Maçãs Desidratadas

Uma deliciosa e saudável alternativa de snack que você pode preparar e levar para aqueles momentos de fominha fora de casa. Muito fácil de fazer, pode ser feito no desidratador ou no forno do fogão em temperatura não superior a 50C.


Você vai precisar de maçãs orgânicas firmes e de boa qualidade, bem lavadas e secas, com casca. Lave bem as maçãs em água corrente uma a uma e coloque em uma bacia grande com água. Depois disto corte 1 limão grande e esprema na água com as maçãs. Deixe descansar por uns 15 minutos e depois enxague muito bem e coloque as maçãs em um escorredor. Depois disto e só secar com papel toalha e estão prontas para ser utilizadas.

Este processo de higienização com limão é excelente e pode ser utilizado para lavar frutas e verduras. Veja as informações completas sobre este processo de higienização no site Doce Limão.

Caso não conseguir maçãs orgânicas, remova a casca antes de usar, após o processo de higienização.

Corte a maçã ao meio e remova as sementes. Corte então em fatias de tamanho médio procurando cortar mais ou menos do mesmo tamanho e espessura. Caso preferir também pode cortar em anéis removendo com a ponta da faca as sementes e a parte interna. Fica muito bonito o efeito. Caso preferir corte as fatias em formato de meia lua. Fica lindo também.

Tenha a mão uma vasilha com água e limão na proporção de 1/4 de xícara de limão para cada xícara de água filtrada e a medida que vai fatiando mergulhe as fatias nesta mistura. Este processo vai evitar a oxidação que torna as maçãs escuras quando expostas ao ar além de provocar perda de vitaminas. A quantidade de água com limão devera ser suficiente para cobrir as fatias de maçãs. Deixe as fatias mergulhadas nesta mistura por mais ou menos 8 minutos. Após isto remova e utilize conforme as instruções abaixo.  


USANDO O DESIDRATADOR CONVENCIONAL


Se você tem um desidratador fica mais fácil. Disponha as fatias de maçã em uma única camada alinhando-as uniformemente nas bandejas.  Cuidado para não sobrepor as fatias porque o ar precisa circular livremente entre as fatias. Siga as instruções do aparelho deixando desidratar pelo tempo indicado. Quando as fatias estiverem prontas a aparência e de um papel, firme  porem macio e maleável. No caso do desidratador que eu uso (Excalibur) , minhas maçãs ficam prontas em uma media de  12 a  24 horas.






DESIDRATADOR SOLAR

Caso você não tiver desidratador convencional, existe a possibilidade de improvisar um  desidratador solar. Se onde você mora tem sol em abundancia, e super simples. Com um pouco de tempo, boa vontade e habilidade você pode construir o seu próprio desidratador solar. Existem alguns sites na net que ensinam como fazer estes desidratadores caseiros. E mais simples do que você imagina. Para quem mora em lugares quentes esta é a opção ideal.


DESIDRATANDO NO FOGÃO

Caso você não tenha desidratador e não queira ou não possa fazer um em casa, e possível também desidratar alimentos no forno do fogão em temperatura de no máximo 50C. Certifique-se de que o seu forno convencional atinge este nível de temperatura.

Prepare as frutas conforme as indicações acima. Disponha em uma travessa refrataria de preferencia de vidro. Caso não usar vidro e aconselhável que você use papel vegetal se for usar uma forma de metal. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50C. Desligue o forno, leve a travessa com as frutas e mantenha a porta do forno aberta para que a água das frutas evapore.

O ideal é colocar um ventilador perto do forno para permitir a circulação de ar e o controle da temperatura. E necessário manter a temperatura baixa para o processo de desidratação aconteça lentamente. Desta maneira você estará mantendo a integridade nutricional do alimento. A desidratação conserva as enzimas vivas  dos alimentos e também mantem as vitaminas.

O tempo médio para desidratação no forno convencional em baixa temperatura e em media de 20 horas. Você poderá testar a textura das fatias para ver se estão prontas. O ponto ideal é como se fosse um papel, firme porem maleável e com a maior parte da umidade removida.  Se estiver crocante secou demais.


Remova então as fatias do forno ou desidratador e coloque em uma travessa grande o suficiente. Deixe "esfriar" por uns 3 minutos antes de guardar.


Conserve em recipiente de vidro fechado fora da geladeira por até 2 semanas. Caso quiser pode colocar em vidros fechados a vácuo o que vai fazer com que durem mais. Se fizer grande quantidade, pode conservar na geladeira ou ate mesmo congelar. É uma delicia para comer a qualquer hora. Ideal para carregar por onde você for para ter um snack saudável e delicioso.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

2 comentários

  1. Agradeço muito pela dica dessa maravilha. Talvez eu possa produzir para vender e ganhar um dindim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,

      Que legal, fico muito feliz que a minha receita tenha te inspirado a fazer para vender e ganhar um dindin. Desejo muito sucesso caso fizeres.

      Um grande abraco, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis