Por Lori Ellis /Veganana
O ágar-ágar para preparar queijos veganos deve ser o pó branquinho de sabor neutro. Não use flocos ou outro tipo de algas porque podem deixar gosto forte no queijo.
Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 1 queijo pequeno
Preparação: 45 min
INGREDIENTES
- 1 xícara e meia de água fria
- 5 colheres de chá de ágar ágar em pó
- 1/2 xícara de resíduo do leite de amêndoas
- suco (sumo, caldo) de limão a vontade
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- ervas aromáticas a seu gosto ( páprica, salsinha desidratada... etc)
- pimenta (de preferencia moída na hora) a seu gosto
Leia com muita atenção esta receita antes de preparar.Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar ágar que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes preparados e medidos para quando necessitar.
Comece preparando o prato onde vai colocar o queijo depois de pronto. Use um pirex de vidro no formato que preferir. Não coloque o queijo para modelar em recipiente de plástico. Pode usar louça, vidro, ou qualquer outro material menos metal e plástico para modelar e armazenar o queijo. Unte
este recipiente com azeite de oliva extra virgem e coloque as ervas e temperos que desejar no fundo do prato acomodando bem. Você pode dar uma giradinha no prato para espalhar as ervas. Reserve e comece a preparar a receita do queijo.
PARA O QUEIJO
O Nutritional Yeast é um ingrediente opcional e não faz muita diferença no resultado da receita a não ser no sabor. Por ter um delicioso sabor acastanhado que lembra o queijo, o Nutritional Yeast é especial para preparar receitas veganas, mas você não tiver, não se preocupe, a receita vai dar certo, e basta que você tempere bem para que o queijinho fique muito saboroso.
IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na água fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.
Em uma panela pequena coloque a água fria e misture o agar-agar até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre ate ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela da boca do fogão. Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite. A quantidade do limão fica a seu gosto. Coloque no recipiente de vidro que foi previamente untado e preparado com as ervas e temperos. Tampe e leve a geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de cortar. Sirva gelado acompanhado de torradinhas ou crackers. Este queijo pode ser fatiado, mas não pode ser ralado. É um queijo cremoso de consistência mais firme.
Quanto tempo dura? :-)
ResponderExcluirOlá amigo (a),
ExcluirEste queijo dura na geladeira no máximo 5 dias. Para uma melhor durabilidade o ideal é conservar em embalagem de preferência de vidro com tampa, tipo um pirex. Eu não aconselho armazenar o queijo em recipiente plástico. Pode ser vidro ou louça. Se fizer a receita vem me contar como ficou.
Um grande abraço, volte sempre!
Lori Ellis
Esse resíduo do leite é aquele farelo que sobra quando se faz o leite???
ResponderExcluirBoa noite Viviane, tudo bem?
ExcluirO resíduo do leite é a parte sólida que sobra quando se faz o leite de amêndoas. Este resíduo pode ser utilizado para muitas receitas, e fica maravilhoso para fazer queijos veganos.
Se fizeres a receita me conta como ficou. Espero que gostes! Muito obrigada por acompanhar o blog, volte mais vezes para me visitar!
abraços
Lori Ellis
boa noite
ResponderExcluirgostaria de saber sobre o residuo de amendoa, como eu consigo?
obrigada
Patricia
Boa noite Patricia,
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O resíduo da amêndoa é a parte sólida que sobra depois que se faz o leite de amêndoas. Este resíduo fica maravilhoso para preparar pastinhas, queijos veganos e muitas outras receitas.
Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.
Um grande abraço, obrigada pela visita!
Lori Ellis
O nutritional yeast pode ser substituído por levedo de cerveja? Na mesma quantidade? Será que muda muito o sabor da receita? Bjos
ResponderExcluirOi Marina, tudo bem?
ExcluirO nutritional yeast pode ser substituído pelo levedo de cerveja apenas pelo valor nutricional que agrega à receita. O levedo de cerveja tem o valor nutricional muito aproximado do nutritional yeast, porém o sabor é bem diferente. Ao passo que o nutritional yeast tem um sabor suave e acastanhado que lembra o queijo, o levedo de cerveja tem um sabor mais forte e acentuado e pode alterar o sabor da receita se usado na mesma quantidade indicada para o nutritional yeast. O que pode acontecer é de o levedo de cerveja deixar o queijo meio amargo, e portanto eu recomendo que se fores utilizar o levedo, use a metade da quantidade apenas para enriquecer o valor nutricional do queijo. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.
Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, e se fizer a receita, volta para me contar como ficou!
Lori Ellis
Gostaria de saber o que é resíduo sólido.Obrigada
ResponderExcluirOlá Conceição, tudo bem?
ExcluirO resíduo do leite é a parte sólida que sobra quando se faz o leite de amêndoas. Quando tu prepara o leite e coa na peneirinha, separa o líquido do sólido. O líquido é o leite e o sólido é o que sobra, é o resíduo. Este resíduo pode ser utilizado para muitas receitas, e fica maravilhoso para fazer queijos veganos e pastinhas temperadas. Pode também ser utilizado para fazer cookies, bolos e pães. Se fizeres a receita me conta como ficou. Espero que gostes! Muito obrigada por acompanhar o blog, volte mais vezes para me visitar!
abraços
Lori Ellis
Olá, o resíduo de amêndoas tem que ir ao fogo (cozido) ?
ResponderExcluirOi Caren, tudo bem?
ExcluirO resíduo não vai ao fogo, tu somente vais colocar no fogo o agar agar conforme as instruções da receita e depois mistura no liquidificador com o restante dos ingredientes. O resíduo pode ser cru mesmo, mas deve ser liquidificado para ficar uma massa uniforme e fazer um queijinho mais bonito.
Espero ter esclarecido a tua dúvida. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes.
Um grande abraço
Lori Ellis
Acabei de fazer ! Oremos ! Rs
ResponderExcluirOi Maria Helena, tudo bem?
ExcluirE aí, me conta como ficou, fiquei super curiosa! Espero que tenha ficado muito bom e que tu tenha ficado feliz. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
Lori Ellis
Oi...tudo bem?
ResponderExcluirTentei fazer um queijo vegano só com o leite de amendoas depois de coado e com o agar-agar e temperos. Mas não solidificou nunca, nem mesmo pondo na geladeira de um dia pro outro.O que pode ter dado errado?
Já a "ricotinha" que fiz com os resíduos sólidos (sem o agar - agar) ficou ÓTIMA!!!
oBRIGADO.
Olá Childerico, tudo bem?
ExcluirSeja bem vindo e obrigada por acompanhar o blog. Tu ferveu o agar-agar pelo tempo indicado? Tem que deixar levantar fervura na água, e depois que levantar fervura contar dois minutos, mexendo sempre. Depois disto misturar ao leite vegetal e temperos que vais utilizar. Se seguiste as orientações da receita, não tem como dar errado. Usar a quantidade indicada, ferver o agar-agar e depois misturar, sempre dá certo. Endurece muito rapidamente, e eu sempre coloco uma notinha nas receitas com agar-agar para que as pessoas tenham o cuidado de preparar rapidamente para que não endureça antes de colocar na forma.
Que tipo de agar-agar utilizaste? Se quiser escrever novamente me dando mais informações, talvez eu consiga te ajudar a entender o porque teu queijo não ficou firme. Espero de alguma forma ter ajudado, e agradeço pela visita e comentário, volte sempre!
abraços
Lori Ellis
No lugar do Agar- agar pode usar gelatina sem sabor..não sei aonde encontrar este produto..obrigada.
ResponderExcluirOlá amiga, tudo bem?
ExcluirA gelatina sem sabor é um produto de origem animal, e se usares, a receita não vai mais ser vegana. O agar-agar pode ser encontrado em mercados de produtos importados, e se quiser dar uma olhadinha, nós vendemos na nossa loja online, e entregamos para todo o Brasil. Rende muito, porque uma pequena quantidade é suficiente para fazer um queijo, além de ser possível preparar deliciosas sobremesas com ela. Veja o nosso agar-agar no link abaixo.
http://loja.veganana.com.br/home/87-agar-agar-now-foods.html
Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!
abraços
Lori Ellis
Boa tarde,
ResponderExcluirNo lugar do residuo do leite de amendoas da pra usar o residuo do leite de amendoim?
Muito Obrigada!
Oi Carla, tudo bem?
ExcluirPode usar sim, vai ficar delicioso. Siga a receita conforme as instruções acima, apenas trocando o resíduo por amendoim. O sabor vai ficar diferente, mais acentuado, mas com certeza vai ficar muito gostoso. Me conta como ficou quando fizeres. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis