Ricota Firme de Macadâmia (Crudivora)

Esta é uma tentativa de fazer uma ricota mais firme que possa ser fatiada para servir. Adorei o resultado, consegui cortar em fatias e servi com legumes frescos. Crudivora, simples de fazer e muito deliciosa. Rendeu muitos elogios aqui em casa. Caso você quiser pode temperar com ervas secas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


INGREDIENTES

  • 1/2  xícara de macadâmia cruas
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

O segredo desta receita é o tempo que as macadâmias ficam de molho. São dois dias na geladeira, trocando de água duas vezes por dia. Lave as macadâmias e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada, tampe e leve a geladeira. Deixe neste processo por dois dias trocando a água duas vezes por dia.

Depois de terminar este processo as macadâmias vão dobrar de volume e estarão bem macias para processar e fazer a ricota. Escorra bem em um coador. Deixe no coador por alguns minutos para que a água seja totalmente eliminada. Leve então ao processador. Adicione o alho, o sal e o azeite. Processe bem até obter uma massa consistente como a imagem abaixo.


Este é o ponto ideal. Quando a massa se juntar em uma espécie de bola, está pronta a ricota. Se for necessário empurre a massa que gruda nas laterais da jarra do processador com uma espátula.


Agora prepare um recipiente de vidro para modelar a ricota no formato que preferir. Eu usei um pirex redondo com tampa. Unte o pirex com azeite de oliva e remova a ricota do processador colocando no pirex aos poucos pressionando com uma colher para preencher todos os espaços. Quando terminar tampe o pirex e leve a geladeira. Se quiser desenformar como eu fiz, deixe na geladeira por pelo menos 8 horas antes de desenformar para que a ricota tome consistência mais firme. Quando for desenformar use uma faca pequena sem ponta e circunde todo o pirex para liberar a ricota das laterais do pirex. 

Vire e remova a ricota do pirex colocando em um prato. Caso a ricota não se desprender facilmente, use a faca para ajudar. Para mim deu certo, e eu só precisei dar uma leve ajeitadinha na ricota para ficar bem redondinha. Sirva com torradinhas, crackers, ou se for seguir a linha crudivora , sirva com legumes frescos como eu fiz.


Eu fiz um tempero básico nesta ricota, mas caso quiser pode acrescentar ervas aromáticas frescas ou secas de sua preferência.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Oi, estou adorando seu site!
    Qto tempo dura depois de pronta essa "ricota"?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ola Dani!
    Obrigada pelo comentario e participacao.
    Tu podes conservar na geladeira em um recipiente de vidro fechado por ate 3 dias sem problema.
    Se fizeres me conta como ficou e se foi aprovada!
    abracos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. ola!!sempre é uma alegria para mim, aprender cada dia mais, com as receitas veganana...muito obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lara,

      Que recadinho mais fofo! Obrigada querida!

      beijos

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis