Por Lori Ellis /Veganana
COMECE PREPARANDO O CREME DE CASTANHAS
- 1 xícara de castanhas de caju demolhadas
- 1/2 xícara de água filtrada
- 2 colheres de azeite de oliva
- 1 dente de alho pequeno
- sal a gosto
INGREDIENTES
- 250g de talharim grano duro
- 1/2 xícara de chá de funghi
- 1 cebola pequena picada
- 1/2 xícara de alho poro picado
- 1 tomate maduro picado
- 2 dentes de alho esmagados
- creme de castanhas (ver receita acima)
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- sal e pimenta a seu gosto
PREPARO
Hidrate o funghi em um pouco de água quente por cerca de uns 20 minutos. Depois deste tempo, escorra os cogumelos e reserve a água. Corte as fatias de funghi em pedaços pequenos a seu gosto. O tamanho do funghi aumenta muito quando hidratado. Reserve.
Em uma panela aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente a cebola e deixe fritar um pouco. Tempere com sal e pimenta. Coloque então o alho poro e misture bem ao refogado deixando dourar mais um pouco mexendo sempre. Junte os pedaços de funghi cortados, abaixe o fogo e deixe incorporar ao refogado. Acrescente a água do funghi quando for necessário para que não pegue no fundo da panela. Continue acrescentando a água e mexendo ate obter um molho encorpado. Por ultimo junte o tomate picado e deixe por apenas uns 2 minutos. Desligue o fogo e reserve enquanto cozinha o talharim.
Cozinhe o talharim em água fervente com sal com um fiozinho de óleo. O ponto de cozimento deve ser "al dente". Escorra e reserve em local aquecido. Volte para a panela onde deixou o refogado de funghi. Ligue o fogo novamente em baixa temperatura e despeje o creme de castanhas que foi preparado antes. Misture delicadamente. Deixe por alguns segundos apenas para aquecer o molho de castanhas misturado ao refogado. Desligue o fogo e reserve mantendo aquecido. Coloque o talharim em uma travessa e despeje o molho cremoso de funghi por cima. Misture, decore a seu gosto e sirva imediatamente acompanhado da salada de sua preferencia.
Hmm, essa receita parece muito boa, mesmo!! Vou testar em breve! Obrigada por compartilhar tantas idéias maravilhosas, seu blog é muito bom, mesmo!
ResponderExcluirOla Daniela!
ResponderExcluirObrigada pelo comentario tao carinhoso!
Fico muito feliz que gostas do blog e as receitas te inspiram!
Este e o meu objetivo!
Inspirar as pessoas, leva-las para a cozinha para preparar coisinhas boas!
Quando fizeres volta aqui para me contar se ficou bom, se tu gostaste!
Obrigada pela visita amiga!
Volte sempre!
abracos
Parabens Lori :) amo seu blog e hje fiz essa receita e ficou maravilhosa, acrescentei espinafre tb ficou otimo
ResponderExcluirObrigada por nos inspirar!!!
Huuummm!
ResponderExcluirAcho que já sinto o cheirinho desse prato!
Amo feijão tropeiro tradicional, mas fiquei curiosa por conhecer esse novo sabor, com as devidas substituições!
Gostaria de saber mais a respeito do substituto para os ovos, tem algum link?
Parabéns pelo blog, já o coloquei entre os meus favoritos!!
Abços Gica
Ola Alessandra!
ResponderExcluirObrigada pelo teu carinho querida!
Imagino que deve ter ficado uma delicia com espinafre. Otima ideia! Eu adoro macarrao com espinafre. Imagine so com este creminho.... hummmm
Obrigada por estar aqui amiga!
beijos
Ola Gica!
ResponderExcluirEste prato ficou uma delicia mesmo amiga. Eu adoro funghi e tinha muita vontade de experimentar uma versao vegana. Valeu a pena!
Quanto ao feijao tropeiro eu nao tenho muita informacao para te dar. Eu so comi uma vez e adorei. E muito gostoso, mas nunca fiz.
Eu acho que tu poderias substituir os ovos por tofu. E a primeira coisa que me veio a cabeca.
Como o tofu tem um sabor neutro fica facil trabalhar com outros sabores.
Imagino que deve dar certo. Quando eu tiver oportunidade vou dar uma olhadinha em alguma receita vegana de feijao tropeiro e quem sabe eu me animo a fazer.
Caso fizeres me conta como ficou amiga.
Obrigada pela visita, volte sempre!
beijos
Adorei a Receita!! Terminei de almoçar e eu e meu marido gostamos muito!
ResponderExcluirEssa ideia do creme de castanha é ótima! Você já testou em outras receitas?? Pensei em um strogonoff, para substituir o creme de leite, deixando ele com um pouco mais de água.. O que acha?
Abraços, Dani.
Olá Daniele,
ExcluirSeja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Fiquei super feliz que vocês gostaram da receita.
Eu já fiz estrogonofe com este creme de castanhas de caju e ficou maravilhoso. Tenho até a receita aqui no blog. Estrogonofe de grão de bico. Também já fiz uma torta de batatas com este creme. Gente isto é bom demais! Pode usar para qualquer receita que pedir creme de leite ou molho branco. Outra coisa bem boa é usar um pouquinho no risoto para deixar cremoso.
Adorei o teu recadinho e dicas, e principalmente saber que tu e teu marido gostaram da receita. Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!
Lori Ellis
Oi Lori, como vai?
ResponderExcluirEstou conhecendo hoje seu blog, e já estou colocando entre os meus favoritos! :)
Queria apenas tirar uma dúvida: você sabe se é possível fazer este creme com castanha-do-pará (ou castanha-do-brasil)?
Moro em Petrópolis, e aqui é muito difícil encontrar a castanha de caju, e portanto, muito cara! Inviável fazer com ela! O preço por Kg chega perto de R$ 100!
Por outro lado, tenho acesso à castanha-do-pará com preço bem razoável!
Bom, se tiver essa experiência, gostaria de saber!
Um beijo!
Ingrid Prouvot
Bom dia Ingrid,
ResponderExcluirSeja muito bem vinda amiga. Fiquei super feliz com o teu recadinho. Que bom que gostaste do blog!
Eu nunca fiz esta receita com castanha do pará. A minha situação é exatamente o oposto da tua. Onde eu moro (Eua) a castanha do pará é caríssima e a gente usa apenas como suplemento alimentar.
Já a castanha de caju eu consigo bem mais barata. Compro a castanha quebrada que é a metade do preço da inteira. Para mim não faz diferença porque vou processar mesmo. por este motivo eu nunca experimentei fazer com a castanha do pará.
Mas posso te garantir que muita gente já fez e aprovou. Um dia vou ter que experimentar também. Então a resposta é sim, pode usar a castanha do pará e fazer o molho que vai ficar deliciosa. O único inconveniente da castanha do pará é que não deve ser consumida em excesso devido ao alto índice de selênio que se consumido em excesso pode ser prejudicial à saúde. Mas no caso de usar a castanha em receitas, não tem problema porque é algo esporádico e o que realmente não faz bem é o consumo diário em excesso. De vez em quando não tem problema nenhum. Espero ter ajudado e se tiveres mais alguma dúvida sobre esta ou outra receita, escreve novamente que terei o maior prazer em ajudar.
Se fizeres a receita me conta como ficou. Ah, esqueci de dizer. para usar a castanha do pará em substituição a de caju, basta seguir as instruções e quantidades da receita, apenas trocando as castanhas.
Adorei a tua visita, volte mais vezes por aqui!
beijos
Lori Ellis
Vou testar, sem dúvida!
ExcluirVolto pra te contar o resultado!
Muito grata pela carinhosa resposta!
Beijos,
Ingrid Prouvot
Boa noite Ingrid,
ExcluirQue legal, faz mesmo e se possível tira uma foto antes de comer e manda para mim. Adorei que tu leu a minha resposta e escreveu novamente, obrigada pelo teu carinho!
Um ótimo final de semana, venha me visitar de novo!
beijos
Lori Ellis
Lori,
ResponderExcluirEu e meu namorado amamos muito essa receita!! Ficou maravilhoso!! E olha que ele é em carnívoro... rrsrsrs. Quase se converteu ao veganismo... Obrigada!! beijos
Olá Isabela, tudo bem?
ExcluirQue delícia, amei saber que vocês gostaram da receita! Obrigada por escrever este recadinho tão fofo. Continue fazendo receitinhas gostosas para vocês, esta é a melhor maneira de mostrar para o namorado que o veganismo é maravilhoso, convencer pelo estômago, rsrsrs Amei a tua visita e espero que volte mais vezes para me contar das receitinhas que tens feito.
beijos
Lori Ellis
Oi, Lori. Receita testada e aprovadíssima. Excelente digestão, sabor e saciedade perfeita. Foi alçada ao status de comidinha de domingo. Gratidão.
ResponderExcluirBoa noite Adriana, tudo bem?
ExcluirSeja bem vinda querida, e muito obrigada por escrever este recadinho tão fofo. Fico feliz e honrada em saber que a minha receitinha está no menu da tua casa, especialmente aos domingos. Bom demais! Agradeço muito por acompanhares o blog, e tirar um tempo para escrever. Adorei a tua visita, volte mais vezes para bater um papo comigo.
abraços
Lori Ellis