Brownies tipo Fudge à base de Manteiga de Coco

Acho que tenho uma coleção gigantesca de receitas de brownies para experimentar, simplesmente porque adoro brownies. Esta receita é uma perdição. Não pensei que ficaria tão boa. Já fiz três vezes e sempre como sem parar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

INGREDIENTES 

  • ¾ de xícara de farinha de aveia (bata a aveia em flocos sem glúten ou normal no processador até virar farinha)
  • ½ xícara de cacau em pó puro
  • 3 colheres de sopa de fécula de mandioca (polvilho, para fazer papel de espessante)
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ xícara de pedacinhos de chocolate vegano (ou nibs de cacau, só vai ficar mais crocante e menos doce)
  • 1 xícara de maple syrup (ou ágave, ou melado), em temperatura  ambiente
  • ¾ de xícara de manteiga/pasta de coco (NÃO é óleo de coco!*), meça manteiga de coco quando ela estiver em sua forma líquida, aquecendo em banho-maria
  • ¼ de xícara + 2 colheres de sopa de manteiga/pasta de amêndoa (ou de castanha-de-caju), em temperatura ambiente
  • 1 e ½ colher de chá de extrato de baunilha

*A manteiga de coco é feita da polpa batida até virar um creme, o óleo é apenas a gordura extraída do coco.

NOTA: A menos que indicado entre parênteses, NÃO há substituição testada com êxito para os itens. Qualquer substituição poderá impactar no resultado.



COMO FAZER:

1. Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma fôrma quadrada de cerca de 20 cm.

2. Coloque a farinha de aveia em uma tigela grande. Adicione o cacau, a fécula de mandioca e o sal. Misture bem. Em seguida, adicione os pedacinhos de chocolate.

3. Coloque a manteiga de coco (em estado líquido) em uma outra tigela. Adicione o maple, a manteiga de amêndoas e a baunilha misturando bem até virar uma pasta homogênea. É importante que esses ingredientes líquidos não estejam gelados porque fazem com que a manteiga de coco (que está morna, derretida) engrosse e encaroce imediatamente.

4.
Em seguida, despeje os ingredientes líquidos na tigela dos ingredientes secos, mexendo bem até combinar. A massa ficará rapidamente bem grossa devido à ação da aveia. Despeje imediatamente na fôrma espalhando para as laterais. Se precisar, molhe seus dedos e faça isso com as mãos.

5. Asse por 20-25 minutos. Devido à variação entre fornos e ambientes, pode ser que você precise de mais tempo para dar a “quebradinha” do topo do brownie. Faça o teste do palito, sendo que ele não precisará estar totalmente seco, basta só ter alguns pedacinhos grudados. Outra dica de que está pronto é quando as laterais começam a soltar e a parte de cima começa a rachar.

6. Retire do forno e deixe resfriar por 45 minutos. NÃO corte antes desse tempo, senão vai esfarelar. Fatie em quadradinhos então e aguarde mais uns 10 minutos antes de comer para as laterais respirarem.

Receita original em inglês do site The Vegan 8: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis