Iogurte de Amêndoas Fermentado com Rejuvelac

Este é o resultado que consegui após algumas tentativas de preparar um iogurte vegano gostoso e com a cremosidade do iogurte tradicional tipo grego. Testei varias receitas e nunca encontrei nada que eu tenha realmente gostado, não apenas pelo sabor, mas também pela consistência. Então decidi aventurar e fui testando esta ideia até conseguir o ponto ideal e um resultado tão bom que eu possa compartilhar com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Muito simples de fazer e não precisa de iogurteira. Poucos ingredientes e a técnica aplicada tornam possível este resultado. Esta receita foi aprovada por muitas pessoas que já experimentaram. Se você gosta de iogurte, vale a pena fazer também.


INGREDIENTES 
  • 1 xícara de amêndoas cruas sem pele
  • água filtrada o suficiente para demolhar as amêndoas
  • mais ou menos meia xícara de Rejuvelac para fermentar

Eu comprei amêndoas descascadas. Se você usar amêndoas com a casca siga as instruções abaixo para preparar e remover as cascas.


PARA DESCASCAR AS AMÊNDOAS
  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • água para demolhar (temperatura ambiente)

Lave as amêndoas e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e adicione pelo menos o dobro de água filtrada. Tampe e coloque na geladeira. No dia seguinte, lave e reponha a água. Leve de volta a geladeira e deixe por mais um dia de molho. Depois que terminar este processo, dois dias de molho, escorra e lave de novo as amêndoas. Deixe no escorredor por alguns minutos para secar um pouco. Retire as cascas com as mãos ou com um papel toalha. As cascas saem facilmente depois deste tempo de molho na água. Desta maneira as enzimas e vitaminas são preservadas e a receita se mantém crudívora. 


Se você removeu as peles das amêndoas como eu mostrei acima, não precisa mais deixar de molho novamente porque elas vão estar bem macias e prontas para utilizar e você pode preparar o iogurte conforme instruções abaixo. 

Se você comprou amêndoas brancas sem a pele, precisa preparar deixando de molho conforme instruções a seguir:

Lave e enxague as amêndoas. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Tampe e leve a geladeira por pelo menos 12 horas. No intervalo de 6 ou 8 horas, escorra a água e cubras as amêndoas novamente com água filtrada nova e devolva a geladeira. 


PREPARO DO IOGURTE   

Depois de ter deixado as amêndoas de molho conforme as instruções acima, escorra a água e coloque as amêndoas hidratadas no liquidificador. Acrescente Rejuvelac até conseguir bater. Continue acrescentando rejuvelac aos poucos ate conseguir um creme bem lisinho. Não coloque muito rejuvelac de inicio, o ideal é ir batendo aos poucos e verificar a consistência. Eu coloquei um pouco mais de meia xícara de Rejuvelac. Controlei a consistência porque queria obter um iogurte bem cremoso tipo grego. Ficou exatamente como eu queria. Depois de bater bem e conseguir o creme lisinho, coloque o conteúdo todo em um recipiente de vidro para fermentar. Tampe com um papel toalha e coloque em um local protegido onde não tenha luz. Pode ser em algum canto do balcão da sua cozinha.

Muito cuidado para não encher demais o recipiente onde vai colocar o iogurte. Lembre-se de que vai fermentar e pode aumentar de tamanho e ate borbulhar. Deixe um espaço para que isto aconteça. Veja a foto abaixo.


Deixe o seu iogurte fermentando por dois dias. Na realidade eu acho que dois dias é o tempo ideal para se obter sabor e consistência de iogurte. Caso você preferir um sabor mais suave, verifique como está no dia seguinte. Se estiver do seu agrado, está pronto para usar.

Eu testei de varias formas e tempo também, mas o melhor resultado eu obtive com dois dias de fermentação. Isto varia muito do gosto de cada um. Algumas pessoas fizeram e me escreveram dizendo que com apenas um dia de fermentação, estava pronto para o gosto delas. Por isto eu recomendo que depois de um dia de fermentação, você experimente para ver se está cremoso e com o sabor de iogurte que lhe agrade. Veja na foto abaixo a cremosidade do iogurte depois de dois dias.


Este era o ponto que eu desejava e fiquei muito satisfeita com o resultado final. O sabor e impressionante, muito parecido com o iogurte convencional.


Você vai notar que se forma um soro no fundo do recipiente durante o processo de fermentação. Ou seja, a parte solida sobe e o soro fica no fundo. Caso desejar, pode misturar tudo e vai obter um iogurte mais liquido. Se preferir um iogurte bem cremoso tipo grego, remova com cuidado  a parte cremosa e use o soro para outra coisa  tipo vitamina com frutas ou molho para salada. Use um recipiente de vidro com tampa para guardar o iogurte na geladeira depois de remover a parte solida.

A foto abaixo mostra como ficou o soro no final depois que eu removi a parte cremosa. Era um liquido bem clarinho e transparente, um soro mesmo, depois que eu comecei a mexer para remover o solido, este soro meio que se misturou e ficou bem assim.


Está pronto o delicioso iogurte que depois de gelado pode ser preparado da maneira que você preferir. Eu fiz para demonstrar para vocês um iogurte com ameixas pretas que é um dos que eu mais gosto, e que tinha muita vontade de comer.


Você pode adicionar frutas frescas como morango, banana, manga, granola, outro tipo de frutas secas e tudo o que mais a sua imaginação e gosto permitir.


PREPARO DO IOGURTE DE AMEIXAS

Você vai precisar de ameixas secas na quantidade que desejar. Eu peguei um punhado, uma mão cheia. Enxague rapidamente em agua filtrada e coloque em um recipiente de vidro. Coloque com agua filtrada apenas o suficiente para cobrir as ameixas. Tampe e leve a geladeira. Eu fiz de noite e deixei de molho até o dia seguinte. Não é necessário tanto tempo de molho, mas no meu caso eu queria as ameixas bem hidratadas e macias para que meu iogurte ficasse cremoso.

Esta técnica de hidratação de frutas secas e fantástica. Uma excelente alternativa para comer um doce sem açúcar. O resultado final da fruta hidratada e uma linda calda que se forma apenas com a agua que foi utilizada, e fica perfeito e bem docinho somente com o açúcar natural da fruta.


Depois disto, remova as ameixas e corte no tamanho desejado e misture ao iogurte. Não precisa mais nada, ficou bom demais e eu matei meu desejo de comer iogurte de ameixas!


RECEITA CRIADA E DESENVOLVIDA POR LORI ELLIS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR, POR FAVOR POSTE O LINK DA RECEITA NO BLOG EM RESPEITO AO TRABALHO QUE EU TENHO EM CRIAR, PREPARAR, FOTOGRAFAR E EDITAR AS RECEITAS. OBRIGADA!

60 comentários

  1. Amei! Gratidão pela partilha.
    Érica

    ResponderExcluir
  2. ja estou começando a gostar desse blog, me diga uma coisa será que consigo substituir amendoas por castanha do para?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Erica!!!
    Obrigada pela mensagem carinhosa!
    Esta receita e a minha menina dos olhos. Levou um tempao para eu conseguir chegar a um bom resultado. Estou feliz que consegui e posso dividir com voces!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida Veganinha!
    Tenho certeza que vais adorar este yogurte amiga! Eu ja estou com as castanhas de molho para fazer de novo! Tu sabes que a unica coisa que eu sentia falta era de yogurte. Sempre adorei e fiquei super feliz quando consegui fazer esta coisa gostosa!
    Me conta se fizeres amiga e qualquer duvida me escreve, ta?
    beijinhos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo (a)
    Eu nao acho que seja uma boa ideia usar castanhas do Para. Por dois motivos. Porque a castanha do para deve ser consumida com parcimonia porque e rica em selenio, um mineral importante para o organismo, em especial para o sistema imunologico, mas que se consumida em excesso causa reacoes adversas como irritabilidade, dores e fraqueza muscular. O ideal e se consumir ate 3 unidades por dia. Se fizeres o yogurte com castanhas do para vais utilizar bastante e vais estar consumindo provavelmente mais do que deverias A dose maxima seria de 10 por dia, o que nao e recomendado em funcao do que descrevi acima.

    O outro motivo. Eu testei esta mesma receita com avelas, segui o mesmo processo e nao deu certo. Nao virou yogurte. Eu ate fiz fotos. Mais ou menos 80% se transformou em soro e nao sobrou nada de creme.... entao eu nao arriscaria fazer com castanhas do Para porque acho que o resultado seria o mesmo, nao daria certo.


    Tambem fiz com castanhas de caju. Deu certo, ficou cremoso e muito gostoso, mas eu achei que ficou pesado e muito gorduroso. Nao vou mais fazer tambem.
    Quero testar outras possibilidades alem das amendoas. Por enquanto so usei as avelas e castanhas.

    Espero ter ajudado amiga, qulquer coisa me escreve de novo.
    abracos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. e se não usar rejuvelac, funciona?

    ResponderExcluir
  7. Recebi uma pergunta hoje de um leitor (a) e nao tive tempo de responder. Vim agora aqui para responder e a pergunta tinha sumido. Acho que a pessoa deletou, mas de qualquer maneira vou responder porque considero uma pergunta muito importante.

    A pergunta era se esta receita pode ser feita sem rejuvelac. Se fermenta da mesma forma.
    Nao, esta receita tem que ser feita com rejuvelac e tem que ser de trigo senao nao funciona. Pode ate dar certo mas eu nao dou garantia nenhuma de resultado se os ingredientes forem modificados.

    O rejuvelac e o responsavel pela fermentacao, sem o mesmo nao da yogurte. O que vai resultar e um creme acido e com um sabor nada agradavel.
    Eu ja fiz assim, so com as amendoas e deixei em lugar aquecido controlando a temperatura. Vi uma receita em um site vegano de yogurte so com as amendoas. Nao apenas eu, mas varias pessoas que eu conheco experimentaram esta receita e nao tiveram bom resultado.
    No meu caso o sabor ficou super forte e acido. Nao era yogurte nao.

    Entao a resposta e nao. E tambem gostaria de dizer que as amendoas gtem que ser SEM PELE.
    Nao tentem fazer com pele que nao da certo.

    Se alguem tiver qualquer duvida sobre esta ou outra receita deste blog, por favor me escrevam que eu responderei na medida do possivel.

    Obrigada pela pergunta amigo (a). Me deu a oportunidade de esclarecer.

    abracos

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  8. Gostava de saber durante quanto tempo se pode guardar no frigorifico o yogurte. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Ola Ana!
    Como este yogurte e natural e nao tem nenhum conservante nao pode ser armazenado por muitos dias nao.
    No maximo 4 ou 5 dias e o ideal.
    O sabor acentua muito a cada dia que se passa mesmo na geladeira.
    Quando eu faco nao dura mais do que 3 dias porque consumimos rapidamente e eu nao faco muito de uma so vez.
    Espero ter ajudado.
    Grande abraco querida, muito obrigada pela visita e participacao.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Esta receita é tudo o q eu tenho procurado rescentemente :) tenho uma pergunta. Posso usar kefir crescido em leite vegetal nesta receita? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eliane,

      Eu nunca testei com o kefir de leite vegetal, acredito que deve ficar muito bom também, porque o kefir e um probiótico e vai fermentar o leite vegetal, ainda mais se e kefir crescido em leite vegetal.

      Caso fizeres me escreve contando como ficou. Fiquei curiosa em saber.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Respostas
    1. Boa noite Cassia,

      A receita do rejuvelac esta inserida na receita do yogurte. Se tu clicares na palavra rejuvelac que esta grifada em vermelho vais ser direcionada para a pagina da receita do rejuvelac.
      Ou então podes clicar neste link.
      http://blog.veganana.com.br/2013/08/rejuvelac.html

      Esta tudo muito bem explicado, caso tiveres alguma duvida e so me escrever aqui ou la na pagina do facebook.

      abraços e obrigada por participar.

      Excluir
  12. O soro que fica no fundo pode ser usado para nova fermentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo (a)

      Eu nunca usei, acredito que não e possível porque esta diluído com as amêndoas e a quantidade de rejuvelac neste caso e bem menor.

      Mas não deixa de ser uma ideia a ser experimentada. Eu sinceramente nunca pensei em fazer isto. Eu uso o soro para fazer batidas, ou ate mesmo para fazer um yogurte mais liquido misturado com frutas.

      Obrigada pela pergunta, vou ter que pensar a respeito e quem sabe testar esta possibilidade.

      abracos

      Excluir
  13. Terminei hoje o rejuvelac e vou experimentar o iogurte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cozinhar sem Lactose,

      Me conta como ficou, espero que tenha ficado legal e tu tenhas gostado!

      abracos

      Excluir
  14. Olá, posso fazer esta receita com amendoim? ao invés de amêndoas para deixar mais acessível ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fabio,
      Eu nunca fiz com amendoim, não posso te garantir que fique bom.
      O amendoim e mais escuro e tem um gosto mais forte do que a amêndoa, o que pode alterar o sabor final.
      Como a amêndoa tem um sabor mais neutro, o resultado e muito parecido com o yogurte tradicional.

      Se quiseres fazer para experimentar, depois me conta como ficou.
      Infelizmente eu não tenho como te garantir, mas acredito que deve ficar bom também.

      Outra opção mais econômica e fazer com o leite de aveia.
      E simples de fazer, tu simplesmente coloca a aveia em flocos de molho por uns 30 minutos e bate com o rejuvelac no liquidificador. deixa fermentar da mesma maneira que o de amêndoas.

      Também e possível fazer com o leite de coco, caso quiseres experimentar.
      Na realidade, o principio e sempre o mesmo. Se tu observares as quantidades indicadas e o modo de preparo, podes usar outro leite vegetal.

      Eu já fiz com castanhas de caju e não gostei. Achei que ficou muito gorduroso. Este também e um receio que eu tenho em relação ao amendoim.

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma dica e so escrever.

      obrigada pela participação.

      Excluir
  15. Obrigada pela receita! Gosto de iogurte e essa opção vegana é tudo que eu precisava! Só não sei onde consigo rejuvelac nunca vi aqui em Vitoria. Pode ajudar? Beijo. Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,

      O rejuvelac é uma bebida preparada em casa. Muito simples de fazer. Eu tenho a receita no blog com o passo a passo muito bem explicadinho. Basta seguir a receita e tu vais conseguir fazer esta maravilhosa bebida probiotica e então fazer o iogurte desta receita acima.

      http://blog.veganana.com.br/2013/08/rejuvelac.html

      Veja o link da receita do rejuvelac e se tiver mais alguma duvida ou precisar de ajuda, escreva novamente aqui ou na pagina do facebook.

      Um grande abraço e muito obrigada por estares aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Olá Veganana. Fiquei louca para experimentar o iogurte. Vou começar o Rejuvelac hj mesmo. Tu sabes quanto de cálcio tem esta receita? Obrigada. Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia,

      Eu não tenho a informação precisa da quantidade de cálcio neste iogurte. O rejuvelac contém uma grande quantidade de enzimas e nutrientes essenciais para a saúde. Tanto o rejuvelac como as amêndoas utilizadas para esta receita contém cálcio, mas não em quantidades significativas. O que pode-se fazer para enriquecer o iogurte com cálcio, é adicionar sementes de gergelim que são uma ótima fonte de cálcio.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

  17. Lori para retirar a casca da amendoa eu aqueço ela no fogo....como voce sugere elas cruas....posso retirar a pele das amendoas dessa forma, aquecendo um pouquinho????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eni,

      Bem vinda amiga. Obrigada por escrever. Para esta receita as amêndoas realmente tem que ser cruas. Não devem ser aquecidas. Tu podes usar as amêndoas com pele e depois de deixar de molho a pele sai bem fácil. Pode remover com as mãos ou então utilizar um papel toalha para que elas saiam mais facilmente.
      Se tiveres mais alguma duvida escreve aqui ou no facebook que eu te ajudo.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  18. oi boa tarde achei seu blog por acaso por estar pesquisando sobre kefir e rejuvelac gostei muito da receita ,e obrigada por dividi-la com o público .Essa receita depois de pronta dura quanto tempo em média outra pegunta tentou fazer com soja ?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Kelly,

      O iogurte fermentado com rejuvelac dura fresquinho por no máximo 3 dias. Eu não aconselho deixar muito tempo guardado porque mesmo na geladeira existe um processo de fermentação menor do que quando o produto esta na fase inicial de fermentação fora da geladeira, mas mesmo assim continua fermentando e pode ficar com um gosto muito forte.

      Eu nunca deixei na geladeira mais de 3 dias, sempre procuro consumir antes deste prazo e posso te garantir que fica fresco e muito gostoso.

      Na realidade não dura muito tempo porque o pessoal aqui em casa adora e vai rapidinho. Eu sempre faço pequena quantidade, uma jarrinha de meio litro no máximo.

      Uso para servir com frutas, uso em smoothies e já fiz deliciosos molhos para salada com este iogurte também, apenas acrescentando temperos, ervas e um pouquinho de azeite de oliva extra-virgem.

      Nunca fiz com leite de soja. Eu não consigo gostar do leite de soja, o sabor não me agrada mesmo, e por isto não uso, e não saberia te dizer se fica bom. Eu achei que a amêndoa ficou com um sabor que se aproxima muito do iogurte tradicional, um sabor muito delicado e suave.

      Tentei fazer com castanhas de caju e ficou muito ruim.....

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida escreva novamente aqui ou na pagina do facebook.

      Seja muito bem vinda aqui, volte sempre para me visitar!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  19. Isso é genial!! Vou tentar fazer!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bá,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo contato.
      Se fizeres a receita, escreve me contando como ficou. Caso tiver alguma dúvida e precisar de ajuda, escreve aqui ou na página do facebook que eu te ajudo.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  20. Vou tentar, achei o rejuvelac difícil, posso usar, o probiotico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carol,

      Seja bem vinda, obrigada pelo contato.
      Eu nunca fiz o iogurte com probiótico, mas tu podes tentar. Não saberia te dizer se fica bom, mas acho que vale a pena experimentar.
      Também tem a possibilidade de fazer com kefir, mas também dá um certo trabalho para a cultura do kefir. Eu pessoalmente acho o rejuvelac mais fácil do que o kefir.

      Caso fizeres com probiótico, me conta como ficou e que tipo de probiótico utilizaste.
      Um grande abraço, volte sempre ´para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  21. Bom dia Nariá,

    Seja bem vinda e muito obrigada por escrever. Realmente com a pele não fica bom. Eu tentei fazer e não deu certo. Aliás, para chegar a esta receita tentei muitas vezes até conseguir o ponto ideal, o tempo e tudo mais.
    Em qualquer situação quando tiveres sobra de resíduo sólido de qualquer semente ou oleaginosa, pode fazer pastinhas deliciosas apenas acrescentando azeite de oliva extra-virgem e temperando ao teu gosto. Fica muito bom também colocar um pouco de limão.
    Esta é a melhor maneira de aproveitar a pasta que sobrou. Dependendo da consistência pode fazer uma ricotinha também, o que nada mais é do que a pasta mais consistente temperada.
    Fica ótimo para servir com torradinhas, crackers ou legumes frescos.

    Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa, escreve na pagina do facebook que é mais dinâmica e eu consigo responder mais rápido as mensagens por lá.

    Um grande abraço
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  22. Olá, Veganana. Tudo jóia?
    Estou experimentando essa receita e optei pela praticidade do leite de aveia, mas fiquei com umas dúvidas.
    Depois de deixar de molho por meia hora nós descartamos a água com a qual cobrimos a aveia? E batemos o resíduo com o rejuvelac? Não há necessidade de coar o leite em momento algum?
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odin,

      Tudo bem? Achei genial a ideia de fazer com o leite de aveia. Ainda não experimentei, mas deve ficar muito bom. Não tem como descartar a água que cobre a aveia. Quando eu coloco aveia de molho para alguma receita, utilizo todo o conteúdo depois de hidratada. No caso das oleaginosas, estas sim devem ser lavadas e depois de deixadas de molho o ideal é descartar a água e utilizar apenas o sólido nas receitas. O processo de demolhar as oleaginosas e grãos ajuda a remover os antinutrientes, e por isto é importante desprezar a água. Com a aveia é diferente. Eu colocaria pouca água na aveia, apenas o suficiente para hidratar porque depois vais acrescentar o rejuvelac e pode correr o risco de ficar muito líquido. Outra idéia seria hidratar a aveia no próprio rejuvelac ao invés de água.
      A fermentação dá consistência ao iogurte, mas tem que ter muito cuidado com a quantidade de líquido utilizado para que o resultado seja um iogurte bem cremoso.
      Não tem necessidade de coar porque quando vais bater no liquidificador até ficar um creme uniforme e depois da fermentação vai acontecer a separação natural do soro e da parte sólida cremosa. O que eu fiz foi remover com cuidado a parte sólida porque queria um iogurte de consistência mais firme. O líquido eu usei para fazer vitamina de frutas.
      Acredito que se coar vai misturar tudo novamente, o liquido e o sólido. Então a maneira mais segura é fazer como eu fiz.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Vou ficar aguardando o resultado da tua experiência caso fizeres a receita com leite de aveia.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e participação. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  23. Olá, adorei a receita, mas não consegui concluir a execução! Foi a primeira vez que fiz o rejuvelac e também a primeira tentativa de fazer o iogurte, então, como eu não tinha referências de experiências anteriores achei beeem difícil! Acontece que achei o cheiro muito forte, especialmente depois de 24h... È isso mesmo?? Depois de 48h deve ficar insuportável... Ou não? Pode tentar descrever como fica o odor do seu? Fiquei tão na dúvida se era assim e acabei desprezando tudo... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      Seja bem vinda e muito obrigada por compartilhar a tua experiência com a receita. O rejuvelac tem um cheiro forte mas não é desagradável. Eu pelo menos me acostumei tanto que nem sinto mais cheiro nenhum. A primeira fermentação do rejuvelac é de 48 horas e as outras duas são 24 horas. Não fica insuportável não amiga. É um processo de fermentação e o cheiro é natural. O que não pode é ter cheiro de podre porque aí sim tem alguma coisa errada. O que pode dar errado? alguma contaminação nos utensílios e recipientes que foram utilizados (é muito importante que tudo seja muito bem lavado. Eu lavo com água quente os vidros e jarras que utilizo). Outro fator é a temperatura ambiente. Se o calor for intenso pode fermentar bem mais rápido e isto pode provocar cheiro mais forte. Fora isto eu não vejo nada que possa ter causado problema na tua tentativa de fazer a receita.
      Pena que colocaste tudo fora, eu não sei como descrever o odor, é difícil colocar em palavras porque o que pode ser normal para mim pode ser que seja muito forte para ti. Eu tenho uma sensibilidade muito grande para cheiros e com certeza se achasse que tinha algo errado não consumiria.
      O rejuvelac se eu acho que é muito forte ou algo assim eu coloco nas plantas. Precisa ver como elas crescem lindas e ficam fortes com o rejuvelac. Geralmente eu deixo um pouco para colocar nas plantas, uso a água que lavo os grãos e guardo em uma garrafinha para molhar as plantas.

      Se quiser escrever novamente e me dar mais detalhes do que aconteceu, quem sabe eu possa te ajudar melhor. Tu chegaste a deixar o rejuvelac na primeira fermentação de 48 horas ou desistiu na metade? Chegou a começar o iogurte? o que colocaste fora foi o rejuvelac ou o iogurte?

      Não se preocupe, faça de novo que vale muito a pena tentar. Acho que tu deve ter te impressionado com o cheiro, mas não acredito que tivesse alguma coisa errada porque se tem problema o cheiro realmente é insuportável, parece água de esgoto, podre.
      Se tu quiser ficar mais segura dá uma olhadinha no site Doce Limão que tem muitas informações e inclusive vídeo de preparo do rejuvelac. Foi lá que me inspirei e aprendi a fazer.
      http://www.docelimao.com.br/site/menu-do-assinante/textos-trucom-e-colaboradores/422-rejuvelac

      Espero ter ajudado, espero que faças novamente. Se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar, escreva novamente.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  24. Que encanto!
    Parabéns pelo lindo blog, é muita bondade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tudo bem?

      Adorei o teu recadinho, muito obrigada pelo carinho de escrever elogiando um trabalho que eu faço com tanto amor! Fico feliz que gostas e acompanhas o blog. Amei a tua visita, venha sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  25. Adorei a receita, mas fiquei com uma dúvida relacionada à pele da amêndoa. Posso usar o método da água fervendo para tirar a pele?

    Abs, Vera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo comentário. Muito bom que fizeste esta pergunta, pode ajudar a muitas pessoas que tenham a mesma dúvida. Eu usei amêndoas brancas sem a pele, mas acho que para algumas pessoas pode ser um pouco difícil conseguir assim. Então eu escrevi um tutorial e inclui na receita ensinando como remover a pele das amêndoas sem usar água fervendo para manter a receita crudívora. Dá uma olhadinha, tem uma foto ilustrando a explicação. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente. Muito obrigada por acompanhar o blog. Se fizer esta receita volta para me contar como ficou.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  26. Posso bater as amêndoas com água de kefir ao invés do rejuvelac?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?

      Pode sim, o kefir de água vai fermentar as amêndoas e fazer o iogurte da mesma maneira. Que bom que tens o kefir de água, é ótimo! Se fizer volta para me contar como ficou, espero que gostes. Obrigada por acompanhar o blog e participar.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  27. Olá. Posso começar a preparar o iogurte logo após a primeira fermentação do rejuvelac?
    Obrigada pela ajuda. Ótima publicação!! ;)
    Agredeço. Ana Voig.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga, e muito obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que gostaste da receita. Pode usar o rejuvelac a partir da primeira fermentação. Pode usar o rejuvelac em qualquer uma das fermentações do processo. Fica muito com, espero que gostes da receita. Por favor me conta como ficou quando fizeres. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição para te ajudar.
      Obrigada pela visita e elogios ao meu trabalho. Venha sempre me visitar!

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  28. Ola Veganana Tudo bem? Por um acaso conheci o seu blog. Estou encantada. Tentei fazer o Yogurte de amendoas e ficou muito grosso, sem coar o leite. Se fizer com o leite coado, da certo?. Quanto a casca das amendoas, mesmo deixando, 48 horas de molho, sao muito dificeis de tirar. Tens alguma sugestao. Muito Grata. Sonia Regina

    ResponderExcluir
  29. Boa noite veganana. Estou encantada com o seu blog, que conheci por acaso. Gostaria de saber, se da certo, fazer o iogurte do leite de amendoas coado. Quanto as cascas das amendoas, mesmo deixando 48 horas, de molho, ficam muito dificeis, de sair. Muito Grata. Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sonia, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelas palavras carinhosas em relação ao blog. Fico muito feliz que chegaste aqui e estás curtindo as receitas. Pode fazer com o leite de amêndoas respeitando as proporções indicadas na receita.
      Eu sugiro que faças um leite bem cremoso para que o teu iogurte fique também cremoso como ficou o que eu fiz. Se usares um leite muito aguado vai ficar um iogurte mais líquido. Neste caso tu podes acrescentar frutas para dar mais consistência. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  30. Ola veganana. Tudo bem? Fiz o iogurte de amendoas, com kefir de agua. Voce acha saudavel o kefir, mesmo levando acucar na agua? Fiz a receita, como voce ensinou. Fiz um curso e a menina ensinou a bater com agua e depois de batido, acrecentar a gua de kefir, fora do liquidificador. Segundo ela, se bater o probiotico, os bichinhos morrem. Procede? Como sei que voce e estudiosa, gostaria muito de sua opiniao.Mais uma vez, muito obrigada pela sua atencao e gentileza. Sonia Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, tudo bem?

      Que bom que fizeste com o kefir de água, fico feliz em saber que deu certo. Quanto ao açúcar, é necessário para alimentar os bixinhos e com certeza é muito saudável, porque faz parte do processo de fermentação. Não se preocupe com isto, porque os bixinhos se alimentam do açúcar, e promovem a fermentação que é super saudável. Eu nunca fiz iogurte com kefir de água, maas o que a menina te falou, faz muito sentido sim. imagine um organismo vivo sendo triturado no liquidificador. Não vai dar certo, eles vão morrer, tadinhos.
      Espero ter ajudado e agradeço muito por voltares aqui para me contar da tua experiência com o iogurte fermentado.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  31. Olá, Lori. Eu tive acesso a essa receita sua há algum tempo já e atualmente tentei executá-la. Fiz um queijo tipo ricotta de amendoas, deixando o excesso de líquido dele escorrer enquanto estava pendurado num voal. Ficou ótimo.
    Agora, a minha nova tentativa é tentar fazer um iogurte de coco seco, utilizando o rejuvelac para bater a castanha do coco e acrescentando limão para dar o sabor mais azedo e ágar-ágar para dar consistência. Ele tem que ser coado, pois com a fibra não é possível dar uma consistência legal.
    Bem, fiz a minha tentativa. Infelizmente, não deu muito certo. A consistência não pegou, e o gosto de fermentado ficou muito forte, mesmo após menos de 24h depois de preparado. Tenho algumas hipóteses:
    - O ágar ágar estava muito velho (é da minha namorada que deixou ele sem uso durante um bom tempo, mas eu tentei aproveitar, já que não sei sua validade);
    - Eu posso ter aquecido o leite de coco demais, impedindo a ativação a alga. Ele chegou num ponto de quase fervura... fiquei com receio até de ter desativado o efeito do Rejuvelac também, mas ele continuou firme, como vi depois de um tempo.

    Bem, eu gostaria realmente de achar um meio mais barato de produzir o leite de coco sem ser com os probióticos em sache, etc. Você saberia como me dar uma luz, nesse caso?

    Muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno, tudo bem?

      Seja bem vindo, obrigada por escrever comentando a tua experiência e tentativa de fazer o iogurte. Eu adoro estas experiências, e mesmo quando não dá tão certo, sempre é possível que se aproveite o resultado das nossas experiências de alguma forma. Eu nunca fiz iogurte como falaste, mas costumo usar sempre o ágar-ágar e não acredito que a fervura tenha causado o problema. Quando eu faço queijo, deixo o ágar-ágar ferver com a água e quando levantar a fervura eu conto 2 minutos, sempre mexendo. Depois disto desligo e uso imediatamente. Eu não entendi muito bem o que queres dizer com o coco seco. É a polpa do coco seco? tu usa a fruta mesmo ou compraste ralado?
      Eu nunca aqueci o ágar-ágar em nenhum tipo de leite, acho que isto não deve dar muito certo. É preferível que aqueças em água e depois misture no leite.
      Quanto a desativar o efeito do Rejuvelac com a fervura, eu acredito que isto sim, deve ter acontecido porque o Rejuvelac é um probiótico, não pode ser aquecido porque perde totalmente os poderes nutricionais de probiótico. Eu já tentei fazer queijo e manteiga com o Rejuvelac e foi um total desastre, não ficou bom mesmo. Achei que ficou muito ácido. Então eu me restrinjo a beber o rejuvelac e usar para receitas crudívoras apenas onde não seja envolvido nenhum tipo de aquecimento.
      Eu ainda não tentei fazer iogurte de coco, mas sei que é possível fazer, e acredito que se fizeres esta receita do iogurte de amêndoas com leite de coco vai ficar uma delícia. Eu não tenho acesso ao coco fresco aqui onde moro, muito raramente o coco seco, e infelizmente não teria como testar estas possibilidades. Quando quero fazer alguma coisa com coco tenho que comprar coco orgânico ralado em flocos grossos, e me virar com isto mesmo.
      Para chegar a este resultado com o iogurte da receita acima, eu tive que testar várias vezes até conseguir o ponto e sabor que eu queria e poder compartilhar com vocês.
      Não sei se te ajudei em alguma coisa, espero que sim, e se fizeres de novo ou tentar uma nova possibilidade, volta aqui para me contar.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  32. oi Vegana td bem ??
    Gostei muito do seu blog, muito bem explicadinho !!!
    Fiz o rejuvelac...muito bom
    E fiz o iogurte, só q ão deu certo !
    Bati coloquei p fermentar como ensinou, só q virou uma massa aerada, meio amarga ..
    O que deu errado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bete, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelos elogios ao meu trabalho. Fico feliz que gostaste do blog e agradeço pela visita. Que bom que o rejuvelac ficou legal. Não saberia te dizer porque o iogurte não deu certo. Ele fica um creme bem consistente, mas não amargo, fica com o gostinho meio azedo do rejuvelac, o que eu gosto muito. Quanto tempo tu deixou fermentando? Tem pessoas que deixam menos tempo porque não gostam que fique muito azedo. Eu recomendo sempre experimentar um pouco retirando com uma colher no segundo dia para ver se está do teu gosto, e se preferir deixar fermentar um pouco mais, ou então utilizar no primeiro dia da fermentação. A temperatura ambiente influencia muito, se for muito calor onde moras, com certeza vai ficar pronto antes. Se tentar fazer novamente, me conta como ficou, espero que dê certo e que tu fique bem feliz com o resultado. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  33. Nossa! Nunca pensei em fazer isto com o Rejuvelac! Vou tentar já! Obrigado por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio, tudo bem?

      Seja bem vindo e muito obrigada por escrever. Que bom que gostaste da receita, me conta como ficou quando fizeres, e se tiver alguma dúvida, escreve novamente. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  34. Fiz com as amêndoas e ficou mt bom. No mesmo dia, fiz com sementes de girassol (mt mais baratinhas), ficou incrível e mais consistente que o de amêndoas. Coloquei mel, maçã picada, gotas de limção e gergelim e fui feliz!!! Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem?

      Que maravilha, vou experimentar o iogurte com sementes de girassol. Deve ficar uma delícia, obrigada pela dica! Fico feliz que tenhas gostado da receita e agradeço por escrever comentando o resultado e especialmente pela deliciosa dica do girassol. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  35. Ola, não sou vegana e nem vegetariana, mas adoro receitas com produtos naturais,sementes, folhas, etc. adorei a receita. Vou começar o rejuvelac hoje,por indicação de uma amiga.Tambem tenho Kefir, adoro.Tudo que é natural é mais gostoso.

    ResponderExcluir
  36. Olá vegana, tentei fazer o seu iogurte de amêndoas, seguindo todos os passos, desde as amêndoas ficarem em água tirar a casca e fazer todo o processo do rejuvelac! Até à junção das amêndoas com o rejuvelac foi tudo super bem, passado um dia o soro ficou em baixo é o creme subiu mas cheio de bolhas dentro é um cheiro bem forte. Será que azedou? O teu fica cheio de bolhas também?

    ResponderExcluir
  37. Olá vegana,tudo bem?
    Gostaria de saber se dá para preperar em vez de água de keifir ,preparar com keifir de leite?!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis