Macarrão Caseiro Semi Integral Orgânico

Super feliz porque fiz o meu primeiro macarrão caseiro! Nunca imaginei que fosse tão fácil. Sempre gostei muito de macarrão feito em casa, mas nunca tinha me aventurado a fazer a versão vegana. Deu certo e foi aprovado por unanimidade aqui em casa. Nada se compara ao sabor de um macarrão caseiro. Sem nenhum aditivo químico, preparado com farinhas orgânicas. Além de tudo é econômico porque rende muito. A quantidade que fiz foi suficiente para o jantar de duas pessoas duas vezes. E olha que nos comemos muito bem. Se você fizer mais do que vai consumir deixe secar mais tempo e pode guardar na geladeira para usar depois. também pode ser congelado. Espero que gostem e se inspirem a fazer também. Sabe aquela comida simples e deliciosa? É esta ai da foto! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora 




INGREDIENTES PARA O MACARRÃO

  • xícara de farinha de trigo comum (branca) orgânica
  • xícara de farinha de trigo integral orgânica
  • água para dar o ponto, (+/-1/2 xícara)
  • sal a gosto


PREPARO

Coloque a farinha e o sal na batedeira ou processador. Eu fiz na batedeira.  Caso você preferir pode fazer a mão também. Da um pouco mais de trabalho, mas o resultado também e ótimo. Adicione a água aos poucos para dar o ponto. O ponto é de massa bem firme e compacta. Remova a massa e coloque em uma superfície enfarinhada, pode usar farinha de semolina ou de milho. Também pode usar farinha de semolina para preparar o macarrão ao invés de farinha de trigo comum. Trabalhe a massa um pouco com as mãos para deixar mais macia antes de colocar na maquina para cortar.
Se você não tem uma maquina de cortar macarrão não tem problema. É muito simples de cortar a mão mesmo. Use um rolo para abrir a massa em uma superfície lisa e bem enfarinhada. Depois que abrir bem a massa coloque semolina no meio e enrole até o final. Com o auxilio de uma faca corte as fatias deste rolinho na espessura que desejar. A medida que vai cortando,  abra os rolinhos com as mãos e espalhe um pouco de semolina sobre a massa já cortada para não grudar. Eu não tinha semolina em casa e usei farinha de milho. Você vai obter uma massa no formato de talharim se cortar com a mão. Se for usar a maquina siga as instruções normais de uso. Depois de cortado espalhe a massa em uma superfície, bandeja ou travessa grande e jogue um pouco de semolina ou farinha de milho para não grudar. Eu usei o meu aparelho extrator de suco que também faz macarrão em vários formatos.


Escolhi um de espessura maior por ser a primeira vez que fiz, para ter certeza que não ia grudar e virar uma sopa ou papa. E também porque eu adoro este tipo de macarrão. 

Achei muito pratico, a medida que o macarrão ia caindo eu cortava e abria na farinha de milho para não grudar espalhando bem na bandeja.


Deixei secar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos antes de cozinhar. O ideal seria deixar uns 30 minutos para secar bem. Coloquei nas travessas do desidratador e liguei para secar um pouco enquanto preparava o molho. Você pode simplesmente deixar secando assim em aberto até que o molho esteja pronto e a água fervendo para cozinhar.


INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 4 dentes de alho grande esmagados
  • 5 tomates orgânicos grandes bem maduros
  • fatias de cogumelo fresco (opcional) 
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde fresca picadas
  • orégano fresco a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 raminho de manjerona para o molho
  • folhinhas de manjerona para decorar
  • queijo parmesão de castanhas de caju (opcional)


PREPARO

Em uma panela coloque o óleo para aquecer e doure o alho temperando com uma pitadinha de sal. Cuidado para não queimar. Acrescente os tomates picados. Se você usar tomates orgânicos pode deixar a casca, caso contrario remova. 

Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Acrescente a metade das cebolinhas verdes picadas e separe o restante para colocar no final. Deixe o molho apurar em fogo baixo com a panela tampada. Coloque os cogumelos se for utilizar e deixe por um minuto mais. Depois disto coloque um raminho de manjerona e o restante das cebolinhas verdes para perfumar o molho. Tampe a panela, desligue o fogo e reserve até a hora de servir.


Coloque água em uma panela grande para cozinhar o macarrão. Acrescente sal e um fiozinho de óleo. Deixe a água ferver para colocar o macarrão a cozinhar. Lembre-se de que o macarrão fresco cozinha mais rapidamente do que os outros. Cozinhe "al dente", não deixe cozinhar demais para não ficar como uma sopa ou papa.


Escorra o macarrão e sirva colocando o molho em cima, misturando ou não. Salpique o queijo parmesão vegano se for utilizar, decore com folhinhas de manjerona  Sirva a seguir.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Nenhum comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis