Bruschetta de Tomate com Manjericão

Eu simplesmente adoro bruschetta, e estava sonhando em fazer uma receita bem legal para postar aqui para vocês da minha preferida, que é a mais simples, com tomate, alho e manjericão fresco. Usei o manjericão da nossa hortinha, aproveitei os últimos galhos para esta receita. Ficou uma delícia, e eu quero repetir a receita com algumas variações de ingredientes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Bruscheta é um delicioso antepasto feito à base de pão tostado na grelha com azeite e alho. Existem várias receitas de bruschetta, porém a mais famosa é esta de tomates e manjericão em cima de uma fatia de pão tostado no azeite com alho. É simplesmente deliciosa e  fácil de fazer. Uma entrada perfeita para um jantar, ou até mesmo para servir como aperitivo. Fiquei imaginando fazer uma macarronada para servir junto....


O pão ideal para esta receita é o francês, mas eu fiz com baguete porque foi o que eu consegui encontrar. As fatias ficaram menores, e eu fiz mais quantidade. Os tomates devem ser bem maduros e firmes, e de preferencia orgânicos. Se você quiser pode usar pasta de alho que também fica uma delícia. Eu vou mostrar as duas versões, com alho fresco e pasta de alho. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minutos
Tempo Total: 1 hora 


INGREDIENTES 

  • 8 fatias de pão italiano fatiado
  • 2 dentes de alho grandes
  • 30 ml de azeite extravirgem
  • 1 tomate grande maduro
  • sal e pimenta-do-reino
  • folhas de manjericão
  • orégano seco (opcional)


PREPARO 

Lave bem os tomates e seque com um papel toalha. remova as sementes e corte em cubinhos, e siga as instruções abaixo. 




Coloque os cubinhos de tomate dentro de um escorredor, e coloque o escorredor em cima de um pirex. Tempere com sal. Isto vai fazer com que os tomates percam água e vai acentuar o sabor. Deixe repousar por 30 minutos enquanto segue com a receita.


Passados os 30 minutos, transfira o tomate para um prato fundo, tempere com azeite, junte os 2 dentes de alho em pedaços, (Lembre-se de retirar o alho antes de servir ), e algumas folhas de manjericão rasgadas grosseiramente.






Adicione mais sal, se achar necessário, e deixe repousar por mais 30 minutos para pegar bem o sabor dos temperos. 




Quando os tomates estiverem prontos comece a preparar o pão, porque o preparo é bem mais rápido. Corte o pão em fatias no sentido longitudinal com uma espessura de mais ou menos 2,5cm.




Descasque um dente de alho e esfregue em cada fatia de pão para pegar sabor.


Outra opção é usar pasta de alho. Isto é opcional, o alho fica perfeito para esta receita, mas eu vou mostrar para vocês como eu fiz com a deliciosa pasta de alho Amore. Coloquei uma pequena quantidade em cada fatia e espalhei para depois grelhar. 




Eu usei uma frigideira grelha em cima do fogão. Use o que você quiser, uma frigideira normal faz um bom trabalho de tostar as fatias de pão. Regue as fatias de pão com um fio de azeite e coloque na frigideira quente para dourar dos dois lados.




Deixe o pão ficar bem tostadinho, abaixe o fogo e mantenha as fatias aquecidas enquanto monta o prato. 







Disponha as fatias de pão grelhadas em um prato para finalizar a receita. 






Remova o alho dos tomates que ficaram marinando. Disponha o tomate marinado sobre as fatias de pão, e se quiser pode colocar um pouco de pimenta do reino moída na hora.





Se for utilizar orégano seco pode salpicar um pouco sobre os tomates.Decore com as folhinhas de manjericão fresco e sirva imediatamente. 





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis