Pão Caseiro Básico

Pão caseiro, fofinho e muito gostoso que pode ser feito na maquina ou a mão. Esta receita é uma base perfeita para vários tipos de pães diferentes. Basta manter as quantidades de farinha e modificar o tipo de farinha utilizada a seu gosto. Experimente, tenho certeza de que você e sua família vão adorar. Vale muito a pena fazer o seu pão em casa. Além de ser mais econômico, é saudável e nutritivo, e você tem a certeza dos ingredientes que colocou no seu pão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



INGREDIENTES


  • 3 xícaras de farinha de trigo de preferencia orgânica
  • 1/2 xícara de farinha de milho fina (tipo fubá)
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico granulado


PREPARO NA MAQUINA


Coloque a água morna no recipiente da maquina, adicione o sal e o açúcar e em seguida a farinha de trigo. Coloque as 4 colheres de sopa de óleo distribuindo nos 4 cantos fazendo pequenas covinhas com a colher. Por ultimo use a colher e prepare uma covinha no centro onde vai colocar o fermento. Tome cuidado para o fermento ficar em contato apenas com a farinha e não com os líquidos neste inicio do processo. Programe a maquina de acordo com as instruções e escolha um programa para pão com crosta.Algumas maquinas tem programa especial para pão tipo francês ou mesmo pão de sanduíche.

Ligue a maquina e deixe começar a bater e então verifique o ponto da massa. Deixe misturar os ingredientes e acrescente a farinha de milho e se caso for necessário acrescente um pouco mais de água. Estará pronto quando você ver que a massa esta lisinha e uniforme. Deixe a maquina trabalhar conforme o ciclo escolhido.

Quando estiver assado coloque em uma grade e deixe esfriar antes de cortar. Fica maravilhoso. Eu uso esta mesma receita como base para diversos tipos de pães.  Este é o pão mais comum aqui em casa, mas muitas vezes eu coloco a metade de farinha integral, misturo uma quantidade de aveia, farelo ou gérmen de trigo, semente de linhaça... e por ai vai.  O segredo é manter a mesma quantidade de farinha podendo modificar o tipo utilizado. Esta massa é excelente para fazer pãezinhos também. Espero que gostem desta receita simples e muito gostosa.






PREPARO MANUAL


Comece preparando o fermento. Em uma vasilha coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Em uma bacia grande coloque a farinha de trigo e milho, o sal e despeje a mistura do fermento com a água e açúcar alternando com o óleo. Sove bem a massa até que fique lisa e bem leve. Se for necessário utilize mais farinha de milho ou água morna para dar o ponto ideal para a massa.
Prepare uma bola com a massa sovada e devolva a bacia. Coloque um pano de prato umedecido com água quente por cima da bacia, cubra com uma tampa e deixe em lugar aquecido para crescer por pelo menos 30 minutos. Quando a massa dobrar de volume retire da bacia, monte o pão na forma untada, leve ao forno previamente aquecido desligado, e deixe crescer novamente. Quando a massa crescer, ligue o forno e asse por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

22 comentários

  1. Boa tarde, Lori!!!
    Gostei demais da receita do Pão Caseiro!!! Ótima receita!!! Parabéns, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Alcione!!!
    Obrigada pela visita!
    Tu sabes que uma amiga ja fez a receita hoje e postou foto no meu face dizendo que adorou! Ela fez paezinhos com a mesma massa e ficaram lindos! Nao sei se ja vistes, da uma olhadinha la!
    Obrigada pela forca e por estarem sempre presente nas minhas aventuras culinarias!
    abracos amigo!

    ResponderExcluir
  3. e pao frances vc tem receita e dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo (a),

      Eu tenho várias receitas de pão, e uma muito especial de pão francês. Dá uma olhadinha neste link. esta receita é super fácil de fazer e o pão fica maravilhoso.
      http://blog.veganana.com.br/2014/03/pao-caseiro-tipo-frances.html

      Se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá! Por quanto tempo eu preciso deixar a água com açúcar e Fermento levedar? E a farinha de milho serve para dar algum ponto ou é pelo sabor mesmo?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sorely, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O fermento está pronto para ser utilizado quando começar a formar bolhas. O tempo de levedação do fermento pode variar de acordo com o próprio fermento e com a temperatura ambiente. Mas isto é bem fácil de controlar, basta ver a diferença que em poucos minutos se faz com a mistura crescendo e formando bolhas.
      Quanto a farinha de milho eu usei mais para dar uma corzinha amarela no pão e pelo sabor. Mas não é tão importante, se não quiser usar, pode fazer o pão com farinha de trigo colocando a quantidade total de farinha indicada na receita, e substituindo a de milho pela de trigo. Espero ter ajudado, se fizer a receita, me conta como ficou.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Adoro seu blog! <3
    Pode me ajudar com essas dúvidas?
    Aqui em casa eu tenho o fubá mesmo, dá certo com ele?
    E pensei em fazer pãezinhos pequenos com essa receita, até porque não tenho uma assadeira com um formato legal para pão. Não tem problema né? Só imagino que assem mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?

      Seja bem vinda querida! Muito obrigada pelo carinho das tuas palavras, fico feliz e agradeço por acompanhares o blog. Pode fazer com fubá, farinha de milho, ou se preferir pode nem colocar, fazer apenas com a farinha de trigo que fica muito bom também.Pode fazer pãezinhos pequenos com a mesma receita. O formato fica a teu critério. Espero que tenhas gostado se chegaste a fazer.
      Adorei a tua visita, venha mais vezes!

      abraços,
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Adorei a receita! Demorei para contar mas fiz e deu super certo.
      Agora vou adaptar a receita para massas integrais e com castanhas, cereais..Assim como já vi no seu blog também.
      Obrigada pelas dicas. Abraço.

      Excluir
    3. Oi Bianca, tudo bem?

      Que bom saber que gostaste da receita, fico muito feliz e agradeço pelo retorno. Esta é uma massa básica e tu podes inventar mil pães diferentes com ela. Um grande abraço, adorei o teu recadinho!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Ola vou tentar fazer esta receita, sera que se eu acrescentar outros ingredientes tais como aveia, gergelim, graos em geral, fica bom ? pois quero um pao bem nutritivo. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Pode acrescentar estes ingredientes para enriquecer o valor nutricional do teu pão. Esta receita é básica e pode ser alterada conforme o teu gosto. Se quiser pode usar farinha de trigo integral na proporção de meio a meio, e acrescentar sementes, grãos e oleaginosas. Fico feliz que gostastes da receita, quando fizer me conta como ficou. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Estava procurando uma receita e achei seu site, estou adorando! As receitas são ótimas. Agradecido :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Seja bem vindo e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      Nossa, fico muito feliz em saber que gostastes da receita. É simples de fazer e realmente fica delicioso. Esta receita é básica e pode ser modificada acrescentando outros ingredientes a massa e outros tipos de farinha como centeio, integral, aveia e outras.
      Obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a receita.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá, gostaria de saber se posso usar a mesma massa pra fazer pães recheados...
    Agradeço desde já =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Esta massa é básica e super versátil. Pode ser usada para diversos formatos de pão, e pode sim ser recheada. Se quiseres rechear, eu aconselho a assar no forno convencional e não na maquina. Use a mesma receita, coloque o recheio que preferir, siga as instruções de preparo da massa e faca um pão doce ou salgado delicioso. Se fizer me conta como ficou, e se tiver mais alguma duvida, estou a disposição. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. posso substituir a farinha de milho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha, tudo bem?

      Pode usar somente a farinha branca, ou se preferir pode misturar farinha integral ou de centeio. Use as quantidades indicadas na receita e misture as farinhas que tiver em casa mantendo sempre uma quantidade maior de farinha branca que é o que vai fazer com que o pão fique mais macio e e crescido. Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. se eu nao tiver a maquina /posso fazer no forno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha,

      Tu podes preparar o pão e assar no forno sem necessidade de máquina. Na receita eu coloquei as duas possibilidades. Eu adoro fazer pão na mão, adoro mexer na massa. Embora tenha maquina, sempre que tenho tempo prefiro fazer a versão manual e assar no forno. Eu copiei a descrição do preparo manual e vou colar aqui para facilitar para ti. Espero ter ajudado, e se tiveres mais alguma duvida, escreve novamente. Um grande abraço, obrigada pela visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis


      PREPARO MANUAL

      "Comece preparando o fermento. Em uma vasilha coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Em uma bacia grande coloque a farinha de trigo e milho, o sal e despeje a mistura do fermento com a água e açúcar alternando com o óleo. Sove bem a massa até que fique lisa e bem leve. Se for necessário utilize mais farinha de milho ou água morna para dar o ponto ideal para a massa.
      Prepare uma bola com a massa sovada e devolva a bacia. Coloque um pano de prato umedecido com água quente por cima da bacia, cubra com uma tampa e deixe em lugar aquecido para crescer por pelo menos 30 minutos. Quando a massa dobrar de volume retire da bacia, monte o pão na forma untada, leve ao forno previamente aquecido desligado, e deixe crescer novamente. Quando a massa crescer, ligue o forno e asse por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar."

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis