,
    Sou diabética, posso usar Xilytol no lugar do açúcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Andre, tudo bem?

      O ideal é usar vinagre de arroz, mas se não tiver pode usar vinagre de maçã ou de vinho branco. Só não pode usar vinagre de vinho tinto porque vai alterar a cor do pepino. Não saberia te dizer quanto ao vinagre de álcool, mas com certeza vinagre de maçã ou de vinho branco podem ser utilizados sim. Espero ter ajudado, se fizer a receita volta para me contar como ficou.

      Abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Olá Mari, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca usei o xylitol, mas acho que se puder ser levado ao fogo pode ser usado sim. Não tenho nenhuma experiência com este produto, e portanto não posso te garantir que fique bom. Acho que vale a pena testar para ver o resultado. Se fizer me conta como ficou.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  52. Gostei da receita! Obrigada por compartilhar.
    Abç,
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário. Fico feliz que gostaste da receita, se fizeres me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  53. Ola...Posso usar limão? ?? Odeio vinagre! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu não posso te garantir que fique com com limão porque a receita original é feita com vinagre. Meus filhos odeiam vinagre também e adoraram a salada. Quem sabe tu experimenta, o gosto de vinagre não fica tão acentuado porque o mesmo é fervido com o açúcar. Quanto a fazer com limão, acredito que não vai ficar a mesma coisa. Se fizer de alguma das formas, me conta como ficou, espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  54. Adorei a receita..tudo de bom e meus filhos adoraram..super prático

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Que bom saber que teus filhos também gostaram da receita. Bom demais quando a gente faz uma coisa que eles gostam, não é mesmo? Obrigada por escrever comentando, fico feliz que vocês gostaram. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  55. Acabei de fazer com vinagre de maçã, não sabia que podia ser de álcool que parece mais com o de arroz. Amanhã testo com álcool. Mas ficou delicioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu já fiz com vinagre de maçã por não ter outro em casa e ficou ótimo. Acredito que qualquer vinagre branco fique legal, embora a receita original seja com vinagre de arroz. Me conta o que tu achaste do resultado com o vinagre de álcool, espero que tenha ficado bom também. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  56. Olá, posso usar açúcar refinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, tudo bem?

      Se quiser, pode usar sem problemas. Eu não uso açúcar refinado porque acho que não é uma opção saudável, sempre prefiro o açúcar integral mais escuro. Acredito que o resultado da receita vai ser o mesmo porque como o açúcar é fervido junto com o vinagre, tirando o açúcar mascavo, qualquer outro pode ser utilizado. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  57. oi boa noite.
    queria saber se tem o mesmo efeito se eu usar vinagre de maça ou de alcool e se eu usar sal comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode usar vinagre de maçã ou de álcool sim, eu já usei e ficou muito bom. Quanto ao sal use o que estiveres acostumada a usar para cozinhar. Eu nunca uso sal refinado, gosto muito mais do sal comum, marinho ou do Himalaia. Se fizeres me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  58. Aprendi aqui e faço constantemente e garanto énuma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Muito obrigada por escrever comentando sobre a receita, fico feliz em saber que gostaste. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  59. Até que enfim uma receita com um pepino eu so achava com 2 kg. Fuz e ficou muito bom. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, tudo bem?

      Que bom que tu gostou da receita! Com um pepino grande dá uma porção bem boa de salada que serve duas a 3 pessoas. Faço sempre aqui em casa e adoramos. Fiquei super feliz em ter aprendido a fazer esta receita e poder dividir com vocês. Esta é a receita mais visitada do blog, uma grande satisfação para mim. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  60. Amo essas saladas japonesas a de acelga também é maravilhosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudete, tudo bem?

      Eu também adoro saladas japonesas, tudo de bom! E esta de pepino é sensacional. Adoro os molhos japoneses. Fico feliz que gostaste da receita e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  61. Receita maravilhosa e muito bem explicada pra gente que nem eu que mal sabe fritar um ovo hahaha
    Não sou vegano e nem vegetariano, mas estou tentando mudar meus hábitos alimentares gradualmente. Fiz essa receita e gostei bastante. Pretendo fazer mais vezes.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Fico feliz que tenhas gostado da receita. Gosto de explicar muito bem e sempre que possível fazer fotos do passo a passo das receitas para facilitar o entendimento dos leitores. Que bom que estás começando a mudar os teus hábitos alimentares, bom saber que de alguma forma as minhas receitas estão ajudando a te inspirar neste caminho. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  62. Fiz e adorei. Excelente receita. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, tudo bem?

      Obrigada por escrever comentando sobre a receita. Esta é uma das minhas saladas preferidas, simplesmente adoro! Fico feliz que gostaste também. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  63. Farei,pq sempre que fiz suas receitas,deram certo
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Adorei saber que as receitas do blog que experimentaste tiveram um bom resultado. Se fizer esta salada me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  64. Olá Lori Ellis,que bela e certamente deliciosa e saudável salada! Amei! Adoro saladas. Não sou vegano, mas procuro consumir alimentos o mais naturais possível, pois percebo o quanto me deixam bem. Tenho assistido alguns cursos sobre alimentos naturais e me encantam as receitas de folhas e legumes. Obrigada por esta maravilhosa salada, Vou fazer, pois sempre disponho de todos os ingredientes para uma boa salada. Grande abraço. A partir de hoje visitarei sempre o seu blog. Iza Figueroa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iza, tudo bem?

      Fico muito feliz em saber que mesmo não sendo vegano, estás em busca de uma alimentação saudável. Este é o primeiro passo, a conscientização e a busca do conhecimento como estás fazendo. Parabéns, continue assistindo cursos e lendo sobre a alimentação natural e viva. Com certeza isto vai enriquecer a tua vida com mais saúde a partir de pequenas mudanças dos hábitos alimentares. Se fizer esta salada me conta como ficou. Espero que gostes, é uma das que eu mais gosto! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  65. Parabéns, ficou Show de bola, fiz como mandou e ainda acrescentei gengibre ralado, ficou bom demais.
    Paulo Borges Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Deve ter ficado uma delícia com o gengibre ralado, da próxima vez vou experimentar, adorei a dica, obrigada! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  66. Muuuito legal!! Alguém já havia me dito que fez e não havia conseguido (duvido que tenha sido a sua receita), que seria difícil. Fiz hoje e ficou deliciosa, vou fazer à baldes e deixar na geladeira! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia, tudo bem?

      Que legal, fico muito feliz que gostaste da receita! Eu tive uma certa dificuldade de fazer pela primeira vez, por este motivo depois que me senti confiante achei melhor fazer um passo a passo para facilitar a vida de quem quiser fazer. Eu sempre faço uma quantidade maior e guardo na geladeira também, fica uma delícia!
      Um grande abrazo, adorei a tua visita, venha mais vezes e muito obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  67. Estou fazendo pela primeira vez agora gostei muito de sua receita lavei bem o pepino pra retirar o sal e quanto mais espremo mais agua sai!!! sera que o processo com o gengibre é o mesmo ? muito bom , obrigado e tudo de bom querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frederico, tudo bem?

      O pepino realmente tem muita água e o sal ajuda a liberar esta agua deixando a salada bem crocante. Eu nunca fiz com gengibre e não saberia te dizer se é a mesma coisa. Já fiz a mesma receita com rabanetes e ficou deliciosa. Me conta o resultado, espero que tenha ficado muito boa e que tu tenhas gostado. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  68. Olá amigo,

    Muito obrigada pelas informações sobre o Xilitol. Muito bom saber, vai ajudar a tirar as duvidas de muitas pessoas. Eu não conheço, nunca usei.
    Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e colaborar com esta postagem.

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  69. Oi Lori!
    Fiz a receita com vinagre de limão e açúcar cristal e ficou muito bom também. Deliciosa receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cícera, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico muito feliz em saber que gostaste. Esta salada é tão simples de fazer e fica muito deliciosa. É uma das minhas favoritas e sempre que posso eu faço aqui em casa. Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  70. A desculpa não coloquei meu nome Cícera Leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cícera,

      Eu vi a tua mensagem com o nome e já respondi acima. Obrigada por vir me visitar, venha mais vezes e me conta se fizer mais alguma receita.

      Abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis