Baba Ghanoush


Baba Ghanoush é um prato típico do Oriente Médio. Uma deliciosa pastinha feita com berinjela que eu nunca tinha experimentado e tive a oportunidade de provar em um restaurante árabe onde fui jantar com minha família recentemente. Fiquei fascinada com o sabor, simplesmente adorei e não parava de comer com pão sírio. Gostei tanto que fiz em casa para compartilhar com vocês. Simples de fazer, delicioso demais, vale a pena experimentar. Se você tiver possibilidade de assar a berinjela na boca do fogão ou de alguma outra maneira em contato direto com o fogo, fica muito mais gostoso. Fazendo direto na chama do fogão fica com aquele irresistível gostinho defumado. Infelizmente eu não tenho como fazer isto porque o meu fogão é elétrico, mas mesmo assim ficou bom demais!  



INGREDIENTES


  • 1 berinjela de tamanho médio com casca
  • 2 colheres de sopa de tahine    
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de suco (sumo, caldo)de limão
  • pimenta do reino moída na hora a gosto (opcional)
  • salsa picada para decorar (opcional)
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal a gosto


PREPARO

Aqueça o forno em uma temperatura de 180/200 graus enquanto prepara a berinjela. Lave bem a berinjela e coloque em uma assadeira levemente untada com óleo vegetal. Com o auxilio de um garfo fure a berinjela. Leve então ao forno e asse por aproximadamente 30 a 40 minutos. Tome o cuidado de virar a berinjela de vez em quando para que asse de maneira uniforme. Cuidado para não queimar.

Quando estiver macia retire do forno e coloque em uma vasilha grande com água fria. Retire da água e descasque. Coloque a polpa da berinjela no liquidificador ou processador, misture o suco de limão, o tahine, as sementes de gergelim e o alho. Bata até obter uma mistura homogênea tipo pasta.Tempere com sal e pimenta a seu gosto.

Coloque a mistura obtida em um recipiente de vidro, acrescente o azeite de oliva aos poucos, tampe e leve à geladeira. Deixe por pelo menos 2 ou 3 horas antes de servir. Perfeito para comer com pitta bread ou pão sírio quentinho. Se você gosta de berinjela e ainda não fez esta receita, experimente, vai ser uma deliciosa surpresa!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
   

9 comentários

  1. A primeira vez que me aventurei a fazer pó babaganoush, eu tb assei no forno. Foi demorado e a beringela acabou ficando cozida pq solta muio líquido. O melhor é mesmo fazer na boca do fogão. Uma bwringela em cada boca do fogão, deixa ficar meio queimada e vai virando de lado. Fica com aquele sabor de defumado que tem nos restaurantes árabes de verdade.
    Na hora de tirar a pele queimada pode fazer debaixo de um fio de água da torneira e ir removendo com a mão as casquinhas.
    façam Semedo de erra pq é sucesso absoluto.

    ResponderExcluir
  2. Ola Luz Noir!

    Muitissimo obrigada pelo comentario e dica!
    Adorei a tua ideia de fazer na boca do fogao e ate vou editar a receita colocando esta sugestao para quem tenha esta possibilidade.

    Infelizmente eu nao posso fazer isto porque meu fogao e eletrico, nao tem chama.

    Com certeza a baba ganush que comi no restaurante deve ter sido preparada da maneira que falas porque o gostinho defumado era sensacional!

    Um grande abraco, obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada você por comaprtilhar tantas delícias com a gente. Já virei fã de carteirinha do seu blog. :)
    Olha, quando eu ainda não tinha tentado fazer na boca do fogão direto, eu fazia numa frigideira quadrada, tipo chapa e ficava ótimo tb e não sujava muito o fogão. Mas tem que deixar de cada lado até a casca ficar preta e tb evitar furar conforme for virando.
    Uso um pegador de salada de silicone grande pra virar as bonitas.

    Agora vou procurar mais receitas.
    Abraços veganos!
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adriana,

      Que ideia genial, vou experimentar grelhar assim como estas falando da próxima vez. Eu tenho uma grelha quadrada tipo uma chapa que vai em cima do fogão. Deve fazer uma grande diferença no sabor mesmo.

      Valeu pelas dicas amiga, adorei tudo!

      Um grande abraço vegano, volte sempre me visitar!

      Excluir
  4. Boa noite Adriana!
    Ahhhh, eu entendi que tu fazia na boca do fogao, achei que dava um baita trabalho mas deveria ficar gostoso mesmo. Com aquele gostinho de defumado.
    Mas assim fica mais tranquilo, eu vou fazer na chapa da proxima vez. Tenho uma grelha quadrada que coloco em cima do fogao.
    Agora me deu vontade de fazer de novo!
    Obrigada pelo comentario amiga!
    Gratidao pela tua presenca aqui e pela tua participacao!

    Volte sempre!
    Um otimo final de semana

    abracos veganos!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ola Arali,

      Obrigada pela visita e pelo comentário sobre a receita.
      Experimente, tu vai adorar! Se fizeres volte aqui para me contar como ficou.

      abraços e volte sempre!

      Excluir
  6. quando se tem bastante berinjela e uma churrasqueira por perto, também dá pra fazer na brasa, deixar queimar a casca, retirar com colher ou sob água corrente e depois congelar, pra ir fazendo receitas ao longo do tempo. elas ficam com aquele gostinho de defumado, mesmo tendo sido congeladas. o segredo é congelar as unidades de berinjela separadas e sem nenhum restinho de água, pra não formar cristais de gelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cláudio,

      Seja muito bem vindo amigo, bom te ver por aqui!
      Obrigada pela dica maravilhosa de assar na churrasqueira, e também de congelar. Valeu mesmo! infelizmente eu não tenho churrasqueira de carvão também e vou ficar só na vontade de fazer, rsrsrs
      Adoro baba ganoush, mas realmente o gostinho defumado faz uma grande diferença, eu percebo isto quando como em restaurante árabe. Sempre que vou ao Brasil vou a um restaurante árabe muito bom que tem na minha cidade, simplesmente adoro a comida árabe e especialmente o delicioso baba ganoush. Aqui onde eu moro não tem nenhum restaurante árabe, pelo menos eu nunca vi, acho que a comida árabe não é tão popular aqui (Eua) quanto é no Brasil.

      Um grande abraço, adorei a tua visita e dicas, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis