Scroll down for English version
Uma deliciosa receita de muffin salgado tão fácil de preparar que parece brincadeira. Macios, fofinhos e muito gostosos. Pode-se servir com salada ou até mesmo como aperitivo acompanhado de um molho ou pastinha. Experimente, use os legumes que você mais gosta, aproveite o que tem na geladeira e invente um muffin bem gostoso também. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
Rende 24 unidades
INGREDIENTES PARA O RECHEIO
- 1 cebola media picada
- 1/2 xícara de alho poro picado
- 2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
- 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
- salsa e cebolinha a gosto
- sal e pimenta a gosto
INGREDIENTES PARA A MASSA
- 1 e 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 cebola pequena
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
PREPARO
Coloque a água, o óleo, a cebola, o sal e o açúcar no liquidificador. Bata bem e despeje esta mistura em uma bacia. Misture a farinha. Adicione o fermento por ultimo e mexa sem bater. Coloque os ingredientes do recheio na massa e misture bem. Verifique o sal. Se for necessário acrescente mais uma pitadinha. Cuidado para não salgar muito porque as azeitonas já são bem salgadas. Unte forminhas de muffins ou de empadinhas. Distribua a massa com uma colher.
Rende aproximadamente 24 muffins de tamanho pequeno. Como eu assei no forninho elétrico usei duas formas pequenas porque uma grande não caberia no forno. Mas se você fizer de tamanho grande deve render uns 12 mais ou menos. Caso você não quiser tanta quantidade, faça apenas a metade da receita. Estes muffins podem ser congelados por ate 1 mês.
Leve para assar em forno pré-aquecido em 180C. Asse por mais ou menos 35 minutos ou ate que os muffins estejam dourados. Eles crescem lindos!
Esta é uma receita muito versátil. Você pode variar os ingredientes do recheio colocando legumes, verduras, ervas, temperos de sua preferência. Rendeu 24 mini muffins e ainda sobrou massa e fiz uma pequena tortinha.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Savory Vegetable Muffins
This savory muffin is delicious and so easy to make that any one can do it. It's great as an appetizer as well as for breakfast. You can also serve them with salad with a creamy dip or sauce. The solid remains from juicing can be saved and used to create delicious recipes. You must try this!
Yields
24 units
INGREDIENTS (FILLING)
1 chopped onion, medium
1/2 cup chopped leek
2 TBS red bell pepper, chopped
1/2 cup green olives, chopped
2 TBS chopped parsley
2 TBS chopped scallions
salt and pepper, to taste
INGREDIENTS (DOUGH)
1 1/2 cup water
1/2 cup vegetable oil
1 smal onion
2 cups all purpose flour
1 tsp salt
1 tsp granulated sugar
1 TBS baking powder
DIRECTIONS
Put the water, oil, salt and sugar into the blender. Run on high speed until smooth, pour into a bowl and add flour. Next, add baking powder, stirring gently. Combine filling ingredients mixing well. If needed, adjust salt. Be carefull not to use too much salt since the olives are already salty enough. Spoon the batter into the prepared muffin cups until nearly full.
It yields approx. 24 small muffins. Since I baked in the electric oven, I used 2 small baking tins due to size limitations. If you use a big one, it might yield about 12 muffins. You can also make half recipe in case you don’t want to have so many muffins. They can be frozen for up to a month.
Bake in preheated oven at 356°F for about 35 minutes
or until muffins are golden brown. You can insert a toothpick in the middle to find out if it is done. They rise beautifully as you can see bellow.
This recipe is very versatile. You can create many versions of the same recipe using different vegetables, spices and herbs as a filling. I made 24 mini muffins and there was still some batter
left for a small pie.
All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana's Blog when you share or publish the recipes.
Amei, fiz com farinha de arroz e ficou ótimo!
ResponderExcluirOlá Gabi,
ExcluirQue bom que gostaste da receita amiga!
É muito simples e versátil. Tu podes mudar a farinha, os temperos, os legumes, ervas frescas, enfim.... da pra inventar mil receitas em cima da mesma ideia.
Obrigada por escrever, volte sempre para me visitar!
abraços
Lori Ellis
Demora mais p assar quando é farinha de arroz?
ExcluirOi Babz, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog.
A farinha de arroz vai deixar o muffim um pouco mais quebradiço e talvez não fique tão macio como com a farinha de trigo, mas fica ótimo igual, e o melhor é que não tem glúten.
Quanto ao tempo de forno, vai depender do teu forno. Não acredito que demore mais para assar com a farinha de arroz, mas se fizeres pode controlar o tempo de forno até que os muffins fiquei douradinhos. Eu nunca fiz com farinha de arroz, mas ainda quero experimentar. Deve ficar uma delícia.
Se fizeres, me conta como ficou, e se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente. Espero ter ajudado.
Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
Lori Ellis
Pelo observado até agora, as receitas parecem ótimas, assim que me for possível, farei esta e as demais, organizando um cardápio.
ResponderExcluirOlá amigo (a),
ExcluirObrigada pelo comentário e elogios. Caso fizeres esta ou outra receita do blog, escreve para me contar como ficou e se gostaste. Caso tiver alguma dúvida, fique a vontade para escrever.
um grande abraço,
Lori Ellis
Por favor, como faço para congelar ?
ResponderExcluirOlá amigo (a),
ExcluirPara congelar é simples, basta acondicionar em recipiente próprio para congelamento e armazenar no freezer por no máximo 30 dias. Eu sempre gosto de embrulhar os muffins em papel vegetal antes de colocar dentro do recipiente plástico. Parece que conservam melhor. Quando quiser utilizar, descongele e aqueça no forno por alguns minutos antes de servir. Ficam ótimos.
Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.
um grande abraço
Lori Ellis
Oi Veganinha, tudo bem?
ResponderExcluirBom te ver aqui amiga, muito obrigada pelos elogios. Fico feliz que gostas das receitas.
Cada xícara de farinha equivale a mais ou menos 110g. Então duas xícaras seriam mais ou menos 250 gramas de farinha. Um pouco menos talvez. Mas tu podes verificar a consistência da massa e se for necessário acrescentar mais ou menos farinha.
Esta receita é super versátil e simples, uma pequena quantidade a mais ou a menos de farinha não vai fazer grande diferença.
Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa, escreve novamente.
abraços
Lori Ellis
Olá é a primeira vez que vou fazer este muffin, será que fica bom com abobrinha? Posso ralar ela crua e colocar junto com alguns pedacinhos de toffu? Obrigada, depois conto como ficou....Bjs Penha
ResponderExcluirBoa noite Penha,
ExcluirSeja bem vinda amiga! Pode fazer com abobrinha que eu tenho certeza que vai ficar maravilhoso. A abobrinha deixa a massa bem macia. Tu podes ralar fininha e misturar na massa. Vai ficar ótimo. Pode colocar tofu sim, mas eu aconselho picar miudinho para ficar legal.
Acho que a tua ideia vai resultar em um delicioso e nutritivo muffin. Depois me conta como ficou, espero que gostes.
Adorei tua visita, volte mais vezes!
abraços
Lori Ellis
Obrigada, Lori! Fiz sua receita e ficou deliciosa! Só troquei o pimentao vermelho pelo verde por ser o meu preferido, mas fiz tudo como ensinou e foi super aprovado!
ResponderExcluirOi Sandra,
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada pelo retorno sobre a receita. Fiquei super feliz que fizeste e foi aprovada. Imagino que deve ter ficado muito gostoso também com o pimentão verde. Que bom que gostaste. O bom desta receita é que tu podes fazer muitas variações com ingredientes diferentes usando a mesma massa básica.
Um grande abraço, obrigada pela simpática visita, volte sempre!
Lori Ellis
Bom dia
ResponderExcluirAmei está receita. Já fiz algumas vezes e é sucesso sempre.
Gostaria de saber se VC sabe quantas calorias eles têm.
Obrigada
Grande beijo
Oi Lu, tudo bem?
ExcluirObrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fico feliz que gostaste. Eu não tenho como te informar sobre o valor calórico desta receita porque não sou nutricionista. Para obter esta informação tem que se ter o peso exato e as medidas de tudo o que foi utilizado. Talvez possas conseguir esta informação com uma nutricionista se realmente for importante para ti.
Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Olá! Já fez sem açúcar? Queria entender a função do açúcar nesta receita para ver se posso fazer sem ou trocá-lo... Obrigada ;)
ResponderExcluirOlá amiga, tudo bem?
ExcluirPode fazer a massa sem açúcar que vai ficar boa da mesma forma. Esta receita é uma versão antiga que eu fazia e adaptei ao veganismo. Já fiz sem açúcar e ficou boa. A função do açúcar seria de ativar o crescimento da massa, mas pode acreditar que não faz diferença nenhuma se não utilizares.
Se fizer a receita volta aqui para me contar como ficou. Vale a pena experimentar, realmente fica uma delícia além de ser fácil de fazer e muito versátil. Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!
Lori Ellis
Olá! Vou tentar fazer os bolinhos, deve ficar uma delícia! Mas vc pode sugerir alguma substituição para que ele fique mais low carb? Já vi num comentário anterior que você não usa mais o açúcar, muito bom! E a farinha, pode ser integral? ou de aveia ou outra fonte sem ser trigo? Obrigado!!!
ResponderExcluirOi Virgínia, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e obrigada pelo recadinho. Fico feliz que gostaste da receita. Eu uso o mínimo de açúcar, e se possível nenhum. Quando uso açúcar para as minhas receitas procuro usar o mascavo ou o de coco, e sempre orgânicos. Quanto a farinha pode ser integral sim, e tu podes também fazer a versão sem glúten se achar melhor. Pode usar aveia misturada à farinha que fica ainda mais saudável. São muitas as possibilidades. Se fizer, me conta como ficou. Espero que gostes e encontre a versão ideal para ti. Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Oi Lori
ResponderExcluirFiz essa receita é ficou muito saborosa, mas minha massa ficou mais líquida e ele não cresceu, ficou meio molhadinha. Nesse caso, você indica aumentar a quantidade de farinha?
No recheio coloquei palmito e brócolis.
Oi André, tudo bem?
ExcluirSeja bem vindo e muito obrigada por escrever relatando a tua experiência com a receita. Pena que não cresceu, mas pelo menos ficou deliciosa. Quanto a consistência, a massa é bem mole mesmo,mas não chega a ser aguada. Se fizeres novamente e achares que ficou muito mole tipo aguada, coloca um pouquinho de farinha para tentar ajustar a consistência. O fato de a massa não ter crescido pode não ser apenas pela consistência da mesma, pode ser o fermento também. Dá uma olhadinha nos ingredientes que usaste e se fizeres novamente espero que fique muito melhor do que da primeira vez. O recheio deve ter ficado muito delicioso, palmito é tudo de bom, e com brócolis fica melhor ainda! Um grande abraço, espero ter ajudado, e agradeço muito por acompanhares o blog.
Lori Ellis
Olá, o fermento é o químico normal? Ou o fermento seco biológico ?
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ExcluirO fermento é o mesmo que se utiliza para bolos, o fermento em pó químico. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis
Muito obrigada! Um dos meus gêmeos es aplv e agora não pode com ovo. Sua receita foi ótima!
ResponderExcluirOi Muna, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Fico feliz que gostaste da receita e mais feliz ainda em saber que teve a aprovação do filho. Obrigada por compartilhar a tua experiência com a receita.
Um grande abraço,
Lori Ellis
Oi!! O fermento utilizado é o químico ou o biológico?
ResponderExcluirOi Vitória, tudo bem?
ExcluirOlá, tudo bem?
O fermento para esta receita é o mesmo que se utiliza para bolos, o fermento em pó químico. Se fizer, me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar.
Lori Ellis