Queijo Parmesão de Castanhas de Caju

Esta receita é incrivelmente simples de fazer e deliciosa. Um verdadeiro "curinga" da culinária vegana que pode ser usado como perfeito substituto do queijo "normal" em receitas gratinadas, assadas em risotos e até mesmo em saladas, pastinhas, sopas.... Fica a dica para quem quiser uma alternativa saborosa e totalmente livre de colesterol. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



INGREDIENTES

  • xícara de castanhas de caju (sem torrar)
  • 2 dentes de alho pequenos (ou a seu gosto)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)  
  • sal a gosto


PREPARO 


Coloque todos os ingredientes no processador e bata ate ficar com aparência de queijo ralado.

Se você quiser enriquecer esta receita, pode acrescentar Nutritional Yeast na quantidade que desejar. Geralmente eu coloco uma colher de sopa. 

Rende muito. Coloque em um vidro tampado e conserve na geladeira. Caso preferir prepare a metade da receita para ter sempre queijo fresco na geladeira. Eu geralmente faço este queijo a cada duas semanas. Tudo vai depender da quantidade a ser consumida. Mas eu não aconselho fazer em muita quantidade. O ideal é não deixar na geladeira por muito tempo, digamos que no máximo duas semanas.  

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana 
Onde eu me inspirei para fazer esta receita.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

28 comentários

  1. adorei esta receita! recentemente descobri que sou intolerante à lactose, por isso tenho procurado alternativas para o queijo. É um começo difícil de adaptação, mas encontrar páginas com receitas alternativas e tão práticas como essa é um conforto e um alento pra quem achava que ia sofrer com a restrição alimentar. (cheguei a pensar que nunca mais comeria uma lasanha, mas ja achei a receita de vcs. :) Mas agora uma perguntinha, ganhei um pacote de castanhas de caju picadas e embaladas a vácuo, será que elas também servem pra fazer esta receita? eu nem abri o pacote ainda.
    Beijos e obrigada
    Dani Naliati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dani,

      Que bom receber a tua visita aqui amiga!
      Fico muito feliz que minhas receitinhas podem te inspirar e ajudar nesta mudança necessária na tua alimentação.
      Tu vais descobrir novas possibilidades e sabores maravilhosos na deliciosa culinaria vegana.
      Conte comigo, se precisar de dicas e ideias e so me escrever aqui ou la na pagina do facebook.

      Esta receita pode ser feita com as castanhas que tu ganhaste sim. Para este queijo parmesão as castanhas tem que estar bem secas. Experimente fazer e depois me conta como ficou. Tenho certeza que tu vais adorar!

      um grande abraco e obrigada por seguir meu blog e pagina!
      Volte sempre!
      bjs

      Excluir
  2. Esse blog é meu socorro aqui em Los Angeles :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Debora,

      Seja bem vinda amiga, obrigada pelo teu comentário. Fico feliz que posso te ajudar com minhas receitinhas.
      Estive em Los Angeles na semana passada. Fiquei uma semana passeando e conhecendo as belezas de LA e cidades vizinhas. Amei tudo lá!

      um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Sera q ele pode ir na receita de pao de queijo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana,

      Pode sim, se tu colocar uma ou duas colheres deste queijo na receita de pão de queijo vegano, vai enriquecer muito o sabor.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Eu estou muito contente de ter descobrido o site Veganana, por ter receitas fáceis de fazer, e o melhor todas as receitas são veganas!
    Muito obrigada por você está compartilhando dessas receitas incríveis e acima de tudo saudáveis! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danielle,

      Bom demais saber que curtes e acompanhas o meu trabalho no Veganana. Eu é que agradeço por estares aqui e principalmente por tirar um tempo para me escrever um recadinho tão fofo.

      Volte sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, Veganana!
    Qual o sabor desse "queijo"? É parecido com o queijo normal, tem gosto de alho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maharesh,

      O queijo realmente tem um sabor que lembra o queijo tradicional parmesão. Um sabor acastanhado delicioso. O alho é apenas um toque muito sutil, não fica acentuado no sabor final, apenas enriquece a receita. Caso preferir pode fazer sem alho que não tem problema. Eu geralmente coloco bem pouco alho e aumento a quantidade se achar que é possível ou necessário.

      Obrigada pela visita e comentário, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Nossa, ficou perfeito. Muuuuuuito saboroso. Das melhores receitas que vi para substituir queijos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo,

      Que delicia, fico feliz demais que gostaste da receita. Eu não fico sem este queijinho, uso para tudo, saladas, sopas, macarrão risoto... é bom demais mesmo! E o melhor é que rende muito e é super fácil de fazer. Esta receita realmente foi um achado para mim.
      Obrigada por escrever comentando sobre a receita.

      Um grande abraço, volte sempre por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Queria muito fazer essa receita, mas não tenho processador e meu liquidificador é bem fraquinho. Tem outra forma de fazer ou será que funcionaria nesse liquidificador mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camila,

      Pode processar em pequenas quantidades de cada vez para não estragar o motor do teu liquidificador. Acho que se fizeres assim vai dar certo. Com um pouco de paciência tu consegues fazer sim.
      Espero ter ajudado, um grande abraço e volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Olá, como posso conseguir a receita de lasanha de vocês? Meu marido tornou-se intolerante a lactose e gostaria de fazer uma lasanha para ele....

    Obrigada,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Vera,

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu só tenho uma receita de lasanha que foi feita com berinjela. Se quiser pode dar uma olhadinha e te inspirar para fazer a lasanha para o teu marido caso ele gostar de berinjela.
      A mesma receita pode ser feita com massa normal de lasanha se tu desejar, basta fazer os molhos e substituir a berinjela pela massa de lasanha. Quando comprar a massa de lasanha verifique se não contém nenhum derivado de leite ou ovos. Acredito que seja fácil encontrar.
      Quanto ao recheio da lasanha fica a teu critério, podes fazer com legumes refogados tipo espinafre ou outros que vocês gostarem.
      Este é o link da lasanha que eu tenho aqui no blog. Os molhos são deliciosos e vale a pena fazer. http://blog.veganana.com.br/2012/08/lasanha-de-berinjela.html
      Se tiveres mais alguma dúvida escreve novamente. Caso fizer a lasanha volta para me contar como ficou.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Boa noite.

    Comprei a castanha de caju crua pra fazer a receita...

    Mas ela não é toxica?

    Preciso torrar no forno primeiro?

    Estou amanda as receitas.

    Parabéns.

    Fernanda Cei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem?

      Fique tranquila que a castanha de caju comercializada não é toxica. As castanhas que eu utilizei, são as brancas, sem torrar. Muitas pessoas me perguntam sobre as castanhas de caju, e acham que a castanha crua é toxica. Na realidade isto é um mal entendido, porque todas as castanhas passam por um processo de cozimento e secagem antes de serem comercializadas. Este processo beneficia as castanhas e torna possível o consumo. Depois disto, são vendidas em estado natural, ou torradas com sal e óleo. Se ainda tiveres duvida, basta pesquisar em sites na internet que tu vais encontrar todas as respostas para esta questão. Mas posso garantir uma coisa, não existe nenhuma castanha de caju toxica sendo comercializada. Existem sim dois tipos de castanhas, as torradas e as naturais não torradas. Espero ter esclarecido a tua dúvida, se fizeres a receita me conta como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Acabei de fazer esse queijo é divino, mas usei ervas secas, salsa, cebola, alho, sal rosa e ficou ótimo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?

      Que legal, adorei saber que fizeste o queijo e ficou ótimo. Eu sempre tenho pronto em casa para usar nas minhas receitas no dia a dia. É uma maravilha mesmo. A combinação de temperos que fizeste deve ter ficado ótima!
      Um grande abraço, obrigada por escrever me contando do resultado da receita, fiquei feliz em receber a tua mensagem.

      Venha me visitar mais vezes! ~
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Fiz esse queijo e realmente é delicioso, usei somente temperos e ervas secas. Rende muito. Uma dica: pode deixar uma pequena quantidade para o dia,a dia e o restante colocar num vidro tampado e conservar no freezer, o bom é que ele não congela, pode usara qualquer hora ele vai estar soltinho e pronto para o uso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem querida?

      Adorei a tua dica e fico muito feliz que gostaste da receita. Eu simplesmente amo este queijinho e uso em sopas, saladas, macarrão, risotos, e por aí vai. Vou experimentar fazer isto, colocar no freezer também. Bom porque ele se mantém fresco no freezer, e dura muito mais. Muito obrigada por compartilhar a tua experiência com a receita e por nos dar esta super dica!
      Beijos e muito obrigada por participar mandando mensagens, bom te ver sempre por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  12. Suas receitas são muito elegantes, fico com água na boca! São alquimias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "naosei",

      Muito obrigada pelo comentário e elogios. Fiquei muito feliz lendo a tua mensagem. Muito bom receber este carinho. Obrigada por acompanhar o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  13. ola td bem? adorei achar sua receita, obrigada por compartilhar conosco!! mas fiquei na duvida em relacao a outra q achei tb na internet, onde diz pra deixar as castanhas de molho por 8 hrs, depois, bater ate virar creme, adicionar a levedura e temperos e deixar fermentar por 2 dias, apos isso, ir ao forno pra desidratar!! o q acha dessa segunda opcao para o parmesao vegano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Eu não conheço esta receita que falas, acho que pode ser boa, mas com certeza é bem mais elaborada do que a minha. Fiquei curiosa e vou pesquisar para testar esta possibilidade também. Deve ser muito boa pela descrição que fizeste, e mais saudável por ser fermentada. Se tu tiver o link de onde tiraste a receita, manda para mim que gostaria de ver.
      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Adorei e com certeza faremos: minha filha e eu! Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rute, tudo bem?

      Que bom que vocês gostaram da receita e vão experimentar, me conta como ficou depois que vocês fizerem. Um grande abraço para ti e para a tua filha. Obrigada por acompanharem o blog, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis