Por Lori Ellis /Veganana
INGREDIENTES
- 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento biológico para pão
- 2 xícaras de água em temperatura ambiente
Em uma vasilha de louça ou vidro coloque os ingredientes secos e misture rapidamente. Adicione a água aos poucos e misture bem até hidratar os ingredientes secos e obter uma massa uniforme.
Não é necessário bater, você apenas vai misturar os ingredientes e quando estiver homogêneo está pronto. Use uma espátula para facilitar o trabalho de misturar os ingredientes. Empurre a espátula nos cantos da vasilha a medida que for adicionando a água e mova a massa para ter certeza de que não ficou farinha seca no fundo. A massa nesta fase inicial é pesada, e não deve ser manipulada demais, não bata, não sove, apenas misture até obter uma massa uniforme e hidratada.
Prepare tudo o que você vai precisar para modelar o pão. Em uma superfície lisa ajeite o espaço onde você vai modelar a massa. Enfarinhe bem. Eu geralmente uso uma tábua de madeira porque a minha mesa é de pedra e não dá para trabalhar massa em cima porque é em formato de azulejos. Deixe a farinha bem à mão porque você vai precisar.
Unte e enfarinhe a forma que vai colocar os pãezinhos. Prepare as sementes de gergelim se for utilizar. Deixe tudo pronto antes de tirar a massa do prato.
Quando estiver com tudo pronto, enfarinhe a superfície que vai trabalhar e despeje a massa com o auxílio de uma espátula para remover bem. A massa é mole mesmo e você vai adicionar farinha nos cantos e dobrar delicadamente com a ajuda da espátula para formar uma espécie de bola. Adicione farinha quando for necessário e siga neste processo até conseguir "controlar" a massa. Não se preocupe com a quantidade de farinha que vai ser necessário colocar a mais na massa, isto não vai alterar o resultado.
Trabalhe a massa com a farinha até conseguir formar uma espécie de bola que você vai cortar em porções para fazer os pãezinhos.
Corte a massa em pedaços do tamanho que desejar e com as mãos enfarinhadas e disponha os pãezinhos na assadeira deixando espaço entre eles porque crescem muito. Eu fiz 10 pães de bom tamanho.
Pincele um pouco de óleo sobre os pães para poder colocar as sementes de gergelim e deixar a superfície mais dourada quando assar.
Distribua as sementes de gergelim sobre os pãezinhos. Eu ia usar somente a branca, mas decidi misturar um pouco de gergelim preto.
Nesta imagem você pode ver os pães prontos para crescer novamente. Eu coloquei dentro do forno elétrico desligado e deixei crescer até dobrar de volume o que foi mais ou menos 40 minutos. Este tempo pode variar dependendo da temperatura ambiente. O importante é os pães dobrarem de volume.
Quando os pães dobrarem de volume estão prontos para assar. Ligue o forno em temperatura de 220C e deixe pré-aquecer. Asse por mais ou menos 30 minutos ou até que estejam dourados.
Este pãozinho fica maravilhoso no café da manhã, para preparar sanduíches ou hambúrgueres veganos. Eu tinha a séria intenção de fazer hambúrguer com estes pãezinhos, mas acabamos comendo todos antes que eu tivesse a oportunidade de fazer. Vai ficar para a próxima vez. Eu gosto de comer o pão quentinho com uma manteiga que preparo com óleo de coco sem sabor temperado com sal do himalaia , cúrcuma Nutritional Yeast, e pimenta caiena. Veja a receita aqui.
Descobri a maravilha de fazer pão com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados tanto pela facilidade de preparo como pela delicia de fazer pão saudável em casa. Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas orgânicas e alimentação saudável . Foi lá que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.
"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir:
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico;
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."
Essa receita parece maravilhosa, com certeza vou tentar fazer! Seu blog é fantástico, parabéns!
ResponderExcluirVocê sabe dizer se dá certo trocar a farinha de trigo branca por integral? :)
Olá,
ExcluirSeja bem vinda, e muito obrigada por acompanhar o blog.
Este pãozinho é uma delícia e a farinha de trigo sarraceno deixa um gostinho maravilhoso.
Tu podes aumentar a quantidade de farinha integral, mas tem que usar a farinha branca para que o pão cresça bem fofinho. Eu sugiro que tu uses duas xícaras de farinha de trigo integral, 1 e 1/2 de farinha branca e meia de trigo sarraceno. Desta forma tu vais conseguir um equilíbrio na massa e o pão vai crescer bem. Quanto mais farinha integral, mais pesado o pão fica, e a farinha branca é necessária, mesmo que em menor quantidade da que eu usei. Siga a proporção que eu te indiquei e vai ficar legal. Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente.
Um grande abraço, obrigada pela visita!
Lori Ellis
Você é simplesmente fantástica! Obrigada por repartir conosco.
ResponderExcluirOi Anik, tudo bem?
ExcluirQue amor, adorei o teu recadinho. Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo carinho de escrever. Fico feliz em saber que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou, e se tiveres alguma dúvida, estou à disposição.
Obrigada por fazer meu dia mais feliz com esta mensagem tão gentil.
Venha sempre me visitar!
abraços
Lori Ellis
SEMPRE QUIS APRENDER SOBRE FERMENTAÇÃO LENTA. OBRIGADA!
ResponderExcluirBoa tarde amiga, tudo bem?
ExcluirSeja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Que bom que gostaste da receita. É muito fácil de fazer além de ser uma opção muito mais saudável do que a forma convencional de fazer pão. Se fizeres me conta como ficou, vou adorar saber. Se tiver alguma dúvida, escreve novamente.
Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
Lori Ellis
Pode usar o fermento biologico seco? e o trigo sarraceno caso não tenha pode ser substituido por farinha normal? sei que pode alterar o resultado.
ResponderExcluirOi David, tudo bem?
ExcluirSeja bem vindo! Obrigada pela visita e participação aqui no blog. O fermento utilizado para esta receita é o biológico seco, pode ser da marca que estiveres acostumado a usar. Quanto a farinha, senão tiveres o trigo sarraceno faz com trigo que vai ficar maravilhoso. Eu tenho várias outras receitas aqui de pãozinho somente com a farinha de trigo onde eu faço combinações de integral e branca e já fiz somente com a branca também.
A única coisa que vai alterar no resultado é a cor e o sabor do pão. Todos são maravilhosos, e ficam uma delícia. Faz com a farinha que tu tem em casa e nem se preocupe que vai dar super certo.
Dá uma olhadinha na receita do link abaixo. Eu fiz com uma mistura de farinhas de trigo e ficou tudo de bom. Muita gente já fez e adorou o resultado. Se tiveres mais alguma dúvida escreve aqui ou na página do Facebook que eu te ajudo.
http://blog.veganana.com.br/2015/07/paozinho-semi-integral.html
abraços
Lori Ellis
Olá Lori,adoro seu blog, sou celíaca e sempre venho aqui porque é por aqui que me alimento espiritualmente e literalmente, enfim, posso trocar por farinha de arroz? Inclusive nos Pães de fermentação lenta?
ResponderExcluirObrigada por tudo que faz pela gente. Bjossssss
Oi Martha, tudo bem?
ExcluirObrigada pela visita e comentário. Adorei o teu recadinho e fico feliz que vens sempre me visitar. Eu nunca fiz este pão somente com farinha de arroz e não saberia te dizer com certeza se fica bom. Eu preciso testar pães sem glúten, mas não tive tempo de me aprofundar no assunto. Pesquisei no Google e não encontrei nenhuma receita de pão de fermentação lenta com farinha de arroz. Tem muitas receitas, inclusive veganas, mas todas da forma tradicional, não com a fermentação lenta. Eu acredito que pode ser feito, mas é necessário testar antes de poder afirmar qualquer coisa. Se fizeres a receita, eu acredito que basta substituir a farinha de trigo pela de arroz. Vais ver se funciona depois que terminar o tempo de fermentação. A massa deve ficar bem aerada e crescida. Me avisa se deu certo.
Muito obrigada pelas tuas palavras carinhosas em relação ao meu trabalho. Adorei a tua visita, volte mais vezes! beijos
Lori Ellis
Olá gostei muito do seu blog, nossa muita coisa boa transborda de você, que benção, também sou celíaca e vou tentar fazer com farinha de arroz, vai dar certo, claro que vai :D depois te conto tudim :D
ResponderExcluirBoa noite Rose, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda querida, e muito obrigada por escrever estas palavras tão amáveis, fez o meu dia mais feliz! Eu preciso experimentar esta receita com farinha sem glúten. Prometo que vou fazer e posto aqui. Não tenho certeza de que vai ficar bom, mas acho que vale a pena tentar. Se fizeres, me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!
Lori Ellis
Quero preparar este pãozinho amanhã dia 25/03/2017 e fazê-lo no domingo dia 26/03/2017, mais estou sem farinha integral em casa, será que posso substituir por farinha de centeio, ou que outra farinha você pode me sugerir?
ResponderExcluirOlá Charito, tudo bem?
ExcluirSeja bem vindo e obrigada por acompanhar o blog. Para este pão tu podes usar farinha de centeio misturada com a farinha branca que fica muito bom também. Eu sugiro que faças uma mistura de farinhas meio a meio. Se tiver mais alguma dúvida escreve novamente aqui ou na página do Facebook que é mais dinâmico o contato e eu posso falar contigo em tempo real, se for necessário. Espero ter ajudado, me conta como ficou o pão.
Um grande abraço,
Lori Ellis
Fiz e ficou excelente!
ResponderExcluirUsei farinha branca, farinha de aveia e farinha de coco (feita com o resíduo obtido da produção de leite de coco).
Obrigada pela receita, espero testar com o trigo sarraceno depois.
Oi Babi, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Adorei saber que gostaste e a tua versão deve ter ficado muito deliciosa além de nutritiva pelos ingredientes que utilizaste. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!
Lori Ellis
não entendi o uso do fermento bioógico. fermentação lenta que conheço é feita com o fermento feito em casa, o levain.
ResponderExcluirOi Andrea, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda e obrigada pelo comentário. O pão desta receita é de fermentação lenta e pode ser feito com fermento biológico. O que tu estás falando é o pão com fermentação natural que é feito com qualquer tipo de fermento caseiro como o levain. O processo de fermentação lenta nem sempre significa que seja feito com fermento caseiro. Eu tenho muita vontade de fazer o fermento caseiro, já tentei e não ficou muito legal, vou ter que fazer novamente.
Com certeza se o pão de fermentação lenta for feito com o levain vai ficar muito mais saudável. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.
Lori Ellis