Salada de Grão de Bico

Uma das saladas de grão preferidas aqui em casa. Super leve e muito gostosa, fácil e rápida de fazer. Perfeita para aproveitar sobras de grão de bico cozido. Você pode adicionar os legumes frescos e crus que preferir, ervas frescas e temperar ao seu gosto fazendo uma salada de visual lindo e muito apetitoso.Tudo combina com grão de bico, que além de ser muito gostoso é super nutritivo sendo uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Vai bem com qualquer prato principal, enriquecendo o cardápio. Inspire-se e faça a sua saladinha de grão de bico. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Eu servi esta salada para acompanhar uma torta de batatas ao forno. Fiz também uma salada mista de verduras frescas. Com esta quantidade eu servi muito bem 4 pessoas com os acompanhamentos que falei. Ficou uma delícia e toda a família aprovou. 

Serve 4 pessoas


INGREDIENTES

  • 2 xícaras de grão de bico previamente cozido e frio
  • 1 cenoura media ralada 
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres de sopa salsinha picada 
  • 1 fatia de pimentão verde
  • 3 tomates cereja fatiados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva 
  • vinagre de maçã a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO DO GRÃO DE BICO

Comece preparando o grão de bico. Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua salada com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho. Evite usar enlatados ou grão de bico pré cozido em caixinhas. O ideal sempre que possível é preparar os alimentos em casa. A sua saúde agradece! 



PARA COZINHAR O GRÃO DE BICO


Lave muito bem os grãos em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, lave os grãos em água corrente, coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Terminado o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado. Deixe esfriar bem os grãos para preparar a salada. O ideal é colocar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos antes de temperar. Sempre é bom cozinhar mais quantidade e depois de frio congelar pequenas porções para quando precisar fazer uma receita. Eu tinha uma porção congelada que descongelei na noite anterior e na hora de preparar a salada foi muito rápido e simples, somente acrescentei os temperos.



PREPARO DA SALADA 

Uma vez que os grão de bico estão frios, coloque na travessa que vai utilizar para servir e adicione os outros ingredientes. Pique a cebola bem fininha e misture ao grão de bico temperando com um pouco de sal, pimenta do reino se for do seu gosto, e adicionando o azeite e o vinagre. Deixe repousar para pegar gosto enquanto prepara o restante da receita. Use ervas e temperos que você gosta. 

Rale a cenoura no tamanho que preferir, pique um dos  tomatinhos cereja, pique a salsinha e corte o pimentão. Misture estes ingredientes ao grão de bico mexendo delicadamente apenas para agregar. Verifique o tempero, ajuste o sal se for necessário. Decore a seu gosto e sirva. Eu usei dois tomatinho cereja cortados pela metade, folhas de salsinha fresca e fatias de pimentão verde para decorar. Se você preferir pode deixar a salada na geladeira por uns 30 minutos antes de servir. Cubra o prato com um filme plástico e deixe gelando para pegar bem o gosto dos temperos. Esta salada pode ser feita com bastante antecedência. Deixar na geladeira até a hora de servir. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite Ada,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo recadinho, adorei, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá amiga (o), tudo bem?

      Fico feliz que gostaste da receita e agradeço muito por acompanhar o blog e escrever este recadinho. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis