Fiquei super feliz que a minha receita foi aprovada pela amiga Bárbara do blog Barbarelismus. Adorei a versão dela. Esta é uma receita fácil de preparar, light e muito gostosa. Se você gosta de berinjela, com certeza vai gostar desta lasanha. Me inspirei para fazer esta receita após assistir um vídeo da Renata Octaviani do site Veg Vida. Fiz adaptações com os ingredientes que tinha disponíveis em casa e o resultado foi uma linda e deliciosa lasanha. O molho de tomates que ela ensina fazer é simplesmente demais, e passou a ser presença constante nas minhas receitas. Vale a pena experimentar tanto o molho como a lasanha. (Lori Ellis/Veganana)
PREPARO DAS BERINJELAS
Comece preparando a berinjela. Lave e corte uma berinjela grande ao comprido em fatias finas. Se você tiver um mandolim ou fatiador de legumes fica mais fácil, caso contrário, corte com a faca.
- 6 tomates grandes bem maduros
- 4 dentes de alho picados
- sal e pimenta a gosto
- óleo para refogar
Leve os tomates cortados em pedaços grandes com pele e semente ao liquidificador e bata até ficar um purê. Não acrescente nada, apenas os tomates. Em uma panela coloque o óleo e doure o alho picado tendo o cuidado de não queimar. Tempere com o sal e pimenta, e acrescente os tomates liquidificados. Mexa um pouco e tampe a panela. Deixe cozinhar bastante, olhando de vez em quando. Se for necessário acrescente um pouco de água cuidando para não perder o tempero. Quando pronto fica super cremoso conforme imagem abaixo.
INGREDIENTES
- 1 xícara de castanhas de caju cruas
- 2 xícaras de água fria
- uma pitadinha de noz moscada ralada
- 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho (Eu não tinha amido de milho em casa e usei farinha de tapioca, mas deu super certo)
- 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- sal a gosto
Coloque as castanhas de molho na água no copo do liquidificador e deixe por uns 5 minutos. Coloque o sal e bata bem até ficar um leite. Coloque a maisena e bata novamente. Leve esta mistura a uma panela e leve ao fogo médio para engrossar mexendo sempre. Devolva para o liquidificador e bata de novo até ficar um creme lisinho. Eu fiz este processo de devolver ao liquidificador de novo poque o meu molho engrossou mais do que eu queria, talvez por ter usado a farinha de tapioca pela primeira vez e não ter muita experiencia em termos de quantidade usar, então acrescentei um pouco de água e bati de novo. O que notei é que fazendo isto consegui um creme super lisinho.
INGREDIENTES PARA O MOLHO DE AVEIA
- 1 xícara de aveia em flocos
- 2 xícaras de água filtrada
- 1 pitadinha de noz moscada ralada
- sal a seu gosto
PREPARO
Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, consistente e lisinho, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita.
QUEIJO PARMESÃO VEGANO (OPCIONAL)
INGREDIENTES
- 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
- 1 dente de alho pequeno
- sal a gosto
Preparados todos os ingredientes, pegue um refratário retangular e comece pelo molho de tomate. Unte a forma com óleo vegetal de sua preferencia. Alterne as camadas de berinjela, molho branco e molho de tomate. Termine com o molho de tomate polvilhando o parmesão de castanha de caju caso for utilizar. Se você não tiver o queijo parmesão de castanhas, polvilhe um pouco de farinha de rosca ou aveia em flocos finos para dar um efeito gratinado quando assar. Se utilizar a farinha de rosca ou a aveia, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino para complementar o sabor. Também pode colocar salsinha ou orégano desidratado se desejar.
Leve ao forno pré-aquecido a 180C por uns 20 minutos controlando para não pegar no fundo. Não é necessário cobrir o prato. O cozimento desta lasanha é super rápido porque as berinjelas já foram grelhadas na frigideira. Sirva esta deliciosa lasanha com arroz e salada ou como você preferir. Se quiser uma refeição mais light, sirva apenas com salada. Decore a lasanha como preferir, use folhas de ervas frescas. A Bárbara decorou com folhas de manjericão fresco. Ficou linda!
O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!
O TEXTO DESTA RECEITA PERTENCE AO BLOG VEGANANA, AS FOTOS SÃO DE AUTORIA DO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
Oi, adoro seu blog, amo suas receitas: Felicidades.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ExcluirMuito obrigada pela visita e recadinho tão simpático. Fico feliz que gostas das receitas e agradeço muito por acompanhar o blog. Venha me visitar mais vezes, vou adorar te receber aqui novamente.
abraços,
Lori Ellis