Almôndegas de Grão de Bico com Molho de Tomates

Deliciosas almôndegas de grão de bico com molho de tomates que eu servi com talharim. Fácil de fazer, rende muito e você pode fazer inúmeras variações de molhos e temperos ao seu gosto. Você pode fazer a mesma receita na versão sem glúten utilizando a mesma medida de farinhas sem glúten da sua preferencia. A farinha é apenas para dar a liga e consistência. As bolinhas ficaram verdes porque eu usei bastante salsa e cebolinha. Foi quase sem intenção, mas adorei o visual diferente, e o sabor então...  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.



  INGREDIENTES PARA AS ALMÔNDEGAS

  • xícaras de grão de bico cozido
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 1/4 de xícara de salsa fresca picada
  • 1/4 de xícara de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim 
  • 1/2 xícara de farinha de trigo comum
  • 1/2 xícara de farinha de rosca (farinha de pão)
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada  ou orégano (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo vegetal


IMPORTANTE!
 

Eu usei grão de bico previamente cozido que estava na geladeira. Usei apenas os grãos, sem caldo. Acho que época  importante que o grão de bico esteja frio para que se obtenha um resultado melhor na consistência desta receita. De preferencia cozinhe o grão de bico em casa, não use enlatados. Evite o máximo possível usar alimentos processados. A sua saúde agradece!



PREPARO

Triture no processador o grão de bico, o alho, a salsa, a cebolinha e o gergelim. Não processe muito, deixe que fiquem pedaços pequenos de todos os ingredientes para que as bolinhas fiquem mais crocantes. Leve a mistura processada a uma bacia e misture as farinhas ate dar o ponto de poder modelar. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e acrescente a salsinha desidratada. Você pode usar as ervas aromáticas de sua preferencia e temperar bem ao seu gosto. Siga as quantidades indicadas na receita e vais obter o ponto ideal para modelar as almôndegas. Caso ache necessário pode colocar mais um pouco de farinha, mas tome cuidado de ajustar o tempero para não perder os sabores e também para não fazer uma massa muito dura. Faça as bolinhas usando um pouco de farinha de trigo para poder modelar. Reserve.

Prepare uma assadeira retangular e unte bem com óleo. Disponha as almondegas na assadeira e depois regue com mais um pouco de óleo. Leve ao forno para assar em temperatura de mais ou menos 180C por uns 10 minutos. Vire as bolinhas com cuidado e deixe mais uns 10 minutos ou ate que estejam douradinhas. O importante é que as almôndegas fiquem firmes o suficiente porque você vai coloca-las para finalizar o cozimento no molho de tomates. Enquanto as almôndegas assam prepare o molho.

 

INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 3 dentes de alho esmagados
  • 4 tomates grandes bem maduros
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal

 

PREPARO

Este é um molho super simples e rápido de fazer que fica muito delicioso. Corte os tomates em cubinhos pequenos.

Se estiver utilizando tomates orgânicos, pode usar a pele. Caso contrario, remova a pele mantendo as sementes.

Aqueça o óleo em uma panela. Frite rapidamente o alho e adicione os tomates cortados em cubinhos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar no próprio caldo. Abaixe o fogo. Não acrescente agua. Quando começar a ferver acrescente as almôndegas que foram previamente assadas e deixe cozinhar por uns 5 min. em fogo baixo, virando para não pegar no fundo da panela. Adicione então a salsinha desidratada, desligue o fogo e deixe por mais uns dois minutos antes de servir. Se você quiser pode colocar cebolinha verde picada sobre as almôndegas na hora de servir, ou decore a seu gosto.

Sirva com um macarrão de sua preferência. Eu cozinhei um talharim "grano duro" e temperei com salsinha desidratada, uma colher de requeijão vegano e pimenta preta moída na hora. Ficou uma delicia. Servi com salada de legumes e verduras.
 
Eu usei este requeijão porque tinha em casa e achei que ia dar um toque super especial ao talharim.  Não é necessário se preocupar com isto, caso você não queira ou não possa fazer. Tempere como quiser, o molho de tomates e as almondegas são suficientemente deliciosos. Não precisa mais nada para ser feliz com uma comidinha destas, a não ser uma salada.
 
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Que deliciosas devem ter ficado estas almondegas! Adoro grão de bico e hei de fazer esta receita. Nunca experimentei o Zaatar, com estes ingredientes deve ser mesmo bom!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lina!!!
    Ficaram muito gostosas mesmo! Vale a pena fazer. Eu vou tentar fazer assadas da proxima vez.
    Experimente o Zaatar! Eu recomendo mesmo porque e delicioso e tu podes fazer muitas receitas especialmente com graos usando este tempero.
    Visitei e estou seguindo o teu blog amiga! Adorei! Parabens! Muitas receitas deliciosas!
    Vou olhar com mais calma tuas receitas!
    Ja estas entre meus blogs favoritos!
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Posso congelar as almondegas antes de assar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Luiza, tudo bem?

      Pode congelar sim, sem problemas. Prepara as almondegas como indicado na receita, faz as bolinhas e congela em aberto primeiro. Coloca as bolinhas em uma bandeja grande e leva ao freezer até que fiquem firmes. Depois tu coloca em um saco ou pote especial para congelamento. Eu acredito que elas podem ser armazenadas por mais ou menos 1 mês no freezer.
      Se fizeres me conta como ficou. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Adorei as receitas super práticas e saborosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonieta, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo recadinho tão carinhoso. Fico feliz que gostaste das receitas e agradeço muito por acompanhar o blog.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  5. É a mesma base do falafel, grão d bico e temperos, faço frito ou assado, dá pra fazer em forma d hamburger ou servir como aperitivo com um molhinho d iogurte, hortelã e limão...é uma coisa versátil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Sim, esta massa é super versátil e eu já fiz de várias formas. Grão de bico é tudo de bom e o falafel sem dúvida é a minha receita preferida. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes trocar ideias comigo!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Delícia! Fiz com castanha triturada no lugar do gergelim. Meus meninos amaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Que bom que gostaste da receita, agradeço muito pela visita e comentário! Como é bom quando a familia gosta das comidinhas que a gente faz, especialmente os nossos filhos, não é mesmo? Um grande abraço e obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis